O TORMENTO DO BKUP EM APLIC DESKTOP

NILSONTRES 03/04/2013 16:55:02
#421473
Por mais que vc faça, sempre a possibilidade de falhas, se vc colocar para bk a cada 5 minutos, pode acontecer algo com o hd entre esses 5 minutos.
Vi um sistema que tinha hd espelhado, e acho que é isso que os sistemas de grandes supermercados e empresas fazem, só pode ser.
Mas já tentei isso umas 50 vezes, nunca consegui espelhar , até cheguei fazer aparecer como espelhado um HD, mas as copias mesmo, não apareciam nesse hd espelhado, ou eu não sei como isso funciona, ou é lenda ?
Alguem já fez isso, fora isso, o que vcs acham mais seguro, faço bk de meus sistemas, via web e hd off, mas como eu disse tem esses pequenos intervalos, como fica ?

Por favor pessoal, postem vossas experiencias, não é a primeira vez que toco nesse assunto, e sempre é muito desprezados pela maioria, por incrível que pareça.
Abraços
SAMUKA 03/04/2013 20:10:09
#421476
NILSONTRES, infelizmente não existe solução perfeita. Em todos os casos vai encontrar furos.
O HD espelhado num servidor local, acredito eu, possa funcionar bem. Mas pelo que conheço, não é o seu sistema que deve gerir o espelhamento, isso deve ser controlado no Sistema Operacional.
O grande e antigo problema , seu cliente vai pagar pela melhor solução? Na maioria das vezes, não.
FELLIPEASSIS 03/04/2013 20:18:23
#421477
bom pelo que eu sei nao dá para vc fazer backup remotamente senão nao existiria sqlinjection, o bom é vc ter um servidor para atender o banco de dados
e criar um gerenciador de backups com um Job que faz o backup automático tem um site só que é em Ingles http://sqlmag.com/
lá vc encontra tudo que necessita isso é apenas uma ideia abç...
OCELOT 03/04/2013 22:08:59
#421482
Resposta escolhida
Se precisa de garantia que vá sempre ter uma cópia o espelhamento do HD é o ideal, ele pode ser feito tanto por software quanto por hardware com uma controladora RAID, mas em ambos os casos você não vê os arquivos espelhados, pra você aparece apenas como 1 HD.

No caso se for feito por software pelo próprio Windows você vai ver que quando inicia o Windows aparece a opção para escolher por qual HD dar o boot, vai aparecer como se tivesse mais de um Windows instalado, se der problema em um dos HDs é assim que você consegue acessar o outro.

Se for por hardware por uma controladora RAID eu não tenho muita certeza mas acho que quando um dos HDs falharem ele não vai deixar iniciar até este HD ser substituído e o volume ser reparado, quando ele vai copiar todos os dados de novo de um HD para o outro.

Uma coisa muito importante para o caso de espelho é nunca usar HDs Western Digital a menos que sejam os modelos próprios para RAID, pois os modelos normais possuem um recurso de recuperação de dados que pode demorar um pouco quando o HD detecta um problema em algum setor e tenta se reparar sozinho, o que pode fazer a controladora RAID derrubar o volume por causa de um dos HDs não responder no tempo esperado.

Em qualquer caso, se quer segurança tem que lembrar que HDs possuem vida útil limitada, o ideal seria trocar os HDs depois de alguns anos de uso, no servidor da empresa que trabalho os HDs eram espelhados, não foi perdido nada pois conseguimos passar tudo para outro HD mas os dois HDs estão praticamente inutilizados, um deles mal é reconhecido e o outro está muito lento, isso porque acho que eles já tem uns 4 anos de uso, e como o servidor não estava dando conta trocamos o PC todo por um mais potente.

E sempre é bom ter o backup externo também, se for possível ser online seria até melhor, pois de nada vai adiantar um servidor com HDs espelhados se acontecer de roubarem a máquina, sem contar que é sempre bom ter algumas versões dos backups já que sempre pode acontecer de alguém fazer besteira e precisarem recuperar dados do backup.
NILSONTRES 03/04/2013 23:58:13
#421486
OCLEOT,
é isso mesmo, eu pensava que eu iria ver os arquivos la, vou fazer os testes novamente, os dois devem ser iguais, sera que até a marca deve ser igual ?
Eu faço backup esterno também, mas quero deixar essa decisão por conta dos clientes, vou explicar como funciona o espelho, se eles não quiserem, então lavo minhas maõs quanto a perda de dados nesses intervalos de Backup.
Citação:

No caso se for feito por software pelo próprio Windows


Foi isso mesmo que fiz.
Obrigado por enquanto.
NILSONTRES 12/04/2013 18:26:21
#421877
OCELOT,
Beleza,
Minha placa mãe tem controladora RAID, mamão com açucar espelhar deu certinho.
Agora, vi que muitas maquinas , inclusive semi novas, não tem controladora, sera que se eu comprar uma placa terei a mesma
facilidade ?
Alguem já comprou e utilizaou ?
OCELOT 12/04/2013 20:11:35
#421885
Nunca usei placas externas para fazer isso então não posso dizer muito, mas no servidor do meu serviço não tem suporte a RAID então fiz por software mesmo pelo Windows e funcionou de boa.

Quanto aos HDs acho que não tem problema serem de marcas e até tamanhos diferentes, sei que dá para criar o espelho mesmo assim, mas não posso dizer com certeza se não pode acontecer algo. Mas o importante é não ser Western Digital a menos que seja a versão para RAID deles.
NILSONTRES 12/04/2013 22:21:30
#421888
Citação:

Quanto aos HDs acho que não tem problema serem de marcas e até tamanhos diferentes


Exatamente, fiz com 1 de 80 e outro de 160 gb, embora sempre disseram os posts que pesquisei que não era possivel.
Citação:

Nunca usei placas externas para fazer isso então não posso dizer muito, mas no servidor do meu serviço não tem suporte a RAID então fiz por software mesmo pelo Windows e funcionou de boa.


Os comentarios, é que via windows, costuma dar muito pal.
Vou tentar via Windows então com essas maquinas que não tem RAID.
FOXMAN 13/04/2013 06:06:55
#421889
Mas a questão é backup de DADOS(SQL) ou de Arquivos(apesar que este ultimo acaba por efetuar o bkp de dados)
NILSONTRES 13/04/2013 09:53:09
#421891
Citação:

Mas a questão é backup de DADOS(SQL) ou de Arquivos(apesar que este ultimo acaba por efetuar o bkp de dados)


Fox,
A prioridade para nós, é claro os dados, mas tudo é replicado no outro HD, e não senti nada em relação a desempenho.
Esse assunto sempre foi , como eu classifiquei o titulo do topico, um tormento, eu nunca me conformei em não ter essa solução, acho incrivel que poucos se interessem pelo assunto, pense: de que adianta um backup bem programado, se existe o intervalo entre eles, tudo vai por agua abaixo se algo acontecer nesse intervalo, tenho verificado que os hd[ô]s atuais duram muito mais que os de uns 5,6 anos atras, talvez por isso menos preocupação.
O material é pouco e não muito didatico na web, por exemplo, quantas vezes eu tentei fazer e não dava certo, ou achava que não havia dado certo, depois que o OCELOT, informou:
Citação:

você não vê os arquivos espelhados, pra você aparece apenas como 1 HD.


Ai sim caiu a ficha, eu achava que apareceria 2 Hd[ô]s, e vc visualisaria os dados la, mas não é, se precisar ver esses dados, coloca esse HD espelhado sozinho, e ele da o boot normal.Obs:Se vc iniciar um desses hds só na maquina, o espelho ou o espelhado utilizando na bios a configuração RAID, esse espelho é quebrado.No caso, desabilite o RAID, inicie, veja os dados, recupere etc. Depois conecte os dois, e habilite novamente o RAID.Isso com placa mãe que possua RAID eo espelhamento tenha sido feito por ela, agora espelho feito via windows, já não sei bem como funciona.
Assunto super essencial para nós, vamos debater, eu ainda estou com dificuldades no que tange a fazer via windows.

OCELOT 13/04/2013 21:27:03
#421906
é bem normal você não sentir diferença de desempenho com RAID, porque ele só lhe da ganho de desempenho, porém com espelhamento, que é chamado de RAID 1 você ganha principalmente segurança, o desempenho você ganha apenas na leitura, pois ele pode dividir a leitura entre os dois HDs, já a gravação você não ganha nada pois ele tem que gravar nos dois, mas pelo menos não perde nada também.

Mas existem outras formas, como por exemplo o RAID 0, que junta dois HDs como se fosse um só, dois de 500gb são exibidos no PC como apenas 1 de 1tb, com isso você ganha desempenho tanto na leitura quanto na escrita, porém não ganha nada em segurança.

Tem também o RAID 10 ou RAID 1 + 0, que é a mistura destes dois modos, só que precisa de pelo menos 4 HDs.

Existe também alguns modos que usam um esquema de paridade que faz com que ele possa recriar um disco que tenha dado defeito através das informações dos outros discos.

Então as possibilidades são muitas, tudo depende do que realmente é a necessidade da pessoa, no meu PC mesmo tenho 2 HDs de 500gb em RAID 0 pois eu queria performance e não segurança, agora coloquei um SSD no lugar deles mas ainda mantenho eles assim pela praticidade de aparecerem como um disco só de maior capacidade.
Página 1 de 2 [15 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas