OFF: ALERTA AOS ANALISTAS DE SISTEMAS

MARCOS 28/11/2015 09:51:52
#454538
Bom dia!
Atualmente,além do conhecimento técnico, é importante que o
profissional que atua na área da TI,tenha uma bagagem cultural
para ser bem sucedido.Por isto,estou postanto algo não técnico,
sobre o que constatei no mercado atualmente.

O alerta:

A remuneração,dos profissionais de TI varia em função de vários
fatores ao longo do tempo.Como estamos vivenciando no Brasil
uma crise econômica, é natural que por causa do desemprego os
'salários oferecidos sejam um pouco menores.

No entanto,o que tenho constatado nestas últimas semanas é muito
preocupante.Vemos,vagas para Analistas de Sistemas ,oferecendo de 2000 a 2500,00/Mês.
Exigindo naturalmente bastante experiência e conhecimento.
Mas,ao abrir hoje um anúncio na mídia.,vi o anúncio hoje,de uma [Ô]grande[Ô] empresa do
mercado de TI,que esta anunciando vaga para Analista de Sistemas.Com
salário de 1500 á 1750,00 !!! (Bruto).Com os descontos cai para bem menos.
Qualquer colega que atua na área,sabe que para se tornar um bom profissional
é necessário investir em : Curso superior,certificações caras,muito estudo ao
longo de vários anos,etc...
Se aproveitando da crise,as empresas de um modo geral ,estão nivelando os
salários dos novos contratados,para o valor mais baixo que elas conseguem.
é desanimador trabalhar com TI,num pais onde as empresas além de não
valorizar os profissionais da área,ainda se aproveitam da crise econômica para
faturar mais,contratando profissionais pelos salários mais baixos o possível.
Só não reduzem os salários,de quem esta trabalhando,pois a legislação brasileira
não permite.Isto é típico dos empresários brasileiros.Ao invés de reduzir custo,
aumentando a produtividade,melhorando processos,etc...,preferem aproveitar a
situação,para [Ô]Se dar bem[Ô].
Estou no fim da carreira de TI,mas se posso dar conselho aos iniciantes:

- Pense 10 veses,antes de entrar na área de TI no Brasil.Ao contrário do que
você houve na televisão,o profissional de TI,não é valorizado.A profissão exige
um enorme investimento em certificações,faculdade,anos de estudo,etc...

- Se mesmo assim,quiser prosseguir,tenho duas sugestões:

- tenha como alvo,aprender inglês o mais rápido possível,e estabeleça como meta,ir para algum pais decente.Na europa ou
na américa do norte. (Faça isto,antes de casar e ter filhos)

- Se junte a colegas de faculdade,e comece a pensar sério em ter sua própia empresa.Não caia na ilusão de investir anos de
estudo,dinheiro,tempo de vida,etc.para depois ser explorado,com um salário igual ao de um técnico.

Obs: Antes,que algum colega ,diga que existem empresas brasileiras que valorizam os profissionais.
Qualquer um que tenha muitos anos de carreira,sabe que estas empresas não
representam nem 1 % do mercado.A Microsoft,O google,IBM,etc...podem até fazer isto,mas no Brasil,
99 % das empresas brasileiras,irão sempre querer contratar o melhor profissional,pelo salário mais baixo
que puderem.

Desabafo:

Somente para terminar,Quero dizer algo que os empresários brasileiros não sabem,e os iniciantes também não.Só
os que tem experiência com TI sabem:

Há muitos formas,de se executar tarefas em TI (Desenvolvimento).é fácil,desenvolver software,que funcione .
Mas,a [Ô]qualidade[Ô] deste sistema,dependerá muito do profissional.Não somente,da capacidade técnica do mesmo.
Mas da vontade do mesmo ,em fazer o melhor.Se esta grande empresa que citei,que oferece 1500 a 1750,00 acha
que esta fazendo um bom negócio,esta se iludindo.Ela certamente,irá encontrar o Analista De Sistemas.Mas,mesmo
que ele seja muito bom no que faz,(E aceite,pois precisa)quando ele estiver,depois de alguns meses [Ô]ralando[Ô] ele
vai se sentir tão abatido,desanimado e desmotivado,etc... que seu trabalho, começara a ser cada vez pior.A longo
prazo,isto se traduzira,em sistemas cheios de falha de toda ordem.

Embora,minha opinião pareça radical,infelizmente ela reflete a realidade do brasil hoje.


NICKOSOFT 28/11/2015 10:37:37
#454539
não acho a opinião radical não, acho bem realista com nossa atualidade.....
DS2T 28/11/2015 10:37:46
#454540
Cara, tá ruim pra todo mundo. (Obviamente, os médicos não são todo mundo... as mães deles estavam certas hahaha)

Me formei em Engenharia, 5 anos ralando. Pra não conseguir nem vaga de Analista. 3000 reais é praticamente utópico. Vi uma vaga esses dias: Analista de Processo. Pagando 2500. Precisava conhecer sobre planejamento e controle de produção, processos de embalagens plásticas, gerenciamento de projeto e riscos e além disso o cara tinha que saber programar e ter [Ô]alto nível de conhecimento de tecnologia da informação[Ô]. Desejável Engenharia.

Eu todo feliz: [Ô]arrumei meu primeiro emprego. Não é possível. Preencho todos os requisitos[Ô]. Enviei o e-mail com currículo e nada. Passado uma semana, enviei novamente, achando que tinha acontecido algo. Depois de um mês perguntei como tava o processo seletivo e só me responderam que estava aberto. E eu não entendendo: Poxa, essa vaga é pra mim, preencho todos os requisitos.

No fim, resolvi pedir um feedback o motivo de não ter sido chamado (sei que não é muito aconselhável, mas realmente, tinha o perfil.). Por fim, bloquearam meu e-mail hahaha E até hoje vejo anunciando a vaga. Só que agora, além disso tudo, tem que ter um Pós uma Gestão de Projetos e 4 anos de experiência (que obviamente, como recém formado não tenho).

Resumindo: Engenheiro com pós: 2500 . Parece até uma piada de mau gosto.

Engenharia, TI... são as formas mais difíceis de ganhar pouco dinheiro.

TI também parece uma piada de mau gosto algumas vagas. Ontem mesmo tava vendo uma que exigia entity framework e nhibernate. Isso pra mim, só demonstra a falta de padronização de projeto da empresa. Algumas pedem Asp.Net e PHP... fala sério.

Eu sinceramente, não sei pra que lado vou. Só dá vontade se trancar no quarto, pegar meu ursinho e chorar. Vou deixar o destino decidir. To atirando, qual acertar primeiro eu vou.
XLEGENDARY 28/11/2015 17:17:44
#454549
Ta dificil mesmo, to no mesmo barco.
além do salário pífio, os afazeres são extremamente absurdos. Regulamentação da area ajudaria nessa questão
como é que uma pessoa muita das vezes recem formada, vai saber 4 ou 5 linguagens diferentes e ainda umas 3 ou 4 de front end ?
fora metodologias ageis , scrum, kanban etc.. ou seja como é que uma pessoa que acaba de se formar tem acesso a isso? faculdade nenhuma no brasil vai passar essa didatica toda.
Mesmo uma pessoa que ja tem uma certa vivencia em TI é dificil saber isso tudo e ainda saber fazer café... ^^
PEGUDO 29/11/2015 08:20:01
#454558
Resposta escolhida
Cara,
Sei que muitos dirão que o radical sou eu, mas a culpa é dos trabalhadores da área que aceitam isso.

Sei que muitos precisam pagar contas, eu mesmo estou desempregado há 6 meses, mas prefiro trabalhar de porteiro na zona sul, recebendo R$ 2.500,00, do que ser amplamente massificado por patrões idiotas que acham que programador e profissional de TI é tudo morto de fome. Essa mídia idiota e esta administração contemporânea de merda que se apossou das diretrizes empresariais foi o começo dessa tormenta. Vamos ver como uma empresa sobrevive sem um profissional de TI hoje em dia.

SEM TI, HOJE EM DIA, O BRASIL MORRE!

Quando os REALMENTE profissionais deste ramo entenderem isso e começarem a não aceitar este tipo de escravidão e desvalorização, inicializando um exílio informal nas empresas, quero ver se o mercado não vai começar a dar valor a esses profissionais.

Claro que isto é um pensamento utópico, mas...
SINCLAIR 29/11/2015 11:04:17
#454559
Colegas,

Eu com concordo com PEGUDO.

SEM TI, HOJE EM DIA, O BRASIL MORRE!

Quando os REALMENTE profissionais deste ramo entenderem isso e começarem a não aceitar este tipo de escravidão e desvalorização, inicializando um exílio informal nas empresas, quero ver se o mercado não vai começar a dar valor a esses profissionais.

Claro que isto é um pensamento utópico, mas...


Eu havia dito em outros posts de teor similar que, sem querer puxar a brasa para nosso lado, somos hoje o pilar do Mundo. Sem nós, tudo pára. Não adiantaria o trabalho dos engenheiros, dos médicos, da administração pública, dos serviços privados e nada de nada.

O único adicional que eu faria ao texto do pegudo seria [Ô]E O MUNDO TODO[Ô]. Trocaria SEM TI, HOJE EM DIA, O BRASIL MORRE! por SEM TI, HOJE EM DIA, O BRASIL E O MUNDO TODO MORRE!.

E a culpa é de nós mesmos, que não nos valorizamos. E da falta de regulamentação que permite que qualquer desinstruido sem saber patavinas de lógica se aventure a construir um aplicativo que diz ser a sétima maravilha do mundo e vende por R$ 45,00 a instalação se sem mensalidade. Resultado: prostitui o mercado e quem comprou não vai ser atendido no que precisa e tomar os verdadeiros profissionais pelo mesmo patamar que o aventireiro de quem [Ô]comprou todo um sistema e nada recebeu[Ô].

Bom domingo a todos!

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas