[OFF] CONSEGUEM SEPARAR AS COISAS?

DS2T 02/05/2016 10:22:55
#461753
Bom dia a todos!

Tem uma coisa que sempre me atrapalhou muito na parte do desenvolvimento: sou um cara muito emotivo (awn que fofo hahaha).
Qualquer problema com relacionamentos amorosos, família, ou então, frustrações externas (como ter ido mal num concurso, não conseguir uma promoção)... acabam me tirando completamente o foco. Eu abro o VS e o serviço não rende, as vezes fico horas numa mesma classe que daria pra fazer em 20 minutos...

Com o aumento da frustração, eu começo a ler coisas aleatórias na internet, acabo não estudando como eu deveria, fico atualizando repetidas vezes a página do VBMania pra tentar me distrair e no final acabo ficando pior ainda (por não ter conseguido estudar, nem programar, nem ter resolvido meu problema).

Sei que esse relato tá meio [Ô]Casos de Família[Ô]. Mas penso eu que deve ser bem comum entre os programadores. Afinal, o que fazemos exige atenção e concentração... e acredito que poucos tem o dom de conseguir separar completamente seu estado de humor pessoal do profissional.

Então, deixo a pergunta no ar: Isso acontece com vocês? Se sim, conhecem algum método que ajuda? (O meu método é ficar repetindo pra mim mesmo que preciso do dinheiro, e se eu não programar, não vou receber hehehe)
PERCIFILHO 02/05/2016 12:20:41
#461760
Caro colega DS2T, realmente esse problema é muito comum, não só no nosso meio, mas creio que em geral as pessoas que [Ô]passam[Ô] por algum tipo de problema: seja conjugal, profissional, emocional, etc, a tendência é essa mesmo. No começo uma sensação de frustração, de impotência ante a possibilidade de resolver tal situação, depois, aos poucos vai diminuindo até que se consiga estabelecer o equilíbrio natural. Insatisfação, problemas de relacionamento tanto no ambiente familiar como no profissional já aconteceram, comigo também. Felizmente eu sou uma pessoa que não desiste nunca, tenho um bom humor e um jeito de pensar e de viver que me ajudam muito em todas as situações. Temos que saber separar as coisas. Eu não levo problemas de serviço para casa e nem levo pro escritório os meus problemas de casa. Basta [Ô]virar a posição da chave[Ô] e pronto: casa-escritório - escritório-casa. Muitas vezes é justamente nas linhas de código que eu consigo [Ô]driblar[Ô] os problemas, ou pelo menos [Ô]mascarar[Ô], deixar para depois e me concentro somente nos projetos. Depois quando acabar o expediente, aí sim eu pensarei em como resolver as pendências. Mas o mais importante de tudo é não deixar que isso vire uma bola de neve, não permitir que esses problemas sejam maiores do que suas soluções. Você já ouviu falar que pra tudo nessa vida se dá um jeito, menos pra morte? Pois é, comece o seu dia com pensamentos positivos, se for possível, faça uma oração pra que seu dia que está começando seja melhor que o ontem, e assim, viva a vida com mais intensidade. Se olhar para trás verá que existem pessoas com problemas maiores que o seu e que nesse momento devem estar sorrindo. Creia que o positivismo é a chave para ser feliz, aprendi isso e tento colocar sempre em prática, e tem me ajudado muito. Pode acreditar que daqui a alguns poucos meses você estará rindo ao lembrar desses dias.
Abraços e que Deus te ilumine sempre.
ACCIOLLY 02/05/2016 13:08:57
#461762
O que me tira por completo a concentração é problema de saúde. Principalmente se é com a minha filha e minha esposa. Mas não é pra menos né! Somos homens, mas não 100% insensíveis.
No mais o que pratico no dia dia, e até combinei isso com a minha esposa já que ela também trabalha, é de não falarmos sobre nosso trabalho dentro de casa. A menos que o acontecido tenha sido algo engraçado ou que nos propiciou algo que nos fez bem.
Porque cá entre nós, nossa casa é nosso templo. Não podemos deixar que as coisas ruins do nosso trabalho invadam nossas vidas. Porque nossa vida de verdade é depois do trabalho né! Kkkkkkk
SINCLAIR 02/05/2016 15:15:12
#461766
Colega DS2T,

Citação:

(O meu método é ficar repetindo pra mim mesmo que preciso do dinheiro, e se eu não programar, não vou receber hehehe)



Você já está usando o melhor método.

Tudo de bom.
MESTRE 02/05/2016 15:50:07
#461769
DS2T sou um pouco que nem você, e as vezes nem sempre é só sobre relacionamentos, as vezes tenho dias que nada flui, que meu cérebro está cansado..
Hoje mesmo é um deles e ainda é apenas Segunda-Feira ainda..

Quando eu tinha esses problemas eu tentava esquecer e me esconder através dos códigos e desenvolvimentos que precisava fazer, com o tempo funciona más demorou..

quando me dei conta minha produtividade estava altíssima e varias bombas explodindo e eu continuava focado.. se preocupe com o profissional e deixa o pessoal de lado ..

Os amigos do trabalho ajudam muito, as vezes tretava feio com a namorada eai zoava com os caras ficava bem, só quando saia da empresa batia a BAD ..
MOUSER 02/05/2016 18:36:07
#461783
Já aconteceu comigo diversas vezes, começando que quando chega final de semana a (Sabado e Domingo), só vou ter 2 opções, programar ou jogar sozinho. Vida de programador solteiro que tem alguns problemas de seriedade e piadas sem graça foi resultado de alguns dias sozinho e decepção em grupos escolares para fazer trabalho e grupos de amizade onde já saiu namoro e fui frustrado e forçado a me afastar de pessoas e me deixar triste ao ponto de me isolar e me encontra com pessoas somente na internet, que por mais que não de pra saber se a pessoa está sendo 100% ou quem sabe pelo menos 50% sincero, pelo menos só do fato de ter uma comunicação já é o suficiente para mim recolher informações de aprendizado. (Já me senti só que passei horas conversando com uma macaca virtual que não passava de uma robô com frases aleatórios. ¬¬). Um meio de tentar distrair e melhorar o humor e melhorar a auto-estima para o trabalho, é fazer piadas com alternativas. (Como seria o filme do Harry Potter se ele fosse do mal e aquele bruxo do mal fosse do bem? e como seria Matrix se tudo desse errado com Neo e o Morfeu fosse o escolhido?) Esse tipo de pergunta eu tento fazer mas sempre levando em consideração a possibilidade de fazer uma piada disso. Descobrir qual o senso de humor de cada pessoa, e usar isso para descobrir aonde fica o sorriso da pessoa e se sentir bem com o bem estar do proximo. Posso ter perdido a namorada, minha vó pode ter morrido, posso ter dois tios no hospital, sendo que um deles com cancer, mas se estou lutando para o melhor dos outros, estarei me sentindo melhor por isso. Isso inclui familiares amigos inimigos, goste ou não de mim, farei o bem como diria o Google.
KERPLUNK 02/05/2016 19:56:13
#461789
O ser humano não foi feito para ser só e também não foi feito para ser mais de um. Estranha essa frase, mas me refiro à aquela bobagem de [Ô]lado pessoal[Ô] e [Ô]lado profissional[Ô]. Isso simplesmente não existe, ou você representa um personagem em um ou em outro. Você não é dois e jamais poderá ser duas pessoas. Qualquer problema com família ou amigos, afeta seu trabalho e vice-versa, qualquer problema no trabalho, afeta você em relação aos seus amigos e famílias. Não existe uma maneira de separar isso, pois é algo que afeta você de uma maneira ou de outra. Agora um pouco de filosofia:
Veja bem como vivemos. Me refiro à humanidade como um todo. Trabalhamos para termos dinheiro que não temos, para comprar coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos e tentar parecer uma pessoa que não somos. é uma falácia. Não é assim que deveríamos viver. Dinheiro, é uma invenção humana para quantificar coisas, mas que foi corrompido para quantificar pessoas pelas coisas que pensam possuir. é isso mesmo, você não possui nada. Você vai morrer e nada daquilo que você pensa possuir irá com você. Você vai levar daqui somente aquilo que trouxe quando nasceu. O seu legado, não é aquilo que se quantifica, seu legado não pode ser medido com nada palpável. Quantas risadas deu com seus amigos, quantos abraços nos seus filhos, quantas lágrimas chorou por outrem. Esse é seu legado, aquilo que você tem com outras pessoas. Não é o que você leva quando sai desse mundo, é o que você deixa nos corações daqueles que ama. Até porque você não leva nada daquilo que pensa ser conquista.
Não imaginam o quanto tenho raiva quando ouço falar em [Ô]sucesso profissional[Ô]. Não consigo conceber medir uma pessoa usando coisas como medida. [Ô]Sucesso profissional[Ô], é automaticamente associado à quanto dinheiro ganha ou quantas pessoas estão sob seu comando. Nada mais mesquinho que isso. Então, desculpe à quem se sentir ofendido, mas se você vive sua vida para ganhar dinheiro, você não merece nada mais que morrer com dinheiro e sozinho.
MESTRE 03/05/2016 08:26:10
#461795
Citação:

:
O ser humano não foi feito para ser só e também não foi feito para ser mais de um. Estranha essa frase, mas me refiro à aquela bobagem de [Ô]lado pessoal[Ô] e [Ô]lado profissional[Ô]. Isso simplesmente não existe, ou você representa um personagem em um ou em outro. Você não é dois e jamais poderá ser duas pessoas. Qualquer problema com família ou amigos, afeta seu trabalho e vice-versa, qualquer problema no trabalho, afeta você em relação aos seus amigos e famílias. Não existe uma maneira de separar isso, pois é algo que afeta você de uma maneira ou de outra. Agora um pouco de filosofia:
Veja bem como vivemos. Me refiro à humanidade como um todo. Trabalhamos para termos dinheiro que não temos, para comprar coisas que não precisamos, para impressionar pessoas que não gostamos e tentar parecer uma pessoa que não somos. é uma falácia. Não é assim que deveríamos viver. Dinheiro, é uma invenção humana para quantificar coisas, mas que foi corrompido para quantificar pessoas pelas coisas que pensam possuir. é isso mesmo, você não possui nada. Você vai morrer e nada daquilo que você pensa possuir irá com você. Você vai levar daqui somente aquilo que trouxe quando nasceu. O seu legado, não é aquilo que se quantifica, seu legado não pode ser medido com nada palpável. Quantas risadas deu com seus amigos, quantos abraços nos seus filhos, quantas lágrimas chorou por outrem. Esse é seu legado, aquilo que você tem com outras pessoas. Não é o que você leva quando sai desse mundo, é o que você deixa nos corações daqueles que ama. Até porque você não leva nada daquilo que pensa ser conquista.
Não imaginam o quanto tenho raiva quando ouço falar em [Ô]sucesso profissional[Ô]. Não consigo conceber medir uma pessoa usando coisas como medida. [Ô]Sucesso profissional[Ô], é automaticamente associado à quanto dinheiro ganha ou quantas pessoas estão sob seu comando. Nada mais mesquinho que isso. Então, desculpe à quem se sentir ofendido, mas se você vive sua vida para ganhar dinheiro, você não merece nada mais que morrer com dinheiro e sozinho.



Concordo contigo que não é possível apertar o botãozinho [Ô]Profissional Mode ON[Ô] e [Ô]Pessoal Mode ON[Ô], porém no meu caso as vezes meus problemas pessoais atrapalhavam emu rendimento profissional no trabalho e sim, ja uma vez quase sai do trabalho no meio do expediente quase jogando tudo pro alto por conta de uma briga muito feia com a namorada, hoje se eu brigar com ela nem ir no banheiro mandar sms, whats app etc eu mando..

Bom sobre a questão dinheiro ninguém leva nada dessa vida, más acho que todos temos nossas vontades e tudo hoje se resume a dinheiro:
- Você quer um ap legal, com churrasqueira na varanda para fazer uma festa com os amigos (1 milhão)
- Você quer um carro legal importado (mais de 100 mil)
- Você quer um celular com um sistema que não trava (mais de 3 mil)

Poderia falar sobre uma infinidade de coisas aqui .. eu mesmo pertenço uma família classe média, minha namorada tem uma situação melhor que a minha e pertence a classe alta, a minha sogra mãe dela mesmo diz [Ô]vocês não precisam ser milionários, precisam ter uma vida confortável, um carro legal, um apartamento legal e fazer viagem 1 ou 2 vezes ao ano nada mais que isso[Ô]. Eu concordo com ela! Porém eu quero mais! sou ambicioso demais! sou apaixonado por carros, celulares, computadores e é tudo $ infelizmente, queria poder ter tudo que eu quisesse sem ter dinheiro más né fazer o que .

@Mouser,
Acho que a vida é feita de momentos de altos e baixos, cabe a você ver o ponto positivo nos momentos de baixo.. eu mesmo a uns meses estava num grave crise com uma serie de coisas, parei, fiquei o fds todo em casa e vi [Ô]qual era a vantagem ali?[Ô], fiquei em casa jogando, vendo youtube, netflix, até comecei a assistir séries novas.. é muito bom ter um tempo pra você também..

Eu tive uma infância privilegiada vamos dizer assim e olha que nem sou velho tenho 23 anos, fiz de tudo!! tive várias fases
- Fase de vileiro: joguei bola na rua de chinelo, empinava pipa, soltava bolinha de gude, quase perdi parte da visão empinando pipa e olhando pro sol das 09 da manha ate as 18:00
- Fase Nerd: não saia dos jogos, enquanto a alegria do meus amigos era fazer churrascada a minha era sexta-feira apos a aula estar em casa para jogar aquele Counter-Strike com a galera, Gunbound, etc, virava noites e noites jogando
- Fase dos [ô]Roles[ô]: Saia pra balada na zoeira.
- Fase Atual: namoro a 4 anos, muitos altos e baixos más a vida é isso aí.

Acho que você deve experimentar coisas novas para nao ficar naquela rotina, eu mesmo as vezes fico entendiado em casa, sabe o q faço, faço alguma coisas dessas que sempre adorei fazer ou experimentar coisas novas, andar de kart , jogar paintball etc etc..

FBGSYSTEMS 03/05/2016 09:17:47
#461798
Tem que ter pé no chão e saber que voce VAI ter frustrações nao importa o que voce faça. Eu também sou muito suscetível a perda de tesão pela vida e isso afeta tudo, como ja disseram.

A questão de [Ô]preciso programar pra ganhar dinheiro[Ô] nao concordo, claro que é um motivo importante e sem ele nao vivemos, mas tento ao máximo não me motivar por ele.
Pensa comigo, no mundo dos esportes, vamos pegar o tênis(que gosto muito) com Roger Federer, só de premiação de torneios o cara ja ganhou quase U$ 100 milhoes de dolares. O que o motiva a continuar treinando hooooras por dia(cerca de 6 ou mais), tomar sol, estar em ambiente de muita pressão que são os jogos, se lesionar eventualmente, suar, ficar cansadissimo depois de uma partida de mais de 3 horas?
Com certeza NÃO é o dinheiro. Muitos podem pensar [Ô]ah mas tem contrato com patrocinador e etc ele nao pode parar[Ô]. Ok nao discordo, mas será que a obrigação de continuar jogando o faria ainda hoje, com 34 anos, o terceiro(voltando agora pra 2º) melhor jogador do mundo ?

Eu concordo com KERPLUNK, quem corre atrás só de dinheiro(nao importa a justificativa: tenho que pagar escola, remedios, casa, carro etc) e o faz como motivação da vida, corre o risco de consegui-lo, mas deixar de lado outras coisas.

Finalizando, quando der um desanimo do caramba, pra quem tem a oportunidade, da uma volta na rua, vá comer pastel na feira, ter contato com outras pessoas que não são do seu convivio, ande apé, da um rolê de carro, bike, moto mas sem pressa e nem lugar onde quer chegar...as vezes desligar do mundão, que seja por 5 minutos, nos ajuda muito.
E os vídeos do Geração de Valor e outros de empreendedorismo também me ajudam muito nessas horas.

NOTA: E não esqueçam de assistir o menos de TV, rádio, internet possível. Essa fase do Brasil só nos ajuda a piorar a espectativa de melhora, e sem perceber deixamos essa maré de pessimismo (alguem esta se dando muito bem com o resto se F!!!!!!) invade nossas vidas e passamos a falar só em coisas ruins.
SINCLAIR 03/05/2016 10:13:13
#461799
Colega FBGSYSTEMS,

Citação:

Eu concordo com KERPLUNK, quem corre atrás só de dinheiro(nao importa a justificativa: tenho que pagar escola, remedios, casa, carro etc) e o faz como motivação da vida, corre o risco de consegui-lo, mas deixar de lado outras coisas



Concordo contigo e com Kerplunk, neste ponto. Também concordo com a afirmação que Jorge Federer não precisa mais de dinheiro e continua jogando tênis, por amor ao que faz. O mesmo serve para Steve Wozniak (maioria só lembra do Steve Jobs). Wozniak não ganhou tanto dinheiro, milhares de vezes menos que Jobs ou Gates, mas continuou programando.

O que me refiro é no caso prático. Não adiantaria programar por amor à programação, apenas. é por isto que cobramos de nossos clientes. Dinheiro, querendo ou não, é fundamental, só não é a raiz. Com dinheiro se mantém a saúde, inclusive para continuar programando.

Seria como programar 24 horas por dia, com descaso pela saúde, por amor à programação. Um dia fica doente e não programa mais. Com dinheiro a mesma coisa. Por outra: dinheiro é o sono tranquilizador para voltar no outro dia mais disposto (só que dinheiro tranquiliza em não ter oficial de justiça batendo na porta cobrando presença em audiência porque se está devendo no comércio ou com mandado de prisão por não pagamento de pensão alimentícia).

Assim como o sono, a alimentação, a hidratação, o dinheiro é um meio para ajudar na manutenção do equilíbrio. Porque se não estiver equilibrado, dai sim vai ter problemas emocionais e vai-se refletir no trabalho.

Tudo de bom.
MESTRE 03/05/2016 10:30:40
#461801
Olha eu acho que a ambição é praticamente essencial para alcançar o sucesso. Aquele que não tem ambição, não assume riscos, não tenta sair da zona de conforto.

Pense nos grandes nomes do TI o que seriam deles se não tivessem ambição? se não quisessem mais e aceitassem aquilo que viesse..

Ambição nem sempre se resume a dinheiro, pode ser dinheiro, posição social, vai falar que o Federer não tem a ambição talvez se manter no TOP 1 ?

Quem não planeja o futuro que irá ter deverá aceitar o que futuro que vier!!
Página 1 de 2 [18 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas