LIMITACOES DE BD ACCESS - QUANDO MIGRAR?

WEBIER 30/06/2010 23:00:48
#346201
Estou vivendo um dilema:

Programo em VB6 e bd ACCESS... comecei por hobby

Hoje ganho um dinheirinho com isso (ou seja, ainda nao vivo de programação)

Um cliente de um pequeno comercio (mini-supermecado) me pediu para fazer um PDV para ele, nada com Cupom Fiscal nao... coisa simples só para controle das vendas mesmo.

Peguei meu projeto, modifiquei e até que ficou legalzinho!

Ai parei para pensar essa semana. Será se o BD ACCESS num vai me dar dor de cabeça daqui uns meses, pois por exemplo em 1 dia geralmente gera uns 300 á 400 registros... to com medo de minha aplicação fica lenta por causa do BD..

Vejo que na minha região, muitas pessoas usam o BD Firebird...

Será se terei obrigatoriamente de mudar ou ACCESS vai dar conta?

Duvidas?
-Quais os pontos mais negativos de usar o bd ACCESS?
-Posso mudar minhas tabelas e dados de Firebird sem precisar recriar e recadastrar tudo?
-Uso DAO em minha programação, mudando para Firebird terei que obrigatoriamente usar DAO?


Agradeço a todos que puderem contribuir!
EPISCOPAL 30/06/2010 23:49:54
#346202
Tenho o mesmo problema que vc .......... e tbem nao vivo de programação ....

só tenho medo que a microsoft, como é cheia de inovação, fazer um bco de dados access ....... competir com os outros ........... pode acontecer issooooo

ai nao vai adiantar migrar ............
ALTAFIN 01/07/2010 08:05:02
#346210
Esperar melhorias do Access pela Microsoft, pode esquecer. A própria empresa hoje encoraja os usuários a migrar suas aplicações para o MSDE 2000, que é o SQL Server gratuito.
Sei que é difícil mudarmos hábitos (eu mesmo ainda reluto um pouco para programar em VB.NET, pois como conheço VB6 melhor as soluções eu desenvolvo mais rápido) mas posso garantir que não vai se arrepender, hoje desenvolvo os produtos usando MSDE 2000 (Não migrei para o SQL Server Express 2005 ou 2008, AINDA!!!!), a base de dados é mais segura que o Access (já que ele é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), coisa que o Access não é). Já vi sistemas também desenvolvidos para usar o MySQL como banco de dados e ficou muito boa a performance do banco de dados, só não posso dizer muito pois ainda não desenvolvi nada com o MySQL como banco de dados.
Mas eu recomendo uma pesquisa sobre o MSDE ou Sql Server Express. A única limitação do MSDE é que o SGBD tem um limite de 2GB por banco de dados, já o Sql Server Express aceita bases de dados com no máximo 4GB.
Maiores informações pode obter no site: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms165672(SQL.90).aspx
[][ô]s
Marcelo Luiz Altafin
JCARLOS 01/07/2010 08:08:25
#346211
Eu abandonei o access já fa tempo e uso o MSDE (sqlserver) para desktop que funciona muito bem para pequenos empreendimentos.
O problema maior seu aí é o DAO. Você teria de de converter pro Ado que é muito melhor e mais eficiente, o que não é difícil de fazer, além do que vc passa a trabalhar com instruções sql.
Onde vc tinha Seek.... você passa a usar o [Ô]select campos from tabela where condição[Ô]
Onde vc tinha Seek, altera reg., Update, voce passa a usar: [Ô]Update tabela set campo=xxx where condição[Ô] (Aqui vc pode alterar um ou um grupo de registros)
Onde vc tinha Seek, delete, voce passa a usar [Ô]Delete from tabela where condição[Ô] (Aqui vc pode excluir um ou um grupo de registros)
Migrei vários sistemas de Dao para ADO. Valeu a pena.
Vc pode optar por outros Bancos de dados também, o que muda é somente o string de conexão. Vc só teria algum problema se usar stored procedures, aí muda de banco pra banco e teria de readaptá-las.
Se precisar mando exemplo de como conectar e como acessar dados e atualizar bd.
Abraços.
FEDERHEN 01/07/2010 08:25:27
#346212
A empresa em que trabalho é uma software-house e usamos o MySql, que vem sendo um ótimo banco.
Ele roda em empresas de porte médio e tem ótimas ferramentas de query como o [Ô]MySql Query Browser[Ô].

Já o Access, com grande quantidade de registros nas tabelas, se perde e corrompe o banco de dados.

Eu também tenho uns freelances rodando no mercado e estou ceriamente pensando em migrar para MySql.
FUTURA 01/07/2010 08:32:46
#346213
hj com sql 2005 e 2008 express, que são bancos fantasticos, não compensa continuar em access, ha uns 2 anos atras, eu comecei a ter problemas em um cliente com rede de 20 micros, mas com movimento muito grande, o access todo dia dav um probleminha, apesar de nunca ter corrompido, como não conecia o sql server, tive q parametrizar o sistema para trabalhar com os 2 bancos ( sql e access), assim pude ir migrando os clientes aos poucos....e ainda dar a opção do liente escolher o banco e cobrar por isto, o que é justo, pois esta colocando pra ele tecnologia de ponta...agora estou colocando também neste sistema a opção de mysql.

Migre o mais rapido possível, pois o access é cheio de surpresas.....
MSMJUDAS 01/07/2010 08:43:44
#346215
Como não sou muito fão do Sql Server e muito menos do Access, eu prefiro o Oracle 10 Express Edition ou Postgresql. O Oracle XE tbm tem o limite de 4 GB, o que não é pouco, e é muito bom tambem na parte de tuning, backup e restore (RMAN), na parte de pl-sql acho que é o melhor entre todos os bancos existentes.

Se vc não pretende gastar dinheiro com licenças de bd e precisa de um banco robusto, recomendo o Postgresql que aliás é bem parecido com o Oracle, acho que é baseado nele se eu não me engano.
LLAIA 01/07/2010 09:02:25
#346220
Resposta escolhida
é como os amigos disseram, não faz sentido desenvolver aplicações em Access que suportem muitos registros. Antigamente, o banco era totalmente fragmentado pra poder suportar uma quantidade maior de registros, e é por isso, que a DAO tem controle de transações no objeto Workspace que pode ter vários objetos Database vinculados a ele e assim vc pode manter uma integridade referencial entre arquivos diferentes, ou então, se criava mais um banco de dados onde ele vinculava todas as tabelas pra poder simplificar um pouco mais. No entanto, tudo isso não é o suficiente para se trabalhar com muito terminais (pra mim o limite é 3), pois o Access é manipulado pelo compartilhamento de arquivos do windows pela rede, e vc pode deparar com muitas surpresas como o FUTURA disse. Por exemplo, tem um cliente de um amigo em que faço suporte, que de uns tempos pra cá, metade do processo do fechamento do pedido tava sendo perdido, e isso tudo gerou até demissão de funcionário responsável pelo estoque. Olha a merda aí.

Uso apenas Access em aplicações monousuário e que o crescimento seja pequeno.

Esse texto é muito bom. http://vbmania.com.br/pages/index.php?varModulo=Detalhe&varID=6743
WEBIER 01/07/2010 14:06:26
#346277
Notei que ninguem comentou sobre o Firebird...

vamos ao que interessa:
-No sentido de facilidade de aprendizado, qual dos 2 seria mais facil (Firebird ou SQL Server)?
-Quais os pontos negativos do Firebird e do SQL Server?
-Ambos são free?
-Tem como converter meu bd access para uma dessas opções sem perder dados e tabelas?
LLAIA 01/07/2010 15:51:13
#346305
No sentido de facilidade de aprendizado, qual dos 2 seria mais facil (Firebird ou SQL Server)?
Acredito que com SQL Server precisamos de mais tempo pra dominá-lo 100% e tirar pleno proveito

Quais os pontos negativos do Firebird e do SQL Server?
Se for o SQL Server, não o Sql Server Express, o maior ponto negativo do SQL Server é o preço, e o Express é grátis e suporta até 4GB o que é suficiente na maioria dos casos. E o SQL Server é só pra windows até onde sei.

Um ponto negativo do Firebird, que deve ser sanado em breve, é a segurança no que tange ao fato de qualquer um copiar o arquivo fdb e colocá-lo em outro PC com Firebird e pegar seus dados, caso a pasta onde o arquivo fdb se encontra não estiver protegida pelo SO. Pois basta vc logar com o SYSDBA em outro PC que vai ser possível acessar. Isso também ocorre também com arquivo de backup fbk.

-Ambos são free?
O Firebird é free em todas as suas distribuições, o SQL server na versão Express.

-Tem como converter meu bd access para uma dessas opções sem perder dados e tabelas?

Sim. O SQL server tem o DTS, e o Firebird tem umas ferramentas free pra isso como o IBPump.

**********************************************
Só com pontos negativos, não é possível tomar uma boa decisão. Vai ter qe pesquisar e estudar pra saber o que bom pra vc.
MARCELOFAZAN 01/07/2010 17:05:48
#346324
Amigo Banco Totalmente Free são Firebird e Postgree

agora nao entendi amigo LLAIA essa posicao [Ô][Ô][Ô][Ô] que deve ser sanado em breve [Ô][Ô][Ô][Ô] o que seria sanado ?

Abs
Marcelo Fazan

Página 1 de 2 [14 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas