[OFF] C# OU VB.NET E PORQUE?

JORGESALES 20/06/2016 21:45:38
#463822
Pessoal, certa vez estava conversando com um amigo que é programador
na liguagem Delphi, então fizemos um tipo de desafio, digitar [txt-color=#0000f0]VB6[/txt-color] e depois
[txt-color=#0000f0]Delphi 7 [/txt-color] para compararmos os números de páginas encontradas.
Surpreendentemente (ao menos para mim) o Delphi ganhou de forma gritante.
Seguindo o mesmo raciocínio fiz o mesmo com C# e VB.NET eo C# foi o Delphi da vez.
Como alguns de vocês sabem estou procurando uma nova linguagem de programação
para ir (aos poucos) abandonando o VB6.
Gostaria da opinião de vocês (aceito opinião de todos mas levarei em consideração apenas
daqueles que conhecem as 2 linguagens) sobre quais as vantagens de programar em C# ou VB.NET e
qual delas é a mais adequada para mim.
ACCIOLLY 20/06/2016 23:01:56
#463824
Resposta escolhida
Pra mim entre VB.Net e C#, você pode aprender as 2! rsrsrs. Já que o Framework é o mesmo... Sabe que depois de um certo tempo não vejo muita vantagem nem desvantagem entre uma e outra! Interessante não? Você poder desenvolver uma dll no vb.net e depois que tá de saco cheio dele poder reutiliza-la no c#, é um bom exemplo disso tudo que to falando. Pra novatos, é claro que pode haver muita diferença, mas, que vão sumindo com o tempo dando espaço apenas para semelhanças! é isso aí! depois de um certo tempo tudo flui naturalmente! Não vou te dizer qual é a melhor porque o importante é que aprenda orientação a objetos.

Delphi até onde me lembro é procedural, já trabalhei com ele criando uma aplicação e não gostei justamente por ser extremamente fácil. Quase não precisa de programação. Aquilo tava me deixando burro!

Por fim, posso te passar uma lista de coisas pra aprender que vai te fazer sentir orgulho de ser programador:
SQL;
C#;
VB.Net;
C++;
Java;
Pyton;
PHP;
ASP;
Ruby;
Esta lista serve pra todos. Inclusive quem nunca programou. Coloquei SQL na frente porque é inevitável usar! E como muitos se aventuram sem nem saber o que é um banco e pra que ele serve... Então a ordem desta lista com exceção do SQL é independente!

Pronto! aprendendo uma, vai ter uma boa base pra aprender as outras.
Boa sorte!
KERPLUNK 20/06/2016 23:18:38
#463826
Não há exatamente vantagens e desvantagens. A coisa funciona assim:
O Visual Studio, nada mais é que um intermediário. Quando você faz algum programa com uma linguagem [Ô]humana[Ô], como o VB.NET, C#, F# e mais umas 60 outras suportadas pelo Visual Studio, esse programa é convertido para uma outra [Ô]linguagem[Ô] chamada CLS(Common Language Specification). Ele é o que o .NET Framework realmente entende. Então tanto faz qual a linguagem que você usa, para todos os efeitos, em relação ao .NET Framework é tudo a mesma coisa. Esse CLS é então compilado novamente para um outro tipo de [Ô]linguagem[Ô], que se chama MSIL(Microsoft Intermediate Language) e só então vai ser compilado para a aplicação/biblioteca final para ser executado. Essa aplicação nada mais é que um [Ô]interpretador[Ô] de funcionalidades que estão contidas no .NET Framework e é por isso que você precisa ter ele instalado na máquina em que sua aplicação vai ser rodada. é uma explicação superficial, mas já se pode começar a entender.
O que acontece é que C# é considerado muito mais simples que VB sintaticamente. Além de ser muito mais parecida com sintaxes de Java, JavaScript, TypeScript e outras, tornando mais [Ô]universal[Ô]. C# é muito mais popular que VB.NET é de longe a linguagem mais utilizada por programadores .NET.
Se sua maior preocupação é a sintaxe, você ainda tem muito, mas MUITO caminho mesmo. Não por ser iniciante, programadores experientes tem essa mesma dificuldade de sintaxe. Acontece que sintaxe de linguagem é a última preocupação quando se inicia um projeto. Conceitos abstratos, como orientação à objeto, TDD entre muitos outros são a maior preocupação. Além de escalabilidade, velocidade de desenvolvimento, suporte e principalmente manutenção. Cerca de 80% do tempo de vida de qualquer projeto é manutenção. Nunca em 20 anos como programador vi um projeto que entrou em produção e não teve nenhuma alteração ao dia. Nesse quesito, a plataforma .NET é espetacular.
Meu conselho é, aprenda conceitos antes de linguagem. Aprenda como funciona o ciclo de vida de uma aplicação, tanto no desenvolvimento, compilação e execução. Orientação à objetos, frameworks, extensões, ORM e toda essa sopa de letrinhas. Aprenda como funciona a aplicação Web, o IIS e a relação entre ambos. Essas coisas nada envolve programar, são conceitos apenas, mas são eles que tornam o programar algo natural. Pare de enxergar um programa como um monte de código, o código é a parte mais superficial apenas, entender o que acontece depois é muito mais importante. é como dirigir. Se você entender como o carro funciona, dirigir é algo totalmente natural, pois você sabe o que está fazendo. Digitar código é consequência e não causa.
JABA 21/06/2016 00:27:05
#463827
Citação:

Delphi até onde me lembro é procedural, já trabalhei com ele criando uma aplicação e não gostei justamente por ser extremamente fácil. Quase não precisa de programação. Aquilo tava me deixando burro!



Eu também fui um desses que jurava que o Delphi não era orientado à objetos. Felizmente isso não é verdade. Delphi é tão Orientado à objetos quanto C# e VB.NET.
JABA 21/06/2016 02:42:23
#463828
Jorge sales, acredito que o critério que foi utilizado não foi o mais adequado. Para o Delphi temos apenas uma palavra que serve para todas as versões, e com isso, nas pesquisas no google, acaba-se pegando todas as versões. E como Visual Basic é uma palavra composta, ela pode vir escrita de muitas maneiras, como vb6, basic, vb, vb_6, vb 6, visual basic, etc. Pra você ter uma ideia, se você digitar apenas vb no google, o delphi perde. Seria justo dessa forma? Também acho que não, pois viriam conteúdos do vb.net. Para mim a comparação correta deveria ser entre vb6 e delphi 7. Na época, em que foram lançadas, o delphi só ganhava do vb6 aqui no Brasil; já lá fora, o vb6 era muito mais usado. Isso prova que vb6 era melhor do que Delphi? Ao meu ver, não. O vb6 não é orientado à objetos, e o delphi por ser derivado do object pascal, sempre foi, e na minha opinião isso o coloca em vantagem contra o vb6.
OMAR2011 21/06/2016 08:04:47
#463829
Digite no google.
[txt-color=#e80000]Qual a linguagem de programação mais usada atualmente.[/txt-color]
Ai tu vai ver.
ACCIOLLY 21/06/2016 10:25:19
#463841
Citação:

:
Digite no google.
[txt-color=#e80000]Qual a linguagem de programação mais usada atualmente.[/txt-color]
Ai tu vai ver.





Como puderam ver o Delphi nem aparece aí!
JUVENALBIA 21/06/2016 13:02:02
#463849
Citação:

:Delphi até onde me lembro é procedural, já trabalhei com ele criando uma aplicação e não gostei justamente por ser extremamente fácil. Quase não precisa de programação. Aquilo tava me deixando burro!


Você deve ter bastante tempo para estudar (e isso é muito bom).
No meu caso se uma linguagem estiver atendendo as minhas necessidades
eu jamais a abandonaria só porque é fácil.
Leva-se tanto tempo para chegar a um bom nível de conhecimento em uma
determinada linguagem de programação que a ideia de não continuar em uma
só por ser fácil chega a ser espantoso.
Tempo é dinheiro e se vc o tem meus parabéns.
JCM0867 21/06/2016 13:11:09
#463852
Só sei que as versões mais recentes do VS tanto o C# e VB.Net fazem a mesma coisa, nenhuma é melhor que a outra. O mercado de trabalho pegou um vicio, querem mais programadoreas em C#. O VB.NET é mais fácil de aprender e o C# usa uma sistaxe parecida com outas linguagens tipo C++,Java, entre outras.
Eu optei pelo VB.NET pq já estava acontumado com o VB6 que algumas coisas são 100% iguais.
Estou aqui com várias apostilas, tutoriais, videos para aprender mais sobre C#, mas estou sem tempo.
ACCIOLLY 21/06/2016 16:44:51
#463865
Citação:

:
:Delphi até onde me lembro é procedural, já trabalhei com ele criando uma aplicação e não gostei justamente por ser extremamente fácil. Quase não precisa de programação. Aquilo tava me deixando burro!

Você deve ter bastante tempo para estudar (e isso é muito bom).
No meu caso se uma linguagem estiver atendendo as minhas necessidades
eu jamais a abandonaria só porque é fácil.
Leva-se tanto tempo para chegar a um bom nível de conhecimento em uma
determinada linguagem de programação que a ideia de não continuar em uma
só por ser fácil chega a ser espantoso.
Tempo é dinheiro e se vc o tem meus parabéns.



Não fique assustado com isso!
Não é que tenho tempo pra aprender o que quero. é exatamente aquilo que o Kerplunk e eu falamos no início. Enquanto muitos se prendem a apenas uma linguagem, outros se acertam com [Ô]o conceito[Ô]. e é ele que te da base pra tudo. Se você aprender por exemplo o conceito de orientação a objetos no c#, quando botar os olhos numa codificação em java vai entender de primeira!

Quanto ao Delphi posso afirmar com toda certeza de que é uma IDE maravilhosa! principalmente a versão XE7 (se não me engano) que você pode compilar um projeto pra qualquer plataforma (Windows, Mac, Línux, ...). Mas ela é extremamente fácil de se usar! O desenvolvedor programa muito pouco. Um exemplo prático é a conexão que é feita com bancos de dados. E é aí que mora o problema. Todos que conheço que começou programando com Delphi, não conseguem, ou tem muita dificuldade de migrar pra outras linguagens.
NLSOLUCOES 21/06/2016 21:22:25
#463875
Digo, estude OOP e Lógica com C# mas, se ainda sim quer saber sobre o ranking de linguagens, veja o link da fonte TIOBE abaixo:

http://canaltech.com.br/noticia/programacao/java-e-a-linguagem-de-programacao-mais-utilizada-no-mundo-55819/
Página 1 de 2 [14 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas