FREELANCER - FAZENDO DO JEITO CERTO

DS2T 23/03/2016 01:27:30
#459711
Olá!

Apareceu um projeto freelancer grande pra eu fazer. Eu não estou muito em clima de ficar pegando freelancers, pois estou me concentrando em concursos e arrumar um trabalho na engenharia... mas infelizmente, sou daquele tipo de pessoa que precisa se alimentar, e o dinheiro falou mais alto.

Só que eu quero fazer as coisas bem certinhas dessa vez, em relação a contrato, termos e compromissos, etc.

Minhas dúvidas:

1 - Sou pessoa física, irei prestar um serviço de desenvolvimento para uma empresa (ou uma pessoa física, o dono da empresa). Não pretendo ganhar em cima de manutenção. Apenas irei fazer o código e vender o programa definitivamente pra ele. O programa será dele, o código será dele. Eu preciso emitir Nota Fiscal de Serviço?
Porque a minha ideia é fazer algo [Ô]mais informal[Ô], de forma que eu não precise emitir NF. Isso é possível? Acredito que sim né, pois um Pedreiro não precisa emitir NF... Desculpa se a pergunta é meio ignorante, é que essa parte fiscal não é meu forte.

2 - Sobre os contratos e termos de compromisso... Criei uns documentos com as responsabilidades de cada um, e os termos de serviço. Assinei, e agora darei pra ele assinar. Isso tem valor jurídico depois? Ou preciso ir no cartório?
NICKOSOFT 23/03/2016 06:44:38
#459715
contratos sempre tem no mínimo firma reconhecida.....

não fico cobrando mensalidades, negocio com os clientes e fica por conta de recibo simples....
NILSONTRES 23/03/2016 07:44:04
#459718
Citação:

não fico cobrando mensalidades


Não sei por quanto tempo você resiste, a não ser que vc não dependa disso para sobreviver.
Eu já não desenvolvo uma linha linha de código se não tiver mensalidade, isso a mais de 14 anos, antes disso estava quase parando.
Já deixei de receber altos valores para vender um sistema sem manutenção mensal, não me arrependo.
Fora o desconforto de ficar negociando a cada pedido de alteração. [Ô]Tudo isso para uma coisinha simples !!![Ô].
SINCLAIR 23/03/2016 08:11:13
#459724
Resposta escolhida
Colega DS2T...

Citação:

1 - Sou pessoa física, irei prestar um serviço de desenvolvimento para uma empresa (ou uma pessoa física, o dono da empresa). Não pretendo ganhar em cima de manutenção. Apenas irei fazer o código e vender o programa definitivamente pra ele. O programa será dele, o código será dele. Eu preciso emitir Nota Fiscal de Serviço?
Porque a minha ideia é fazer algo [Ô]mais informal[Ô], de forma que eu não precise emitir NF. Isso é possível? Acredito que sim né, pois um Pedreiro não precisa emitir NF... Desculpa se a pergunta é meio ignorante, é que essa parte fiscal não é meu forte.



Sim, você precisa emitir NF. Deverá ser NF avulsa, de prestação de serviços, feita diretamente na prefeitura. Você pagará os impostos no momento da emissão da NF. Seu contratante, além de pagar os impostos usuais, ainda terá de pagar 20% de INSS para você, visto ter contratado pessoa física, ainda que em regime temporário e para obra específica.

Citação:

2 - Sobre os contratos e termos de compromisso... Criei uns documentos com as responsabilidades de cada um, e os termos de serviço. Assinei, e agora darei pra ele assinar. Isso tem valor jurídico depois? Ou preciso ir no cartório?



Sim, tem valor jurídico. Quando não tem reconhecimento cartorário, em eventual querela judicial, qualquer das partes poderá alegar que a assinatura não é dele e, assim, ser determinado exame grafotécnico que, se reconhecida autenticidade, terá o mesmo valor de firma reconhecida. Deste norte, impende ressaltar que o reconhecimento de firma no cartório é útil pois evita posterior pedido de análise grafotécnica que muitas vezes tem apenas o objetivo de protelar a sentença, que é a parte final de um processo judicial (inicial / instrução e julgamento / sentença).

Tudo de bom.
NICKOSOFT 23/03/2016 18:51:13
#459787
Citação:

:
não fico cobrando mensalidades
Não sei por quanto tempo você resiste, a não ser que vc não dependa disso para sobreviver.
Eu já não desenvolvo uma linha linha de código se não tiver mensalidade, isso a mais de 14 anos, antes disso estava quase parando.
Já deixei de receber altos valores para vender um sistema sem manutenção mensal, não me arrependo.
Fora o desconforto de ficar negociando a cada pedido de alteração. [Ô]Tudo isso para uma coisinha simples !!![Ô].


justamente, não sobrevivo disso, faço como lazer, e pra dizer q cobro é um valor simbólico pelos programas q desenvolvo....
uso minhas horas livres pra fazer, tranquilo em casa.....
MARIOANDRADE 23/03/2016 22:27:01
#459798
No caso da nossa empresa fazemos contratações desse
tipo, antes de passar o projeto para o programador cobramos
do cliente, ao menos 50% do valor do serviço, quando o sistema está
[Ô]pronto[Ô] para ser apresentado, cobramos a outra
parte e já pagamos ao programador 50% do combinado, assim
ao terminar o sistema ele recebe todo pagamento.
Nunca houve problemas com pagamentos a programadores,
mesmo quando o cliente desiste o programador nunca saiu no
prejuízo conosco.
DS2T 24/03/2016 03:27:04
#459804
Obrigado a todos!
Valeu mesmo.
Principalmente o Sinclair, resposta muito completa. Obrigado!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas