NIVEL DE ACESSO PERMISSOES SQL OU ACCESS

MHDSERAFS 08/07/2011 00:20:35
#378726
no banco de dados sql tenho as seguintes tabelas
usuarios - campos: id_nome,nome,senha,ativo, id_perfil
empresa - campos: id_empresa,empresa
perfil - campos: id_perfil,perfil
Rotinas - Campos: id_rotina, rotina, id_permissoes
permissoes- Campos: id_permissoes, incluir(true/false) , alterar(true/false) , excluir(true/false)

sou novo em vb.net e gostaria de usar o treeview + listview + checkboxlist
no listview - carregar os usuarios - isto ja estou fazendo
no checkboxlist - carregar as empresas - isto já estou fazendo
agora no treeview que começa a minha dificuldade:
gostaria de carregar as rotinas e as permissoes das rotinas

exemplo: no pai - cadastro de funcionário
no filho - incluir, alterar, excluir

depois de carregar estes dados como gravar nas tabelas estas informações e como verificar se o usuario tem permissão ou não. gostaria de fazer tambem com o ckeckboxlist - empresa, pois terá usuarios que poderam acessar algumas empresas e outras não.
ou seja no login o usuario terá acesso a apenas as informações daquela empresa cadastrada
tambem gostaria de usar o perfil - é mais para facilitar, por exemplo: quando selecionar o perfil adm todas as opções do treeview estarao habilitadas , mas podendo altera-las e o mesmo vale para os demais perfis..

grato....
LUIS.HERRERA 13/07/2011 08:44:32
#379027
Achei bem interessante a estrutura que montou, escrevi para parabenizá-lo pelo layout e estrutura das permissões, só tenho um comentário. A parte de senha não deveria ficar nessa tela, pois assim o usuário terá de estar junto ao TI quando for cadastrado. Acho que o melhor seria ter uma tela só de cadastro da senha, ativado na inicialização do sistema para usuários novos (sem senha) e também por um menu interno (Usuários - Trocar Senha) para manutenção periódica.

Assim separa a parte administrativa do sistema, dos dados individuais do usuário (fornecidos por ele).