OFF - COMO CONTRATAR UM PROGRAMADOR

VBSHAR 07/10/2011 13:24:39
#386227
Pessoal, boa tarde

desenvolvo sistemas sozinho ja a alguns anos, mas agora está surgindo muita demanda e gostaria de contratar um programador para me auxiliar.
Aquestão é que este programador terá acesso aos codigos fontes dos meus sistemas para dai aperfeiçoar algo, criar novas telas etc.

A questão é, como contratar um programador, permitir que ele tenha acesso aos fontes e me sentir seguro? (rsrsrs) afinal ele pode pegar(sem outorização) os fontes e dai...

como funciona em empresas grandes com um monte de programadores?
SAMUKA 07/10/2011 13:34:16
#386228
Até onde eu sei, nenhum programador tem acesso ao codígo completo. Mas tb não sei como funciona isso na prática. Vou acompanhar, pra aprender tb
KERPLUNK 07/10/2011 13:40:13
#386230
Infelizmente não existe nenhuma maneira 100% segura pra isso. O programador precisa de acesso aos códigos fontes integralmente. Vai da confiança...
KURTGU 07/10/2011 13:43:49
#386231
REGISTRE seu progamas se ele roubar ou ultilizar pra outros fins processe ele e acabou....assim vc passa a ser dono do codigo fonte do seu progama....
ALTAIR148 07/10/2011 13:51:24
#386233
é amigo aí é um caso complicado é igual o KERPLUNK disse, depende da confiança. Eu mesmo me aventurei nisso, tenho uma parceria aqui com um membro do fórum, e estamos seguindo esse critério da confiança. Pegamos o projeto e estamos desenvolvendo juntos do zero. Mas posteriormente quero fazer a parceria tudo em contrato, fazer a coisa ser legal, isso vale de segurança para e para ele, apesar que acho que nem seria necessário, mas a coisa funciona melhor assim.
Bom amigo, então é melhor sondar bem com quem for lhe ajudar e seguir a intuição para ver se vai dar certo ou não.

Até mais.
ROBSON 07/10/2011 13:56:56
#386234
Taí uma questão que eu não sei exatamente como funciona na pratica como disse o Samuka.
Eu desenvolvo sozinho e faço desde o form splash ate o form de registro desenvolvo até o Marketing de vendas do sistema (ruim por sinal).
Sempre tive curiosidade em uma empresa como funciona a distribuição das atividades.
Será que o programador que faz o Help tem acesso ao codigo fonte?
Será que o programador que faz parte do codigo fonte, sabe como o sistema será distribuido e por quanto?
Será que o programado do codigo fonte usa o seu proprio PC ou obrigatoriamente deverá usar o PC da empresa para evitar que leve codigo fonte?
sao muitas duvidas. Vou acompanhar o topico para aprender mais.
KERPLUNK 07/10/2011 14:02:21
#386236
Mas amigo, pense assim:
Você mesmo disse que seu sistema não está lá essas [Ô]coca-colas[Ô] e que vai contratar um programador justamente para melhorar. Isso quer dizer que o próprio programador é competente o suficiente para fazer um sistema melhor que o seu. Significa que ele pegando ou não o código fonte, ele pode vender um sistema melhor que o seu e então é com isso que vc tem que se preocupar. O roubo do código fonte, é o de menos. Se o cara faz um produto melhor que o seu, o código fonte que vc fez, não vai servir de nada pra ele.
WEBSTERGONTIJO 07/10/2011 14:51:33
#386244
Amigo boa tarde.... Tbm desenvolvo sistemas em vb.net.. se vc tiver interesse em fazermos algo junto tipo aprimorar minhas telas ou entao as suas, ou começar algo do zero....

Se quiser me adiciona ai


Webster gontijo
ROBSON 07/10/2011 14:58:11
#386247
Citação:

:
Mas amigo, pense assim:
Você mesmo disse que seu sistema não está lá essas [Ô]coca-colas[Ô] e que vai contratar um programador justamente para melhorar. Isso quer dizer que o próprio programador é competente o suficiente para fazer um sistema melhor que o seu. Significa que ele pegando ou não o código fonte, ele pode vender um sistema melhor que o seu e então é com isso que vc tem que se preocupar. O roubo do código fonte, é o de menos. Se o cara faz um produto melhor que o seu, o código fonte que vc fez, não vai servir de nada pra ele.



O que eu entendi do VBSHAR é que ele não está com dificuldades de desenvolver,
mas a quantidade de serviços (demanda) está maior do que a sua capacidade.
Motivo que ele precisa de alguem para ajudar.
CARLOSRAMIREZ 07/10/2011 15:19:59
#386249
Amigo, não há como você garantir que ele não levará o código fonte. Então, como disseram mais acima, creio que o ideal é você registrar o seu programa, para que caso você saiba que ele está usando para outros fins, sirva para processá-lo. Agora, discordo um pouco do KERPLUNK, pois nem sempre o programador deverá ter acesso integral aos fontes. Depende do caso, e muitos locais o cara sim, deve ter acesso a todos os fontes, em outros, ele pode simplesmente criar uma nova tela, e utilizar uma dll para as outras funções (ou seja, fazer apenas a interface com o usuários). Neste último caso, bastaria dar ao cara a descrição das funções.

Agora Robson, algumas das suas perguntas eu posso responder.

Será que o programador que faz o Help tem acesso ao código fonte:
Resposta: Pode ter, embora não seja pré-requisito, o cara precisa conhecer o sistema para escrever bem o help, não precisa saber a fundo como foi implementada a validação de um campo ou outro

Será que o programador que faz parte do código fonte, sabe como o sistema será distribuído e por quanto?
Resposta: Aqui não sabemos. Aqui há uma área comercial e esta área que passa os preços (de acordo com as dificuldades que tenha para se implantar) logo, somente esta área, e o gerente têm acesso à por quanto foi distribuído.

Será que o programado do código fonte usa o seu próprio PC ou obrigatoriamente deverá usar o PC da empresa para evitar que leve código fonte?
Resposta: Aqui utilizamos a máquina da empresa, embora ela tenha USB, logo se o cara quiser nada impede de pegar o arquivo...

KAUFICK 07/10/2011 15:25:46
#386251
Resposta escolhida
já trabalhei em uma empresa de software [Ô]grande[Ô]; vc pode amarrar isso com contrato mas nada garante se a idéia for boa vai ser copiada , na verdade tens que ter confiança no teu trabalho junto aos teus clientes , se cumprir os prazos , se fizer o que foi combinado e tiver executando um bom trabalho nenhum cliente irá se aventurar com outro programador . isso é que o vende sistemas confiança e profissionalismo.
A quanto a roubo de sofwares há quem diga a IBM sofreu um duro golpe há mais ou menos 20 anos , quem sabe desta história pode tirar a seguinte conclusão : não adianta criar algo tem vender , mas tem que preparar o terreno. ( se ibm já tomou uma rasteira quem pode te garantir que não vai tomar uma ? )

Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas