EVENTO ACTIVATE
Saberiam me informar se o evento activate ocorre após o evento load ? Obrigado..
até onde sei, activate é o primeiro evento a ocorrer.
cuidado com o que vai colocar no activate do form, faça um teste simples coloque dentro de um mdi dois forms no evento activate de qualquer um do forms coloque uma msgbox:
msgbox "ola"
depois abra os dois forms quando abrir o form que contem a msgbox ele obviamente mostrara a msgbox, depois abra o outro form, agora fique clicando em um form e no outro e você vera que toda vez que clicar no form que tem a msgbox, ela vai aparecer, e qual o problema disto??? voce vai me perguntar, é que se voce colocar uma rotina que acessa um banco de dados por exemplo, ela sera executada toda a vez que o form receber o foco, o que pode atrapalhar seu programa.
o activate ocorre depois do load, quando o form ja pode ser visivel ao usuario
msgbox "ola"
depois abra os dois forms quando abrir o form que contem a msgbox ele obviamente mostrara a msgbox, depois abra o outro form, agora fique clicando em um form e no outro e você vera que toda vez que clicar no form que tem a msgbox, ela vai aparecer, e qual o problema disto??? voce vai me perguntar, é que se voce colocar uma rotina que acessa um banco de dados por exemplo, ela sera executada toda a vez que o form receber o foco, o que pode atrapalhar seu programa.
o activate ocorre depois do load, quando o form ja pode ser visivel ao usuario
o evento Activate ocorre após o Load.
a diferença é:
Se você abrir o Form1 vai passar pelo Load e depois Activate.
Se você abrir um Form2 a partir do Form1, quando você fechar o Form2 o evento Activate do Form1 será executado. Portanto se você quer atualizar alguma coisa no Form1 após o fechamento do Form2, esse é o cara.
a diferença é:
Se você abrir o Form1 vai passar pelo Load e depois Activate.
Se você abrir um Form2 a partir do Form1, quando você fechar o Form2 o evento Activate do Form1 será executado. Portanto se você quer atualizar alguma coisa no Form1 após o fechamento do Form2, esse é o cara.
putz... me desculpe... realmente o load vem antes - faço teste criando um projeto, e no form1 coloque o código
Private Sub Form_Activate()
MsgBox "Activate"
End Sub
Private Sub Form_Load()
MsgBox "Load"
End Sub
Private Sub Form_Activate()
MsgBox "Activate"
End Sub
Private Sub Form_Load()
MsgBox "Load"
End Sub