GERANDO TROCO ERRADO NO PDV

USUARIO.EXCLUIDOS 11/06/2007 11:12:42
#220646
Sim cara.. foram 4 pedidos.
todos sairam com trocos errados.
Independente dos produtos..

Igual... isso aconteceu dia 09 ...
ontem e hoje está operando normal.


USUARIO.EXCLUIDOS 11/06/2007 12:02:16
#220652
Olá Idelvan, nenhuma pergunta minha foi respondida.
Tente me ajudar mais para eu poder ajudá-lo também !

VC é um cara que vale a pena ajudar, Valew ...
USUARIO.EXCLUIDOS 11/06/2007 12:07:18
#220655
Então Emerson...
Com certeza farei todas suas colocações em seguida os testes.
Assim como de todos nossos amigos.
Poww cara... obrigado mesmo viu...
Agradeço a tí e a toda comunidade Vbmania.


Um Abraço.

USUARIO.EXCLUIDOS 11/06/2007 12:15:05
#220658
1 - Ocorreram 3x o erro no mesmo micro?, caso positivo realmente falha de hardware/rede seria um ponto a se pensar mas nunca algo definitivo.

Sim... o problema ocorre no mesmo equipamento.

2 - Os erros foram gerados pelo mesmo usuário? Caso positivo talvez ele tenha descoberto involuntariamente um furo de analise da sua parte (usuários são bons nisto!)

Não...rsrs... as duas operadoras constataram o erro.

3 - Pelo que entendi não é utilizado nenhum componente compartilhado no processamento do troco e toda informação só é gravada após o seu cálculo ser efetuado ... mas existe uns lances de substituir vírgula por ponto para que o VB faça calculos corretamente em algumas situações, verificou isto ?

Sinceramente... não...

4 - Está utilizando as variáveis do tamanho correto ?, pois se estiver mandando um double para uma variável menor ela vai arredondar nosso cálculo de forma indevida, aliás sobre arredondamento como vc está tratando descontos que poderiam eventualmente gerar valores com mais casas decimais do que previsto pelo sistema ?

Preciso rever...a maioria as variaveis é Double mesmo.
Uso o Format(xxx, "standard")

5 - Vc não está tabalhando com string para fazer cálculos em nenhum momento, está ?

Não.....todos variáveis estão em formato numérico.
USUARIO.EXCLUIDOS 11/06/2007 22:30:23
#220789
A) Como nosso item 1 não foi descartado aprofundemos nele:

1 - Olhe mais de perto o equipamento que apresenta o erro
2 - Reveja conexões de rede ..
3 - Cabeamento lógico muito próximo a Motores Elétricos e/ou paralelo a Fios Elétricos por longas distâncias
4 - Configurações Regionais do Sistema Operacional : Casas decimais, data e hora, Moeda e compare com os demais.
5 - Configurações de Hardware : Processador, memória
6 - Antivírus e Windows Update

B) Imaginando que esta ocorrencia tenha eventualmente acontecido neste equipamento por ele ser por algum motivo mais utilizado (Caixa Expresso):

1 - O sistema roda em outras empresas/filiais ?
2 - Quantos PDVÂÂ's nós temos neste ambiente, 2?
3 - Todos tem a mesma quantidade de horas em produção ou vendas efetivadas ?
4 - Que horas ocorreram os problemas, existe alguma ocorrencia/processo relevante no conjunto Rede/Servidores/Micro neste horário?
5 - A rotina que encerra uma venda e inicia outra tem todos tratamentos de erro realmente consistentes ?
No meio de um processo por falha na rede ou outro problema o sistema poderia ser desviado para uma rotina que não limparia direito o BD e/ou variáveis.
6 - Os valores gerados errados tem algo em comum ? O dobro de, Valor Compra + X; algum valor que possa nos indicar alguma operação específica ?
([txt-color=#ff0000]No exemplo apresentado temos 5,00 em dinheiro + 1,99 do produto + 0,01 do além que poderia ser um arredondamento[/txt-color])
Apostaria nisto se tivesse $$$ :
O produto entrou com valor negativo na compra pelo cadastro errado no BD e o 0,01 seria um arredondamento do proprio sistema


C) Quanto as verificações não feitas
1 - Seu sistema pode em algum momento trabalhar com arredondamento (diminuir automaticamente um valor com 3 para 2 casas decimais) tanto na composição de preços quando se divide o valor de embalagem por unidades por exemplo ou na venda caso se aplica algum desconto percentual?

Aguardo as respostas ... ainda temos mais por onde garimpar, sinceramente espero que minhas questões estejam parecendo coerentes e consistente a vc.

Voltando um pouco ao nosso Off-Topic vc viu meu artigo ACCESS X SQL Server ?
USUARIO.EXCLUIDOS 11/06/2007 23:48:40
#220792
Idelvan,
Tive probemas com Format(xx,"Standard")
O standard captura a configuração do OS da maquina.

Por isso hoje só utilizo o formatNumber(xx,2)
é claro que isso pode não ter a ver com seu problema, mas pode vir a ser.

Boa Sorte
USUARIO.EXCLUIDOS 12/06/2007 03:07:53
#220800
Aproveita e verifica issoae que o NIL postou !

Ta esquentando !
USUARIO.EXCLUIDOS 12/06/2007 14:52:59
#220919
Caro Emerson.

Eu fiz a montagem da rede. Há uma passagem um conduite específico para o cabo de rede. é independente da energia elétrica e de cabos telefÃÂ'nicos.

As configurações regionais estão todas iguais.

O Hardware é uma Placa-mãe Asus P3B - (se não me engano) com processador pIII 500 com 256mb. é um avião.

O Windows é 98. Não coloquei nenhum antivírus.


1 - O sistema roda em outras empresas/filiais ?
Não. Roda somente na matriz.

2 - Quantos PDVÂÂ's nós temos neste ambiente, 2?
Dois PDVÂÂ's

3 - Todos tem a mesma quantidade de horas em produção ou vendas efetivadas ?
Não. Um PDV... de seg a quinta fica praticamente parado.

4 - Que horas ocorreram os problemas, existe alguma ocorrencia/processo relevante no conjunto Rede/Servidores/Micro neste horário?
O problema ocorreu logo pela manhã. A ocorrência é somente no PDV.

5 - Os valores gerados errados tem algo em comum ? O dobro de, Valor Compra + X; algum valor que possa nos indicar alguma operação específica ?
????????

O produto entrou com valor negativo na compra pelo cadastro errado no BD e o 0,01 seria um arredondamento do proprio sistema.
Ae.. nesse caso, preciso ver a tabela de preços. Creio que não há nenhum item dessa modalidade.

6 - Seu sistema pode em algum momento trabalhar com arredondamento (diminuir automaticamente um valor com 3 para 2 casas decimais) tanto na composição de preços quando se divide o valor de embalagem por unidades por exemplo ou na venda caso se aplica algum desconto percentual?
Rapaz... não me atentei nisso. Irei checar com certeza.

Farei o procedimento do NIL formatnumber(xx,2)
Em boa parte do sistema, utilizo o format(xx, "standard")

Uma pergunta.
Se migrar para o MySQL seria uma boa ?
Assim... tenho um procedimento nos PDVÂÂ's chamado de OFF-line. Caso perca inesperadamente a conexão com o servidor, as operações serão feitas locamente ou seja, em cada PDV tem as tabelas de produtos, alguns cadastros em MDB. Como seria em MySQL ?
O SQLEXPRESS não tem como migrar migras tabelas, por isso q estou optando pelo MYSQL....

PS: De tanto falar com corromper tabela, verifique que a tabela do PDV1 foi corrompida. Agora, não sei pq. A tabela está locamente sem interferência do servidor e corrompeu assim ? Tive que na unha, organizar os movimento de sábado, domingo e um restinho de ontem somente em um caixa.

Obrigado a todos.
Aguardo respostas.



USUARIO.EXCLUIDOS 12/06/2007 15:54:25
#220938
Honestamente me provaram que PDV funciona bem sem rede (Num tópico seu inclusive), ele recebe uma atualização diária com produtos e precos atraves do seu MDB e no final do dia envia os valores para o sistema centrar atualizar estoques e disparar compras.

Existe um risco sério de trabalhando on-line de vc ter problemas de indisponibilidade do sistema o que pode impedir algumas vendas e ae sim o cara te bate !

Quando falei valores eu queria saber quais as operações que trouxeram processamento errado para confirmar se existe alguma coisa em comum.

Neste ponto que tenho me pegado, a primeira conta é algo como disse ...

5,00 + 1,99 + 0,01 = 7,00 (Justamente o troco informado pelo sistema)
Página 2 de 3 [29 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas