MANIPULACAO DE DADOS ARQUIVOS TXT, AJUDA

NADOLOKO 26/10/2012 16:12:04
#412913
Estou iniciando em VB e nao estou conseguindo inseri, alterar ou excluir dados de um arquivo txt. No meu programa mostro o arquivo em formato de tabela através de um datagredview. Segue o exemplo do arquivo txt:

1;ana
2;joao
3;maria
4;jose

Para inserir o usuario digitaria na textbox, por exemplo: inserir(pedro) e, automaticamente chamaria a função inserir e ele seria inserido assim: 5; <nome>, o proximo seria 6;<nome>, e assim sucessivamente.

Para alterar digitaria alterar(2,pedro)e chamaria a função alterar,alterando o joao para pedro

Para excluir bastaria apenas digitar delete(4) chamaria a função delete e a linha do código, no caso 4, seria excluida.

Sei que é pedir demais, mas se algum puder me ajudar com algum dos códigos, me ajudaria muito já. Por favor nao me critiquem, esse trabalho (da faculdade) é maior que isso e o tempo para faze-lo nem tanto.
EDULOCO 26/10/2012 16:59:02
#412921
Resposta escolhida
Não poderia fazer essa mesma ideia de usar o txt como banco de dados e listar as informações num listview? Caso sim pode usar essa ideia que eu usei aqui com uma dica do macoratti


Private Sub VerificarRastreio_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
Try
Dim SR As New StreamReader([Ô]rastreios.txt[Ô])
Dim strTemp() As String
Do While SR.Peek <> -1
Dim LVItem As New ListViewItem
strTemp = SR.ReadLine.Split(Chr(9))
LVItem.Text = strTemp(0).ToString
ListView1.Items.Add(LVItem)
LVItem.SubItems.Add(strTemp(1).ToString)
LVItem.SubItems.Add(strTemp(2).ToString)
LVItem.SubItems.Add(strTemp(3).ToString)
Loop
SR.Close()
Catch ex As Exception
MsgBox([Ô]Erro ao ler o arquivo texto.[Ô] & ex.Message)
End Try

End Sub


Segue o link do macoratti que explica : http://www.macoratti.net/10/10/vbn_lvt.htm

Ele demonstra como o txt está e tudo mais, eu fiz essa ideia, nesse meu projeto eu fiz a parte de cadastro para preencher o txt, só não fiz uma de deletar ainda. Eu também sou novo na programação, sempre mexi com Perl ... se não der certo deixo a opinião dos nossos parceiros.
NADOLOKO 27/10/2012 08:43:00
#412962
é muito bom amigo o link que me passou, posso até mostrar o meu arquivo txt através da listview e nao da datagriedview como estou fazendo, mas o procedimento para inserir, alterar e deletar digitando na textbox e chamando as funções, esses eu tenho que fazer pois é uma exigencia do trabalho que tenho que apresentar.
EDULOCO 27/10/2012 11:12:45
#412966
Olha NADOLOKO se você for usar o processo em listview, para cadastrar os usuarios incrementando o ID é fácil, o que eu não vou saber fazer é deletar ou alterar dados, já que usaria regex para procurar no banco o que você quer alterar ou deletar.


Segue um exemplo de como eu fiz aqui, pode ser que não seja o que você queira mas dá pra te ajudar um pouco, como eu disse também sou novo e as vezes apanho para fazer, a parte de deletar eu não fiz porque não tive tempo pois estou no trabalho e teria que aprender também, deixo essa para os amigos do fórum, se quiserem aproveitar o meu script que deixo aqui para editar e reenviar podem aproveita-lo.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas