GURUS - OTIMIZACAO DE CODIGO

USUARIO.EXCLUIDOS 17/01/2005 09:48:11
é sobre velocidade se tratando de usar MODULOS ou PROCEDIMENTOS EM Subrotinas, não tenho mais nenhuma dúvida.
Agora e com Banco de Dados? Qual o banco de Dados que vocês USAM? o que Recomendam? Quais as vantagens e desvantagens?
Um consultor amigo meu, trabalha na POLITEC, empresa que presta serviço para o CONGRESSO NACIONAL E MINISTéRIOS aqui em Brasilia, me falou que o futuro é da ORACLE e bd como access, mysql, post.. SQL Server Jà ERAM....
Ele me falou que o ORACLE é mais ROBUSTO..
é ai?
Podemos mudar o foco dos testes de MODULOS/SUBROTINAS para BANCO DE DADOS?
Tio max, tem alguns testes ai de BD pra nós?
USUARIO.EXCLUIDOS 17/01/2005 13:23:55
entao fala para esse seu amigo o seguinte...
tenho um pentium 100 com 32 MB de ram e quero uma agenda telefonica...
que banco eu uso?
se ele falar oracle - pode falar para o chefe dele mandar embora por justa causa...

o banco depende das necessidades...
eu trabalhei mto com access e mySQL - e o oracle nem de perto atendia o que o projeto precisava (ser barato)...

banco rapido - mono usuario - baixa qtd de dados: Access + DAO
banco rapido - multi usuario - sem mtos recursos (triggers, sp, packages) MySQL
um nível acima - sql server
banco extremamente caro - com todo tipo de recursos (triggers, sp, packages, gerenciamento em client;server e todo o resto) oracle

tudo roda em volta de seus recursos e suas necessidades
USUARIO.EXCLUIDOS 17/01/2005 13:39:20
Taí. O Brunão disse tudo.

E diz outra coisa pro seu amigo: coloca um Oracle 10 e faz aquelas consultas SQL de fundo de quintal e já era...

E incluiria os arquivos txt na lista do Bruno. é bem bocó, mas sabendo usar é uma mão na roda (coisa de véio saudosista, desculpa ).
USUARIO.EXCLUIDOS 17/01/2005 14:13:55
apenas um lembrete, não se esqueçam que se usar ACCESS o tempo passa e o banco cresce, cresce, cresce, cresce, e quando você acha que ainda não cresceu tudo o que tinha de crescer ele continua crescendo, então é bom ter sempre uma rotina de compactação do banco, isso vai ajudar na perfomance.

Tio Max, depois o "Senhor" fica brava quando te chamam de Max Mummy, mais olha só a palavra que o "Senhor" tirou do Baú - BOCÓ“ - isso e do tempo que se amarrava cachorro com linguaça, como dizia meu falecido Pai.
USUARIO.EXCLUIDOS 17/01/2005 14:17:06
corrigindo o português
fica bravo e não [S31] fica brava
amarrava cachorro com linguiça e não [S31] amarrava cachorro com linguaça.
USUARIO.EXCLUIDOS 17/01/2005 15:05:37
complementando e indagando sobre meu post:
Eu disse que o ACCESS cresce(neste meu primeiro ano de programação só usei ACCESS) então pergunto outros bancos também tendem a crescer como o ACCESS e também necessitam de uma "compactação" aliás o termo é compactar, reindexar, reorganizar ou outrem,
Tio Max, o "Senhor"é fiscal de qual área ???
sou contador e se ficou chateado comigo, espero nunca receber uma visita sua em uma de minhas empresas [S74]
USUARIO.EXCLUIDOS 17/01/2005 15:30:02
Wiliam,

Não, os outros BD são BD de verdade. O Access é... é... é isso aí (parodiando a Coca Cola ). Quando você "deleta" um registro no Access, ele não joga o registro fora, apenas deixa-o invisível para o usuário. Seria como se enviássemos pra lixeira. A "compactação" foi a saída que a Microsoft bolou pra se livrar definitivamente daquele registro.
Certíssima a sua colocação de que se deve montar rotina pra compactação. Eu uso Access aqui no serviço, e mando fazer backup do BD de duas maneiras diferentes: para BD menos críticos, faço a compactação no servidor (o primeiro que acessar o pograma vai disparar a rotina de compactação e armazenamento do BD na pasta "Backup"; lá o arquivo recebe o nome "ddmmaa.mdb" - dd dia mm mês aa ano). Para o BD principal, compactação em TODAS as máquinas (guardam os BDs dos 5 últimos dias. Essa tática já me salvou de alguns apuros, pois aqui já me aconteceu até de sair na sexta e ao voltar na segunda tinham levado nosso servidor (e nunca mais voltou...)

E estou lotado no Departamento de Obras. Não nos cruzaremos, mesmo porque trabalho internamente (com nossas queridas maquininhas, que beleza!)
PEPE.LEGAL 17/01/2005 23:14:57
O Bruno está certo, mas esqueceu de mencionar o Firebird que é muito bom.

Ainda sobre banco de dados, queria perguntar ao Bruno, ou a quem souber, sobre o Paradox. Nunca trabalhei com isso, e tenho certeza que pouca gente que trabalha com VB tenha usado, sendo mais utilizado pelos delpheiros, mas então, parece ser pior que o access? qual a opiniao de voces?
PS: ainda que falem bem , me nego a instalar essa coisa no meu PC, só estou perguntando a titulo de curiosidade.
USUARIO.EXCLUIDOS 18/01/2005 08:20:29
acho que radicalismo para desenvolvimento eh andar na contra-mao do sucesso
(até soa bonito)

se negar a instalar algo que pode te agregar conhecimento é perigoso - aproveita se tiver a chance para colocar sim e testar...
eu tive mtas recomendacoes de sql server - e nao gostei
dei mtas recomendacoes de mySQL e mtos nao gostam...
entao nao entra nessa de ir por opinioes - teste e veja os resultados...

ate onde vejo - paradox é um access mais "enjoado" - mas trabalhei mto pouco com ele - posso ter perdido alguma coisa
LCSD 18/01/2005 08:33:50
Agora que o assunto está se voltando para a parte de BCO DE DADOS, lá vai a minha opinião:

Lá no passado, quando comecei a trabalhar com programação Visual (LEIA-SE PROGRAMAÇÃO FOR WINDOWS), comecei a trabalhar com o DELPHI e odiava o VB. Principalmente PQ o PARADOX me atendia PERFEITAMENTE na parte de BCO DE DADOS, muito melhor do que o ACCESS na época. Mas, o tempo foi se passando e muitas aguas passaram, e hoje eu não quero ver o DELPHI nem PINTADO na minha frente.

Até pouco tempo atrás (uns 3 ou 4 meses), eu trabalhei com o POSTGRE e achei ele FANTàSTICO, pois ele se parece muito com o SQL SERVER/MYSQL e é SUPER RàPIDO. Nele eu conseguia fazer TRIGGER, PROCEDURES, TYPES, FUNCTIONS (como no SQL SERVER e até no ORACLE), mas lógico, tudo dentro do limite que do POSTGRE.

Outra coisa muito boa do POSTGRE, que se caso for instalado em uma plataforma LINUX, ele se torna GRATUàTO, ou seja, VC baixa ele da NET e instala no servidor. Mas se VC instalar em um servidor WINDOWS, na época, a empresa pagou R$ 800,00 e tinha acesso FULL a Base de Dados (contrário ao SQL SERVER/ORACLE, que VC compra o programa, e depois compra as licenças de uso).
Página 5 de 7 [69 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas