IMPEDIR FORMATACAO DE PENDRIVE

KERPLUNK 17/06/2013 18:11:03
#424897
Citação:

:
KERPLUNK,
Na verdade eu quero ao contrário, que os pendrives só sejam tratados aqui na empresa e não na casa do usuário.
Estou pensando em inúmeras possibilidades, mas essa é uma que eu estou querendo ver a possibilidade. Se existir uma forma agradeço.


A empresa tem rede, mas troca informações por pendrive? Não entendi...
ARCADYUM 17/06/2013 19:11:40
#424900
KERPLUNK,
Realmente. Seguinte: Nossos funcionários realizam serviços tanto dentro quanto fora da nossa sede. Os pendrives são de propriedade da empresa e não do servidor, mas, podem ser usados, sem nenhuma restrição em qualquer computador. Com isso nas últimas semanas começamos a ter ataques constantes de vírus que inclusive se espalharam pela rede. Os antivírus instalados conseguiram resolver o problema. Alguns pendrives tiveram que ser formatados por que apesar do antivírus ter agido ele já tinha feito um estrago nos arquivos de alguns funcionários. Então pensei em uma forma de não termos mais esses problemas.
Realizei uma operação que era proteger a raiz do pendrive. Funcionou muito bem. Só que formatando o pendrive toda essas operações se perdem. Ou seja, trabalho em vão.
Dadas essas situações pensei na possibilidade de desabilitar a função formatar do Windows. o próprio pendrive desabilitaria essa função nos computadors que não pertençam a nossa rede.
Espero ter sido mais claro.
LUIS.HERRERA 18/06/2013 09:06:54
#424908
Nem sei se é possível, talvez só o pessoal da Microsoft possa informar, já que faz parte do Windows.

Ao meu ver isso é ilegal, imoral e um abuso, você retirar recursos de um computador que não seja seu (empresa). Imagina que por algum motivo seu funcionário tenha de levar algo para uma outra repartição, empresa, ou cliente e ao plugar o pendrive desative o formatar deste micro que não é seu, inutilizando um recurso muito importante do Windows?

Olha o problema que no meu ver é uma violação do direito do outro. Você estaria prejudicando uma ferramenta alheia.

Os CDs e DVDs tem um recurso, não sei dizer qual, que após serem queimados pelos gravadores, é setado como somente leitura e não pode mais ser apagado ou gravado novamente. Não sei se o pendrive possui esta possibilidade, uma vez que a formatação não é a mesma rotina de queimar uma mídia.

Já vi artigos que tratam de como tornar um pendrive autoexecutável e como evitar que ele faça isso também. Desta forma, este não seria o caminho. A única forma é saber se há como setar o pendrive contra gravação/formatação de modo que solicitasse uma senha para esta liberação, pois se não fosse assim ele ficaria inutilizado igual a um CD ou DVD.

Eu particularmente não acredito que haja este recurso, pois se você [Ô]burlar[Ô] a formatação do Windows ainda poderia fazer isso via OS, Linux, etc.....

No meu ponto de vista o caminho correto seria ter na sua empresa uma rotina que ao plugar um pendrive ou outra mídia (HD externo inclusive) seu aplicativo ativaria o antivírus para scanear esta mídia.

Mas tem o outro problema da atualização do antivírus não reconhecer o vírus em questão. é um problema grave e que não há uma solução sem conscientização dos funcionários. Por este motivo, muitas empresas aboliram unidades removíveis de estações de trabalho, ou trabalham com Client como estações, ou tem micros sem nenhuma entrada de periféricos, centralizando estas rotinas no TI. é trabalhoso e burocrático, mas eleva a segurança inclusive de pirataria.
ARCADYUM 18/06/2013 09:46:33
#424912
Luís,
Obrigado pela atenção. A idéia era fazer com que esse pendrive (de nossa propriedade) não fosse formatado. Não significa que eu vou burlar a máquina alheia. Aliás, as máquinas que os funcionários trabalham são todas de propriedade da empresa e nós temos poderes administrativos para assegurar a segurança das máquinas e da rede. Portanto, a idéia de abuso, imoralidade e ilegalidade está devidamente amparada em normas. O que eu queria era que se o funcionário tentasse formatar o pendrive nosso, não fosse possível, se fosse o dele, poderia ser formatado normalmente sem nenhum problema. Agora você me deu uma idéia muito interessante. Colocar senha nos pen drives também pode ser uma idéia interessante.
Outra coisa. Conscientização aqui na empresa não funciona. Só atitude mais drásticas. Eu já estou calejado.
ARCADYUM 18/06/2013 11:30:18
#424919
Alguém sabe como faço para realizar a leitura de qual USB está sendo acessada?
Tipo coloco o pendrive, o programa verifica qual pendrive está sendo inserido??
OCELOT 18/06/2013 11:39:41
#424921
Não tem como você impedir que seja formatado fora dos PCs da sua sede, isso é coisa do PC, não do pendrive.

Desativar dentro dos PCs que pertencem a empresa não tem problema, mas você mesmo disse que podem ser usados em qualquer PC, tentar desativar a formatação em PCs que não pertencem a empresa é sim abuso, já que para isso seria necessário rodar algum programa nesses PCs e você não pode fazer isso sem autorização, sem contar que não tem como fazer um programa rodar do pendrive automaticamente em sistemas mais modernos sem ter feito a configuração para isso manualmente primeiro.

E digamos que você consiga fazer o que quer, o que acontece se o usuário colocar o pendrive em um PC com Linux ou em um Mac? Nada que você fizer no Windows vai impedir que ele seja formatado nesses sistemas.
ARCADYUM 18/06/2013 11:49:45
#424923
Já entendi essa parte, acho que você não entenderam a minha. Mas não vou me alongar na discussão por que como já disse, estou legalmente seguro. Vou mudar o foco da pesquisa.

Alguém sabe como faço para realizar a leitura de qual USB está sendo acessada?

Tipo coloco o pendrive, o programa verifica qual pendrive está sendo inserido??

Quero ver se a idéia é possível. Instalar um aplicativo que verifica qual usb está sendo usada, verificar se é Pendrive.


AJSO 18/06/2013 12:44:34
#424927
Caro ARCADYUM

Entendo o que vc procura como solução a possibilidade de bloquear a formatação de dispositivo USB PenDrive

Um pen drive tem por sua arquitetura um circuito integrado (CI) FLASH onde é armazenado sendo possível
[ô]recorder and writer[ô]......................

Não é possível impedir sua formatação gravação e leitura...................

Qualquer Sistema Operacional com usuário administrador pode realizar as operações de ler e gravar.

Fat32format.exe é um execelente formatador de pen drive............... para windows.............

Em seu post como justificativa de evitar a formatação de Pen drive por conta de contaminação de virus feito pelo pen drive

Se utilizar um sistem coorporativo Macfee Norton, etc... ou outro serviço [ô]pago[ô] fica impossível a infecção por qualquer dispositivo externo.........



Boa Sorte
Página 2 de 2 [18 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas