FRENTE DE CAIXA LOJA DE INFORMATICA

SOUZA 05/09/2010 18:49:19
#352305
Pessoal uma duvida que nao consigo ter uma definicao ja olhei em varios sites e vi varios exemplos de frente de caixa ou seja a venda da mercdoria a minha pergunta e ?

Em um supermercado porexemplo os itens ficam todos registrados para a pessoa saber quais itens foram vendidos ou apenas o valor e a data da venda e o nome do cliente que seja , nao consigo entender como a o acomodo disso no banco de dados pq tenho um sistema de informatica e nao sei como vou fazer o caixa as vendas sem gerar um monte de registros se alguem puder me dar um luz agradesso !
JESUEL.OLIVEIRA 05/09/2010 19:22:10
#352306
Amigo, UM MONTE DE REGISTROS, bem estruturado bem organizado torna seu sistema muito bom!!
Hoje a demanda de informação nesse nosso ambiente competitivo cada número no sistema pode significar uma descisão.
Estoque
Custo Médio
Custo Real do Item
Tributação - Cada dia muda uma coisa.
Vendas
quem vendeu, quando vendeu, qual cliente, quanto foi o lucro, baixa no estoque.
Existem muitos parametros. se o supermecardo fosse meu eu teria muita informação tudo registrado.
No banco separe tudo, pois quanto mais organizado melhor para manutenção e obtenção de dados.
FOXMAN 05/09/2010 20:10:04
#352307
Como o Jesuel disse, qto mais informação melhor.Existem setores que vão ainda mais longe, como por exemplo, calçados,confecçoes onde o controle de estoque conta ainda com um grade de cores/tamanho.

A questão dos registros é inevitável, uma venda em um sistema bem estruturado utiliza-se de no minimo 2 tabelas, sendo a de venda(onde são registrado as principais informações do cliente e da venda), e a tabela de produtos vendido(onde são registrado os detalhes do produto).

Uma vez alimentado essas tabelas você terá informações necessárias para outras finalidades do sistema.

Como diria uma frase que nem sei onde li. INFORMAÇÃO NUNCA é DEMAIS.

SOUZA 05/09/2010 20:16:26
#352308
obrigado pelas respostas ok
SOUZA 05/09/2010 20:20:48
#352309
Pessoal mais uma duvida eu tenho uma tabela chamada caixa onde cada intem vendido ela registra como fasso pra copiar todos os dados para outra tabela tipo caixa2 pois sempre que eu finalizar uma venda eu precisaria dar um delete em todos os dados para começar a vender denovo mas gostaria de copias os dados dos produtos vendidos para esta tabela como eu faria isso copiando sempre estas info para o final dos registros na tabela caixa2 ?
MARCOSLING 06/09/2010 08:40:37
#352318
Pra quê separar os dados?
Vai num supermercado e fica olhando o monitor do caixa. Tudo que vai sendo registrado vai sendo gravado no banco de dados e mostrado no tela os itens registrados. Quando acaba a venda, limpa a tela e começa de novo.
ARES 06/09/2010 12:08:05
#352330
Resposta escolhida
Amigo Souza, bom dia!

Sem querer desmotivar, acho que você deveria buscar alguns materiais sobre estrutura de dados pois, faz-se necessário uma seria de normatizações para que no futuro você não venha a ter problemas.

quanto ao armazenamento dos dados:

1º crie uma tabela que armazenara as informações das vendas.
ex.: (minimo)

cliente, numero cupom

2º crie outra para armazenar as vendas.
ex.: (minimo)

cupom, codigoproduto, valor...

3º faça uma conexão entre as chaves (um para muitos) entre o numero cupom da tabela 1 com o cupom da tabela 2.

no programa quando você for iniciar a venda salve 1º os dados da tabela 1 e depois inicia o armazenamento das informações da tabela 2 (somente tabela 2).

Finalizando limpe os dados do formulário e reinicie a inclusão de outra venda.

Desta forma você armazena todas as informações necessárias para analises futura sem a necessidade de ficar apagando os dados.

A principio estas [Ô]obrigações[Ô] podem parecer tolas, mas geralmente, no meio do projeto, você tem que começar novamente.

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas