O QUE E VARIAVEL DE AMBIENTE?

MARCOS 26/10/2012 16:40:28
#412915
Boa tarde,Pessoal!
Ao instalar um SDK do ANDROID em um computador (Windows Vista).
No procedimento de instalação,solicita-se que [Ô]Antes[Ô] se
modifique algumas [Ô]variáveis de ambiente[Ô].
Minhas dúvidas:

1.) Eu já pesquisei e percebi o que são as variáveis de ambiente.Mas,não entendi é qual a utilidade
destas variáveis para quem desenvolve.Ou seja,em que situações é necessário mudar estas variáveis.
Algum colega pode esclarecer???

2.) Existe algum risco em eu modificar as variáveios de ambiente de meu computador,para satisfazer as exigências
do SDK do Android?????


ALEVALE 26/10/2012 16:51:28
#412918
Bom de cabeça variaveis do ambiente, são variaveis que fazem o [Ô]armazenamento[Ô] de alguns dados do computador.
Tais como nome do usuário, tipo de processador, diretório de programas etc, para testar você pode ir no [Ô]DOS[Ô] (INICIAR-EXECUTAR-CMD[Ô] e dar um [Ô]SET[Ô] você irá ver as variaveis de ambiente do seu computador.

2 - Bom em algumas vezes eu já alterei para surprir minhas necessidades ou até mesmo criei, ao meu ver não teria muito problema claro, depende também do que você irá alterar.
OCELOT 26/10/2012 17:09:46
#412923
Resposta escolhida
No caso do Android eu diria que é para facilitar o uso de certos programas do SDK, e até mesmo para que alguns programas consigam encontrar estes programas do SDK, já que geralmente é tudo feito pelo prompt de comando, então incluir o caminho delas na variável PATH vai fazer com que eles sejam reconhecidos sem você precisar estar na pasta deles

Eu diria que não tem problema nenhum mudar elas, no Windows não tem muitos programas que usam as variáveis de ambiente, o mais comum é mesmo ferramentas de desenvolvimento pedirem isso, ou certos programas Java que pedem a variável JAVA_HOME
AJSO 26/10/2012 19:51:00
#412931
Caro MARCOS

Na propriedades do sistema te ma aba AVANÇADAS

e um botão abaixo [Ô]Variáveis de Ambiente[Ô]

Ao fazer a instalação de Qualquer SDK de desenvolvimento será apontado algumas configurações para variáveis que serão acessadas pelo windows ou pela plataforma ou IDE que você trabalhar no windows....................

se acessar qualquer um das configuráveis terá o NOME DA VARIÁVEL e o VALOR DA VARIÁVEL.......................

toda a vez que acessar o aplicativo ou conjunto de aplicativo estas variáveis terão linhas de comando acessiveis ao seu uso no windows................


Boa sorte
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas