MENU E SUBMENU

MANCKENNA 10/08/2009 10:19:26
#319438
Prezados Amigos

O programa abaixo é didático de um livro para [Ô]Iniciante[Ô] e é composto dos seguintes objetos:

- frMenu
- lblMenu
- Menus : File,Color,Message
- SubMenu : File...exit , Color...blue...green...red,Message...initial message...vb simple...programming is fun

As Opções:

Quando eu clico em File tenho a opção do submenu [Ô]exit[Ô] ( o programa sai)
Quando clico em Color tenho a opção de escolher os submenus Blue,Green,Red, (os textos trocam de côres)
Quando eu clico em Message tenho a opção de escolher os submenus : Intial Message,VB Simple,Programming is Fun
(os textos são trocados)

Mas só estão funcionando as duas primeiras opções , quando clico na terceira opção e escolho uma delas aparece o seguinte erro:

mnuMessageProgramming.Checked = False [ô]<<<ESTA LINHA ESTÁ FICANDO AMARELA E ESTÁ APARECENDO
mnuMessageSimple.Checked = True [ô] ERRO [Ô]RUN-TIME ERROR 424 OBJECT REQUIRED[Ô]

O código :


Private Sub mnuColorBlue_Click()
lblMenu.BackColor = vbBlue [ô]Pinta a legenda Blue e marca a opção de
mnuColorBlue.Checked = True [ô]menu Blue. Verifica se as opções Red
mnuColorGreen.Checked = False [ô]e Green estão desmarcadas
mnuColorRed.Checked = False
End Sub
Private Sub mnuColorGreen_Click() [ô]Pinta a legenda Green e marca a opção de
lblMenu.BackColor = vbGreen [ô]menu Green. Verifica se as opções Blue
mnuColorBlue.Checked = False [ô]e Red estão desmarcadas
mnuColorGreen.Checked = True
mnuColorRed.Checked = False

End Sub

Private Sub mnuColorRed_Click() [ô]Pinta a legenda Red e marca a opção de
lblMenu.BackColor = vbRed [ô]menu Red. Verifica se as opções Blue
mnuColorBlue.Checked = False [ô]e Green estão desmarcadas
mnuColorGreen.Checked = False
mnuColorRed.Checked = True

End Sub
Private Sub mnuFileExit_Click()
End
End Sub

Private Sub mnuMessageInitial_Click() [ô]Altera a mensagem de legenda para mensagem
lblMenu.Caption = [Ô]Select a Menu Option[Ô] [ô]Original e marca a opção de menu apropriada
mnuMessageInitial.Checked = True [ô]Verifica se as outras opções estão desmarcadas
mnuMessageProgramming.Checked = False
mnuMessageSimple.Checked = False
End Sub

Private Sub mnuMessageProgramming_Click() [ô]Troca a mensagem de legenda por uma mensagem
lblMenu.Caption = [Ô]Programming is Fun![Ô] [ô]Substituta e marca a opção de menu apropriada
mnuMessageInitial.Checked = False [ô]Verifica se as outras opções estão desmarcadas
mnuMessageProgramming.Checked = True
mnuMessageSimple.Checked = False

End Sub

Private Sub mnuMessageSimple_Click() [ô]Troca a mensagem de legenda por uma mensagem
lblMenu.Caption = [Ô]VB is Simple![Ô] [ô]Substituta e marca a opção de menu apropriada
mnuMessageInitial.Checked = False [ô]Verifica se as outras opções estão desmarcadas
mnuMessageProgramming.Checked = False [ô]<<<ESTA LINHA ESTÁ FICANDO AMARELA E ESTÁ APARECENDO
mnuMessageSimple.Checked = True [ô] ERRO [Ô]RUN-TIME ERROR 424 OBJECT REQUIRED[Ô]

End Sub


APROVEITO PARA PERGUNTAR ESTES CÓDIGOS TEM COMO APARECER COM AS LINHAS NUMERADAS..1LINHA ,2LINHA,3LINHA.........ETC ?

X16X 10/08/2009 14:12:41
#319458
Citação:

mnuMessageSimple.Checked = True [ô] ERRO [Ô]RUN-TIME ERROR 424 OBJECT REQUIRED[Ô]



De primeira mao o que consigo lhe dizer que que voce nao coloco o objeto (mnuMessageSimple) na tela ou se coloco nao mudo para o nome , mnuMessageSimple.


Flw's
TECLA 10/08/2009 15:29:21
#319464
Resposta escolhida
Observe no Menu Editor se há algum controle com a propriedade Name igual a mnuMessageProgramming.

Exemplo de Menu Editor:


Dica:
Se o nome do menu estiver correto, substitua a rotina abaixo...
mnuMessageProgramming.Checked = True


...por esta:
mnuMessageProgramming.Checked = Not mnuMessageProgramming


Qualquer dúvida poste aí!
DANIKULL 10/08/2009 19:44:47
#319510
MANCKENNA, boa noite....

O que está ocorrendo é o seguinte. Quando você clica em qualquer item do Message ele checa todos os sub-menus e verifica qual esta marcado para poder desmarcar e marcar o que você clicou no momento e isto esta ocorrendo porque este nome foi definido na programação porem não existe este objeto. O que você tem que fazer e definir o nome do objeto.,

1. Va no meno editor e selecione o sub-menu com caption: mnuMessageProgramming
2. Verifique se a propiedade Name esta igual á: mnuMessageProgramming

Se não a programação nunca vai funcionar e sempre dara este erro, ok???

Qualquer dúvida poste novamente.



MANCKENNA 10/08/2009 20:02:08
#319512
Meu amigo fiz exatamente como você disse e funcionou perfeitamente o [Ô] VB is Simple[Ô] aparece normalmente, porém quando eu clico em [Ô]Programming is Fun![Ô] nada acontece , e quando eu clico em [Ô]Initial Message[Ô] aparece erro Run-Time Error 424[Ô] ....confesso que fiz algumas tentativas mas não consegui compreender ainda ..a lógica ........e o sistema não funciona...100%


Obs: Como faço para copiar e colar aqui um objeto ?
DANIKULL 10/08/2009 20:28:48
#319513
MANCKENNA, boa noite.

Vamos la do início.
Eu fiz seu projeto da forma que postou, e funcionou perfeitamente por isso a única coisa que percebi quanto ao erro mencionado é você ter errado na hora de escrever o nome do menu, por isso que quando você clica neste sub-menu nada acontece e quando você clica em outro sub-menu do menu Message, acontece este erro, é porque o VB não encontrou o objeto no qual precisa executar a linha programada. Mais para que possamos ver melhor e localizar este erro, zipa o projeto e coloca ele aqui, assim, nos daremos uma olhada nele e lhe reportaremos em seguida onde esta o erro, ok?????
MANCKENNA 10/08/2009 21:40:56
#319517
Citação:

DANIKULL escreveu:
MANCKENNA, boa noite.

Vamos la do início.
Eu fiz seu projeto da forma que postou, e funcionou perfeitamente por isso a única coisa que percebi quanto ao erro mencionado é você ter errado na hora de escrever o nome do menu, por isso que quando você clica neste sub-menu nada acontece e quando você clica em outro sub-menu do menu Message, acontece este erro, é porque o VB não encontrou o objeto no qual precisa executar a linha programada. Mais para que possamos ver melhor e localizar este erro, zipa o projeto e coloca ele aqui, assim, nos daremos uma olhada nele e lhe reportaremos em seguida onde esta o erro, ok?????



Ai está : C:DocumentsandSettingsAdminMeusdocumentosacgVBPassoaPassofrmMenu.rar
Formato de arquivo rar inválido ! ??????????

Zipei mas está dizendo formato inválido.....
TECLA 10/08/2009 21:42:49
#319519
Compacte com a extensão .ZIP e tente novamente.
MANCKENNA 10/08/2009 21:48:13
#319524
Zipado , o arquivo tem 4kb e não consigo inseri-lo dá erro [Ô][Ô]Formato de arquivo rar inválido !.
[Ô][Ô] preciso enviar por e-mail tem como me indicar um ?
TECLA 10/08/2009 22:06:47
#319526
Compacte com a extensão .ZIP e tente novamente.
Arquivo .RAR não é aceito no site.

Caso não consiga, poste o arquivo .RAR no www.rapidshare.com e depois deixe o link para DOWNLOAD aqui.
MANCKENNA 10/08/2009 22:24:41
#319528
OK ai está :
Página 1 de 2 [13 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas