OBJETOS EXTRAS CAUSANDO PROBLEMAS

MARIOANDRADE 09/01/2015 01:05:18
#443674
Meus amigos, recentemente criei um tópico sobre alguns programas que só funcionavam no pc onde foi criado, graças ao Marcelo-Treze que deu a dica de instalar como
administrador eu resolvi o problema, só que ficou uma grande dúvida devido a isso vir acontecendo de uns tempos pra cá.

Andei pensando se o uso de controles como ChameleonButton, UzerBunttonz, LoozeXP, dentre outros objetos que tornam a aparência dos programas mais amigáveis poderiam causar conflitos ou incompatibilidade na hora de instalar, outro dia criei um programa usando um tipo de caixa de texto chamada txt, esse componente eu peguei aqui mesmo no vbmania, achei muito útil pois vem com um monte de máscaras prontas como telefone, cpf, cnpj etc, pois bem, fiz o programa todo sem nenhum problema, depois que criei o executável ele simplesmente ficava com todas as txt's pretas, resultado, tive que trocas todas as txt's por textbox comuns.

Minha pergunta é, alguém já passou por isso, gostaria de saber dos mais experientes se estou certo em
usar apenas componentes do próprio vb6 sem ficar inventando muito.


Desde já agradeço a todos que possam contribuir.

MARCELO.TREZE 09/01/2015 12:25:48
#443680
Resposta escolhida
Bom como já conversamos, e com o dever de deixar estas experiencias para o colegas que estão começando, eu tenho seguinte opinião, você pode até usar componentes de terceiros, mas não aconselho a exagerar, usar vários componentes diferentes em um mesmo programa, pois poderão haver conflitos, o segredo é testar os componentes separadamente, se você não notar nenhuma interferência no programa, poderá mante-lo, mas particularmente eu prefiro usar os usercontrols do componente, assim se der erro poderei identifica-lo no código fonte, eu procuro criar funções ou até mesmo controles personalizados usando os próprios componentes do visual basic, ex: a caixa de texto com formatação, eu possuo uma função que você cria a mascara que quiser no textbox, e determina se ele vai aceitar só texto, ou só números, eu poderia jogar esta função em um user control com um textbox, pronto teria a minha textbox personalizada, já pensou ([Ô]txtreze.txt[Ô]), rs mas é isso, existem diversos componentes na web, porém muito deles ainda possuem bugs, mas outros são simplesmente perfeitos.
DAMASCENO.CESAR 09/01/2015 19:38:01
#443689
Como o MARCELO-TREZE já disse, é melhor usar os controles nativos, já passei por problemas por causa do uso de controles de terceiros. deu pau no meu HD e só consegui salvar o fonte, então os controles que tinha na minha maquina eu perdi e por ser um programa antigo, nao consegui encontrar novamente os controles, tendo que substituir todos depois! maior dor de cabeça kkk
MARIOANDRADE 09/01/2015 20:13:13
#443690
Citação:

:
Bom como já conversamos, e com o dever de deixar estas experiencias para o colegas que estão começando, eu tenho seguinte opinião, você pode até usar componentes de terceiros, mas não aconselho a exagerar, usar vários componentes diferentes em um mesmo programa, pois poderão haver conflitos, o segredo é testar os componentes separadamente, se você não notar nenhuma interferência no programa, poderá mante-lo, mas particularmente eu prefiro usar os usercontrols do componente, assim se der erro poderei identifica-lo no código fonte, eu procuro criar funções ou até mesmo controles personalizados usando os próprios componentes do visual basic, ex: a caixa de texto com formatação, eu possuo uma função que você cria a mascara que quiser no textbox, e determina se ele vai aceitar só texto, ou só números, eu poderia jogar esta função em um user control com um textbox, pronto teria a minha textbox personalizada, já pensou ([Ô]txtreze.txt[Ô]), rs mas é isso, existem diversos componentes na web, porém muito deles ainda possuem bugs, mas outros são simplesmente perfeitos.



Pois é amigão, eu já vi sua função pra formatar a textbox, eu até uso algumas mas não é tão completa.
Como eu estou tendo problemas com TODOS os programas criados em VB6 (chegando a desanimar de verdade) eu vou criar um
só com componentes básicos, não vai ficar como eu gosto mas pelo menos não vai ter erros.
Vou esperar mais alguns usuários postarem alguma experiência e depois encerro, mas já estou decidido a não usar mais controles
adicionais só para melhorar a aparência, usurei apenas se forem extremamente necessários.
RICKSOUSA 09/01/2015 20:24:29
#443691
amigo qual o tipo de mascara que vc quer usar? olha eu uso essa função que o marcelo tbm passou pra mim e vou te falar esta sendo util em qualquer mascara que quero fazer com ela até agora não passei por nenhuma situação que eu não consiga, mais talves a mascara que vc ta fazendo ai não ta dando certo, talves possa ser algum detalhe amigo... poste ai como vc quer fazer, pq tenho certeza que tbm da para fazer com os objetos comuns melhor que usar controles de terceiros, fico no aguardo da sua resposta se eu poder ajudar pode contar, mais se eu não poder tbm garanto que aqui tem muitos caras bons...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas