NOVA TABELA DE NCM

NILSONTRES 16/05/2022 12:13:32
#499855
Por essas e outras não fechamos mais contratos para sistema de NFE, mas temos 6 clientes que não é possível abandonar.
Tenho uma tabela de NCM que esta defasada, entraram novos e foram eliminados outros, acontece que na antiga eu tinha também as alíquotas da lei 12741, nem me lembro onde consegui na época.
Mas agora só encontro a nova tabela sem essas alíquotas, alguém tem ou sabe onde posso encontrar uma igual e atualizada ?, ou como voces estão se virando com isso ?.
Obrigado
FUTURA 16/05/2022 16:10:36
#499856
Vc não pega no site do IBPT ?
MARCELOKROL 17/05/2022 08:16:17
#499860
Para deixar bem claro ao autor do tópico e também para quem caiu aqui de paraquedas , o IBPT não é a tabela oficial utilizada pelas SEFAZs nas validações das NFEs. A tabela oficial pode ser encontrada aqui .
O IBPT é um instituto que faz a mensuração dos impostos aproximados, e os disponibilizam para os lojistas, incluírem os mesmos nas notas fiscais. O que acontece é que as softhouses (incluindo eu), adoram por padrão, baixar a tabela, e importar o CSV para o sistema, mas ressalto que a mesma não é a oficial.
Nesse link tem um podcast, onde alguns integrantes do IBPT conversaram com o Daniel Simões do projeto ACBR. Recomendo escutar.
Como dica para resolver o problema, tenha em seu sistema uma tela onde o usuário possa ele mesmo cadastrar o NCM e as alíquotas pertinentes ao mesmo, desse modo se o IBPT, não estiver atualizado, o usuário pode resolver o problema sozinho.
Dica bÃ'nus: nunca delele a tabela inteira e reimporte a nova, sempre atualize os existentes e adicione os novos, desse modo não perde nenhum registro.
FUTURA 17/05/2022 09:15:27
#499861
Marcelo, concordo com vc, mas nesse link que vc postou, tem download da tabela ?, não achei. E no caso, como ficam os % para a lei da transparencia ?, Sim o IBPT fornece mastigado, o governo exige por lei que saia esses dados informativos, mas não disponibiliza a informação ?, Acredito que deva ter algum canal oficial que teria que disponibilizar esses dados.
MARCELOKROL 17/05/2022 11:09:37
#499862
É somente o IBPT que tem o valor dos impostos. No link que te mandei, também não tem a tabela para baixar , apenas para consulta. Como te disse acima: "Eu também importo o IBPT para o meu sistema", pois até hoje não achei outra tabela "mastigada" (como diz voce), para que seja importada.
NILSONTRES 17/05/2022 17:15:35
#499873
MARCELOKROL,
Só encontrei uma busca pela descrição, o valor das alíquotas não encontrei, atualizar os NCMS extintos com a troca pelos vigentes até não seria tão difícil, embora eu ainda esteja bolando algo, o problema é saber se ouve alterações nas alíquotas e fazer as alterações, não encontro essas alíquotas.
MARCELOKROL 17/05/2022 18:40:27
#499875
Citação:

:
MARCELOKROL,
Só encontrei uma busca pela descrição, o valor das alíquotas não encontrei (...)



Sim, não tem... Só o IBPT que faz esse cálculo de forma genérica, e de acordo com a Lei , dá a entender que o esse cálculo dos percentuais, deve ser feito pelo lojista .
FUTURA 18/05/2022 08:36:48
#499877
Citação:

Sim, não tem... Só o IBPT que faz esse cálculo de forma genérica, e de acordo com a Lei , dá a entender que o esse cálculo dos percentuais, deve ser feito pelo lojista .



Por esse excesso de burocracia, que uma grande parte das notas emitidas no Brasil, são emitidas todas erradas, o coitado do faturista tem que ser meio PHD em cálculos, regras e lei fiscal.
NILSONTRES 18/05/2022 10:48:53
#499878
FUTURA,
Citação:

Por esse excesso de burocracia, que uma grande parte das notas emitidas no Brasil, são emitidas todas erradas, o coitado do faturista tem que ser meio PHD em cálculos, regras e lei fiscal.


Se agente não sabe como fazer esse calculo, imagina nosso cliente.
Vou é manter as alíquotas que já tenho na tabela atual e alterar só os NCM.
FUTURA 18/05/2022 16:01:27
#499883
Citação:

Se agente não sabe como fazer esse calculo, imagina nosso cliente.
Vou é manter as alíquotas que já tenho na tabela atual e alterar só os NCM.


Pra ser sincero, ninguém esquenta muito a cabeça com isso não, sempre pego a do ibpt, que é o layout que tenho rotina no sistema para importação, e esta bom demais..
NILSONTRES 19/05/2022 08:41:33
#499891
Citação:

Pra ser sincero, ninguém esquenta muito a cabeça com isso não, sempre pego a do ibpt, que é o layout que tenho rotina no sistema para importação, e esta bom demais..


Exatamente o que vou fazer.
Como sempre no Brasil a questão tributaria é vai que vai. É por isso que os grandões, como por exemplo a Havan disse que precisa simplesmente de 5 contadores e 5 advogados só para resolver buchas fiscais onde os próprios fiscalizadores tem duvidas.
Faça seu login para responder