LICENCAS DA APLICACAO

SURI 21/11/2009 15:13:49
#328337
Tenho já concluída uma aplicação de Gestão Comercial,no entanto, quero fixar licenças de uso anual. Usei um truque com a bd: coloquei um tabela licença com 4 campos (dtaact,date; linc,char(15); dtfim,date,renovado,integer).

A aplicação funciona da seguinte forma quanto a licença. Quando se instala a aplicação e roda-se o form licenciar digita-se os 15 caracteres da lic o a app faz a aritmétrica com datafim=dateadd([Ô]m[Ô],12,now) . Até aí tudo bem ele preenche os campos lindamente. Acontece que se for um usuário avançado e malandro, basta adiantar a data do Windows para por exemplo xx-xx-2015, loo a datafim será 2016 e ai acerta novamente o relogio e fica sem pagar lic desde 2009 até 2016 ou até onde quiser entendem malta. Como é elaborado o processo das licenças a nível de programação!
PH1959 21/11/2009 15:44:10
#328344
lol... realmente para a malandragem acima tem uma solução...
é só ter um campo onde vc grave a ultima data/hora de utilização
daí vc bloquerá qqr tentativa de usar o sistema SE a data/hora for anterior a ultima data e hora gravada
SURI 21/11/2009 15:53:11
#328345
Mas neste caso só funcionaria se for eu sempre a instalar aplicação, no caso dele instalar mesmo assim o campo data hora será preenchido com os dados falsos, mesmo sendo data hora
ROBIU 21/11/2009 16:06:12
#328346
Você pode fazer o sistema gerar um código com base na data e hora. Então em cada instante vai ser um codigo diferente para o cliente não tentar usar o mesmo código em outras máquinas. Quando você receber o codigo vai vê a data e hora e manda a chave para liberar. Para isso você vai precisar ter um módulo de liberação. Quando inserir esse código no módulo, ele converte para data e hora. Se a data não for válida você pede para ele ajustar a data do sistema e repete o código. Você pode criar um módulo de equivalencia entre letras e números ex.:
MARCELO.TREZE 22/11/2009 14:48:47
#328358
Ou com seus campos mesmo verifcar a data atual com a data de instalação se a data atual for menor que a de instalação, bloquei o sistema.

INFOSISTEMAS 22/11/2009 17:13:52
#328363
vc coloca um campo em que coloque a data de geração da licença, sendo assim ele adiciona um ano para frente se o cliente adiantar ou atrasar a hora o sistema bloqueia !!
TECLA 22/11/2009 21:29:38
#328372
Resposta escolhida
Citação:

SURI escreveu:
A aplicação funciona da seguinte forma quanto a licença. Quando se instala a aplicação e roda-se o form licenciar digita-se os 15 caracteres da lic o a app faz a aritmétrica com datafim=dateadd([Ô]m[Ô],12,now) .



Ao invés de se trabalhar com o método NOW (que pega o horário da máquina), procure acessar uma página da WEB (como a URL http://www.horariodebrasilia.org/) ou até mesmo a data/horário de um SERVER da rede.

Além disso, procure trabalhar com os dados CRIPTOGRAFADOS para que o usuário [Ô]mais esperto[Ô] tenha dificuldades para manipular estes dados.
GNCNET 13/12/2009 19:48:18
#329621
Como então ler estes dados, informando-os no formulário?
CARLOSBINO 13/12/2009 21:01:04
#329622
No próprio código de licença você pode colocar a data inicial e final e o programa interpreta como sendo válidas as datas que estão criptografadas no código de licença e se a data do sistema não estiver no intevalo o programa para de funcionar e, junto com essa idéia, também pode fazer o programa criar um arquivo com a data da última utilização válida do software, caso o usuário coloque uma data válida anterior a data da última utilização, o programa é bloqueado.
WHELLNET 14/12/2009 07:47:14
#329626
Eu utilizo dois artifícios:
1o. No licenciamento: O sistema gera um chave baseada no serial do HD do cliente. Com essa chave eu gero o serial pra ele instalar o sistema.
2o. Para o Prazo: Com base no serial da maquina eu gero a chave de licença, o qual é criptografada com base na data do licenciamento. Desta forma eu consigo evitar usar uma data referencial do cliente e sim a minha.

Se o cliente, voltar a data do micro, ele consegue acessar os sistema normalmente, porém, nas rotinas de gravação dos registros de nf, cp, cr ele vai conferir se é superior a data da licença, se for superior ele não deixa gravar e pede uma nova licença.
GNCNET 14/12/2009 20:42:18
#329678
Citação:

TECLA escreveu:
SURI escreveu:
A aplicação funciona da seguinte forma quanto a licença. Quando se instala a aplicação e roda-se o form licenciar digita-se os 15 caracteres da lic o a app faz a aritmétrica com datafim=dateadd([Ô]m[Ô],12,now) .


Ao invés de se trabalhar com o método NOW (que pega o horário da máquina), procure acessar uma página da WEB (como a URL http://www.horariodebrasilia.org/) ou até mesmo a data/horário de um SERVER da rede.

Além disso, procure trabalhar com os dados CRIPTOGRAFADOS para que o usuário [Ô]mais esperto[Ô] tenha dificuldades para manipular estes dados.



Ok!
Refiro-me ao exemplo de Tecla, pois é uma forma de checar se o cliente alterou a data do sistema.
A pergunta é como ler estes dados na página da web.
Outra modo é também realizar a liberação da licença via usuario-senha na web.
é possível fazer isto com código xml.
Alguém tem um código assim?
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas