INTEGRACAO ENTRE FILIAIS

MARCELOKROL 29/01/2010 18:56:52
#333204
boa tarde pessoal

Estou para negociar com uma empresa que possui várias filiais, e provavelmente ela vai necessitar fazer a integração entre elas. Então venho até voces pedir algumas dicas de como se faz isso (acesso de uma filial a outra).

Com relação a estrutura do programa, eu ja estou mexendo com isso, a duvida principal é como que uma filial vai acessar a outra, tem que ter um banco em um servidor principal, onde todas acessam ou é melhor um banco em cada filial e so se atualizarem.

Uso banco de dados firebird 2.0
FABAO 30/01/2010 13:19:10
#333231
Bom vamos lá:


Acho que cada um tem uma linha de raciocinio, sendo que na programação existem mais de uma ou até mesmo várias formas de se fazer a mesma coisa, mas se fosse eu colocaria o banco de dados em um unico lugar, e todas as maquinas acessariam ele remotamente, pois assim vc diminuiria e muito o tempo de manutenção, pois caso tenha algum tipo de problema ja sabe que está em um unico lugar ( no caso o servidor)

outra coisa que faria, seria usar um host pago e colocar o banco de dados na net, pois assim vc transfere a responsabilidade de segurança, integridade, e backup dos registros para os administradores do host.

pra finalizar, caso opite por hospedar o banco de dados na net, eu migraria para mysql, pois hosts que oferecem suporte a Firebird ainda são poucos e bem caros, ao passo que para mysql, existem bons hosts por miseros R$10,00 mensais...


um abraço amigo e bons negocios
MARCOSLING 30/01/2010 13:52:33
#333234
Depende de quanto vc vai querer gastar...
MARCELO.TREZE 30/01/2010 14:07:02
#333235
O Fabão disse bem, o ideal seria você migrar para MySQL, e se for montar um servidor use o Linux, é bem mais seguro e confiavel, lembrando que ai entra outros porens, tipo vc terá de ter uma internet com IP FIXO a manutenção deste servidor ficará por sua conta, então a idéia de colocar o bancao de dados na net é uma otima opção, e vc terá menos trabalho, ou seja cria o banco e toestrutura e pronto, o restante poderá ser feito pela net mesmo.

pode começar testando como o servidor deste site

clique no banner acima deste forum WEB HOSTING

LLAIA 30/01/2010 16:16:59
#333240
Sei lá cara, acho que não é tão simples assim não. Acho que o tipo de negócio do seu cliente pode determinar mais de uma forma de armazenar e controlar os dados. Jogar tudo num server por aí, talvez não seja uma boa escolha.

Quantos terminais em média seu cliente vai usar? Que tipo de negócio é? Como vai ser o fluxo das informações?

Eu não estou dizendo que sou o certo, mas acho que devemos ser mais cautelosos, porque cliente insatisfeito não rola.
FABAO 30/01/2010 16:38:32
#333241
Citação:

:
Sei lá cara, acho que não é tão simples assim não. Acho que o tipo de negócio do seu cliente pode determinar mais de uma forma de armazenar e controlar os dados. Jogar tudo num server por aí, talvez não seja uma boa escolha.

Quantos terminais em média seu cliente vai usar? Que tipo de negócio é? Como vai ser o fluxo das informações?

Eu não estou dizendo que sou o certo, mas acho que devemos ser mais cautelosos, porque cliente insatisfeito não rola.




concordo com vc em partes... mas...

sua afirmação [Ô]Jogar tudo num server por aí, talvez não seja uma boa escolha[Ô] é um pouco erronia em meu entendimento, pois os hosts, têm trabalho sério, tenho um amigo aqui na minha cidade, que tem uma empresa de host, ele investe maciçamente no ramo. Tanto em softwares quanto em medidas tecnicas, naum poupa despesas para que os dados de seus clientes estejam seguros, ele atualiza backup dia sim, dia não e tem os mesmos backups salvos em 3 maquinas diferentes, e olha que ele nem é uma empresa dessas que vemos ai na net, com inumeros tipos de suporte...

agora te pergunto, qual de nós programadores, ou até mesmo administradores de redes tomamos essas medidas de segurança?


quanto ao fluxo do banco, concordo com vc realmente, se forem muitos acessos simultaneos complica, mas para o poder do mysql unido à um linux da vida, acredito que dezenas (pra naum dizer centenas) de acessos simultaneos são muito bem suportados e administrados por esses sitemas nos dias de hoje...

resumindo e reafirmando, ainda acho a melhor opção...
NLSOLUCOES 30/01/2010 16:47:01
#333242
Marcelo tenho um bom conhecimento do que necessita, para facilitar novas implementações e manutenção futura vc deve começar desenvolvendo em 3 camadas com banco de dados SGDB.

Para vc ter mais segurança e evitar queda da rede porque dependerá da internet poderá ter um DB Server local em cada filial fazendo o processamento local como controle de estoque caixa e cadastro de cliente etc e centralizar todas as informações num servidor hospedado num provedor que como aqui já foi dito ficará a cargo do hosting o backup e manutenção.

Só reforçando, o DB Server local só servirá para não deixar o cliente na mão em caso de não conseguir acesso ao servidor na NET.

Vc poderá ou não dar suporte/manuntenção dos BD's locais mas alguém deverá fazer este serviço.

Sempre tenho feito assim e meus cliente tem ficado muito satisfeito principalmente quando aconteceu aquele grande problema com Speedy no ano passado.

[]'s
MARCOSLING 30/01/2010 16:51:10
#333243
Cada caso é um caso...

Temos que avaliar muitos fatores...

Será que o cliente confiaria num host para armazenar dados que possam ser confidenciais?

Como é a estrutura tecnológica do cliente (matriz e filiais)?
FABAO 30/01/2010 16:57:52
#333244
Citação:

:
Marcelo tenho um bom conhecimento do que necessita, para facilitar novas implementações e manutenção futura vc deve começar desenvolvendo em 3 camadas com banco de dados SGDB.

Para vc ter mais segurança e evitar queda da rede porque dependerá da internet poderá ter um DB Server local em cada filial fazendo o processamento local como controle de estoque caixa e cadastro de cliente etc e centralizar todas as informações num servidor hospedado num provedor que como aqui já foi dito ficará a cargo do hosting o backup e manutenção.

Só reforçando, o DB Server local só servirá para não deixar o cliente na mão em caso de não conseguir acesso ao servidor na NET.

Vc poderá ou não dar suporte/manuntenção dos BD's locais mas alguém deverá fazer este serviço.

Sempre tenho feito assim e meus cliente tem ficado muito satisfeito principalmente quando aconteceu aquele grande problema com Speedy no ano passado.

[]'s




Nada como experiencia....


perfeito, eu seguiria sua dica, faria exatamente assim...
NLSOLUCOES 30/01/2010 17:05:19
#333245
Marcos se for pensar assim que diriámos de empresas como Americanas tantas outras, não há como escapar, um investimento de servidor no local para acesso remoto terá um enorme custo é só levantar os requisitos deste um bom servidor com redundância pois terá que ter para segurança dos dados o link(velocidade) e ainda um nobreak ou dependendo do tamanho do negócio deverá ter um gerador.

Então sáirá muito mais econômico e seguro hospedar o banco de dados num hosting.

Mas ainda digo, tudo depende do tamanho do negócio para tomar certa medidas de planejamento, mas filial deverá ficar hospedado para centralizar as informações.

[]'s
LLAIA 30/01/2010 19:23:11
#333247
Citação:

:
:FABAO disse:

quanto ao fluxo do banco, concordo com vc realmente, se forem muitos acessos simultaneos complica, mas para o poder do mysql unido à um linux da vida, acredito que dezenas (pra naum dizer centenas) de acessos simultaneos são muito bem suportados e administrados por esses sitemas nos dias de hoje...

resumindo e reafirmando, ainda acho a melhor opção...



Esse é o ponto que eu tenho em mente. A forma que o amigo NLSOLUCOES descreveu e pratica, mostrou ser eficaz. Como ele fez, não é apenas sair jogando num servidor, mas ter o cuidado para o sistema não ficar off-line.

Acredito também, que não seja necessário migrar do Firebird pro MySQL. Firebird também suporta acesso pela web.


Página 1 de 2 [14 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas