NAVEGAR NO BANCO DE DADOS

EABREU 02/10/2012 08:49:01
#410998
Olá pessoal,

Estou utilizando o código abaixo fornecido pelo nosso colega OMAR2011 para acessar um banco de dados em access com VB.net 2010.
Todo esse trabalho é para refazer um programa feito em VB5 com comandos SQL (Update, Select, Edit, Delete, next, previous, etc) e a cada passo eu encontro dificuldades de encontrar o comando similar para o que foi já foi feito.
Para que eu não fique a todo hora postando duvidas sobre como fazer, alguém teria alguma indicação de literatura, tutorial, apostila, exemplo de código, etc que resolva o meu problema?
Para o programa abaixo eu ainda preciso descobrir como navegar nos registros encontrados e realizar operações de Delete, Update e Edit.
Agradeço sugestões.

Dim strConn As String = [Ô]Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=E:\Northwind.mdb[Ô]

[ô]define o objeto OledbConnection usando a string de conexão

Dim conexao As New OleDbConnection(strConn)
conexao.Open()
[ô]define a instrução SQL que será usada para extrair as linhas da tabela Authors

Dim sql As String = [Ô]Select * From Clientes[Ô]

[ô]cria o objeto OleDbCommand

Dim comando As New OleDbCommand(sql, conexao)


Dim dr As OleDbDataReader = comando.ExecuteReader
If dr.Read Then

txtCodigoUsuario.Text = dr([Ô]Codigo[Ô])
txtNomeUsuario.Text = dr([Ô]Nome[Ô])
End If
dr.Close()
conexao.Close()


Obrigado,

Edson
KURTGU 02/10/2012 08:57:29
#410999
Aqui no site o que voce mais encontra e exemplos desses comandos da uma pesquisada nos Exemplos postados....em acess e o que mais se tem...
EABREU 08/10/2012 07:49:30
#411477
Olá pessoal,

Eu procurei nos arquivos do forum, e em outras páginas da internet, mas não encontrei algo parecido com o código que já estou utilizando.
Se alguém puder me ajudar agradeço.
Basta apenas um exemplo de editar os dados e de avançar nos registros e depois espero concluir o restante.

Obrigado,

Edson
EABREU 07/11/2012 16:30:39
#413730
Olá pessoal,

Voltando a trabalhar no meu programa, encontrei a solução para o botão [Ô]next[Ô] do meu form que deve mover para o próximo registro. Segue abaixo:

Private Sub cmdNext_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles cmdNext.Click
dr.Read() [ô]move para o proximo resistro
LblCodProduto.Text = dr([Ô]CodDekafix[Ô]) [ô]atualiza valor com dado do registro atual
RegAtual.Text = Int(RegAtual.Text) + 1 [ô]atualiza contador para saber quantos registros foram lidos
End Sub

Porém, segundo varios artigos e sites em que procurei, não tem como fazer um pulo para o registro anterior.
Uma opção que pode ser utilizada seria o [Ô]BindingNavigator[Ô].
Além de estudar como configurar este componente, a minha dúvida é se utilizando este recurso não corro o risco de alterar o banco de dados quando estiver navegando e em algum instante um dos campos que forem apresentados forem alterados.
Alguém tem alguma sugestão/comentário?

Obrigado,

Edson
OMAR2011 07/11/2012 17:17:49
#413734
Resposta escolhida
Vou colocar a sua disposição de como movimentar registro de uma tabela
usando SQL.

Vou fazer aqui um pequeno projeto para testar,ai você decide o deve aproveitar.

Pode esperar que vou postar.
Valeu.
OMAR2011 07/11/2012 18:57:09
#413738
Está ai o projeto simples,com movimentação de registro.Basta executar.
Quanto ao resto ai é com você.
Valeu
EABREU 08/11/2012 08:41:23
#413765
Excelente!

Obrigado OMAR2011.

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas