[OFF] C# OU VB.NET E PORQUE?
na liguagem Delphi, então fizemos um tipo de desafio, digitar [txt-color=#0000f0]VB6[/txt-color] e depois
[txt-color=#0000f0]Delphi 7 [/txt-color] para compararmos os números de páginas encontradas.
Surpreendentemente (ao menos para mim) o Delphi ganhou de forma gritante.
Seguindo o mesmo raciocÃnio fiz o mesmo com C# e VB.NET eo C# foi o Delphi da vez.
Como alguns de vocês sabem estou procurando uma nova linguagem de programação
para ir (aos poucos) abandonando o VB6.
Gostaria da opinião de vocês (aceito opinião de todos mas levarei em consideração apenas
daqueles que conhecem as 2 linguagens) sobre quais as vantagens de programar em C# ou VB.NET e
qual delas é a mais adequada para mim.
Delphi até onde me lembro é procedural, já trabalhei com ele criando uma aplicação e não gostei justamente por ser extremamente fácil. Quase não precisa de programação. Aquilo tava me deixando burro!
Por fim, posso te passar uma lista de coisas pra aprender que vai te fazer sentir orgulho de ser programador:
SQL;
C#;
VB.Net;
C++;
Java;
Pyton;
PHP;
ASP;
Ruby;
Esta lista serve pra todos. Inclusive quem nunca programou. Coloquei SQL na frente porque é inevitável usar! E como muitos se aventuram sem nem saber o que é um banco e pra que ele serve... Então a ordem desta lista com exceção do SQL é independente!
Pronto! aprendendo uma, vai ter uma boa base pra aprender as outras.
Boa sorte!

O Visual Studio, nada mais é que um intermediário. Quando você faz algum programa com uma linguagem [Ô]humana[Ô], como o VB.NET, C#, F# e mais umas 60 outras suportadas pelo Visual Studio, esse programa é convertido para uma outra [Ô]linguagem[Ô] chamada CLS(Common Language Specification). Ele é o que o .NET Framework realmente entende. Então tanto faz qual a linguagem que você usa, para todos os efeitos, em relação ao .NET Framework é tudo a mesma coisa. Esse CLS é então compilado novamente para um outro tipo de [Ô]linguagem[Ô], que se chama MSIL(Microsoft Intermediate Language) e só então vai ser compilado para a aplicação/biblioteca final para ser executado. Essa aplicação nada mais é que um [Ô]interpretador[Ô] de funcionalidades que estão contidas no .NET Framework e é por isso que você precisa ter ele instalado na máquina em que sua aplicação vai ser rodada. é uma explicação superficial, mas já se pode começar a entender.
O que acontece é que C# é considerado muito mais simples que VB sintaticamente. Além de ser muito mais parecida com sintaxes de Java, JavaScript, TypeScript e outras, tornando mais [Ô]universal[Ô]. C# é muito mais popular que VB.NET é de longe a linguagem mais utilizada por programadores .NET.
Se sua maior preocupação é a sintaxe, você ainda tem muito, mas MUITO caminho mesmo. Não por ser iniciante, programadores experientes tem essa mesma dificuldade de sintaxe. Acontece que sintaxe de linguagem é a última preocupação quando se inicia um projeto. Conceitos abstratos, como orientação à objeto, TDD entre muitos outros são a maior preocupação. Além de escalabilidade, velocidade de desenvolvimento, suporte e principalmente manutenção. Cerca de 80% do tempo de vida de qualquer projeto é manutenção. Nunca em 20 anos como programador vi um projeto que entrou em produção e não teve nenhuma alteração ao dia. Nesse quesito, a plataforma .NET é espetacular.
Meu conselho é, aprenda conceitos antes de linguagem. Aprenda como funciona o ciclo de vida de uma aplicação, tanto no desenvolvimento, compilação e execução. Orientação à objetos, frameworks, extensões, ORM e toda essa sopa de letrinhas. Aprenda como funciona a aplicação Web, o IIS e a relação entre ambos. Essas coisas nada envolve programar, são conceitos apenas, mas são eles que tornam o programar algo natural. Pare de enxergar um programa como um monte de código, o código é a parte mais superficial apenas, entender o que acontece depois é muito mais importante. é como dirigir. Se você entender como o carro funciona, dirigir é algo totalmente natural, pois você sabe o que está fazendo. Digitar código é consequência e não causa.
Citação:Delphi até onde me lembro é procedural, já trabalhei com ele criando uma aplicação e não gostei justamente por ser extremamente fácil. Quase não precisa de programação. Aquilo tava me deixando burro!
Eu também fui um desses que jurava que o Delphi não era orientado à objetos. Felizmente isso não é verdade. Delphi é tão Orientado à objetos quanto C# e VB.NET.
[txt-color=#e80000]Qual a linguagem de programação mais usada atualmente.[/txt-color]
Ai tu vai ver.
Citação::
Digite no google.
[txt-color=#e80000]Qual a linguagem de programação mais usada atualmente.[/txt-color]
Ai tu vai ver.

Como puderam ver o Delphi nem aparece aÃ!

Citação::Delphi até onde me lembro é procedural, já trabalhei com ele criando uma aplicação e não gostei justamente por ser extremamente fácil. Quase não precisa de programação. Aquilo tava me deixando burro!
Você deve ter bastante tempo para estudar (e isso é muito bom).
No meu caso se uma linguagem estiver atendendo as minhas necessidades
eu jamais a abandonaria só porque é fácil.
Leva-se tanto tempo para chegar a um bom nÃvel de conhecimento em uma
determinada linguagem de programação que a ideia de não continuar em uma
só por ser fácil chega a ser espantoso.
Tempo é dinheiro e se vc o tem meus parabéns.
Eu optei pelo VB.NET pq já estava acontumado com o VB6 que algumas coisas são 100% iguais.
Estou aqui com várias apostilas, tutoriais, videos para aprender mais sobre C#, mas estou sem tempo.
Citação::
:Delphi até onde me lembro é procedural, já trabalhei com ele criando uma aplicação e não gostei justamente por ser extremamente fácil. Quase não precisa de programação. Aquilo tava me deixando burro!
Você deve ter bastante tempo para estudar (e isso é muito bom).
No meu caso se uma linguagem estiver atendendo as minhas necessidades
eu jamais a abandonaria só porque é fácil.
Leva-se tanto tempo para chegar a um bom nÃvel de conhecimento em uma
determinada linguagem de programação que a ideia de não continuar em uma
só por ser fácil chega a ser espantoso.
Tempo é dinheiro e se vc o tem meus parabéns.
Não fique assustado com isso!
Não é que tenho tempo pra aprender o que quero. é exatamente aquilo que o Kerplunk e eu falamos no inÃcio. Enquanto muitos se prendem a apenas uma linguagem, outros se acertam com [Ô]o conceito[Ô]. e é ele que te da base pra tudo. Se você aprender por exemplo o conceito de orientação a objetos no c#, quando botar os olhos numa codificação em java vai entender de primeira!
Quanto ao Delphi posso afirmar com toda certeza de que é uma IDE maravilhosa! principalmente a versão XE7 (se não me engano) que você pode compilar um projeto pra qualquer plataforma (Windows, Mac, LÃnux, ...). Mas ela é extremamente fácil de se usar! O desenvolvedor programa muito pouco. Um exemplo prático é a conexão que é feita com bancos de dados. E é aà que mora o problema. Todos que conheço que começou programando com Delphi, não conseguem, ou tem muita dificuldade de migrar pra outras linguagens.
http://canaltech.com.br/noticia/programacao/java-e-a-linguagem-de-programacao-mais-utilizada-no-mundo-55819/