[OFF] CONTINUA EM VB

MESTRE 15/02/2016 07:54:31
#457646
Vou contar um pouquinho de mim também,

Fiz técnico em informática onde aprendi a programar em VB.NET, achei maravilhoso, o professor um baita profissional no mercado deu aulas e explicou muita coisa, entrei na facul de Engenharia da Computação não gostei e mudei pra Análise e desenvolvimento e me encontrei, e estou cursando ainda (sim sou novinho).. a 3 anos atrás consegui uma vaga numa empresa pra trabalhar como desenvolvedor. Qual linguagem? VB6 fiquei maluco pra entender ao contrário saí das facilidades do .NET pra entrar num mundo desconhecido do VB6 e foi quando depois de alguns meses me cadastrei aqui no VBMANIA pelo nome e porque tinha achado um tópico de VB6 e vi que a galera aqui do VB6 é bem ativa..

Bom trabalhei uns meses com VB6, desenvolvi um projeto acoplado no ERP da empresa, cheguei no LIMITE, sim caros amigos cheguei no máximo de controles adicionados num form no VB6 e achei isso o FIM tinha mais de 20 mil linhas de códigos, até cheguei a perguntar na epoca a uns 2 anos atrás e me aconselharam a usar o nome dos label, painel e etc com Array (lbl1(0),lbl1(1)....) usei e dps de não muito tempo veio o problema denovo, o projeto era grandioso e havia necessidade de estar tudo em um form só separado por Tabs pois é um processo que deve ser feito do início ao fim..

Peguei essa oportunidade e fiz uma reunião com o Gerente, o dono da empresa e o filho dele (trabalha na area administrativa), o gerente ficou meio assim pois o dono do ERP (que é prestador de serviço) só sabe VB6, eu peguei e falei que não era possível fazer no VB6 pois precisava ter muita coisa junta e mostrei o erro quando eu ia colocar um textbox e mostrada [Ô]falha de limite de objetos[Ô]..

Eles me apoiaram e foi bem dificil largar mais de 20 mil linhas de desenvolvimento , e comecei um projeto do zero em .NET usando tudo que aprendi, e hoje tenho um sistema meu que não para de crescer, e o prestador VB6 um cara gente boa que até hoje trocamos vários conhecimentos também decidiu aprender o .NET e aos poucos estou ensinando pra ele e repassando o conhecimento..

Resumindo: Eu e o prestador hoje somos parceiros, eu sou CLT na empresa e ele PJ, a empresa que trabalho tem um grupo de 3 empresas que ele oferece o sistema dele em VB6, uma dessas é a que eu sou funcionário e a outra vai rodar meu sistema também.. ele quer passar o ERP pra .NET e eu ajudando ele só tenho a ganhar, aprendi muito com ele também e seus quase 30 anos de experiência com o VB6 + MySQL + Crystal.. Ele daqui uns anos se aposenta más mesmo assim não tem preguiça de mudar, de conhecer algo novo e totalmente diferente, andei mostrando algumas coisas bem simples que ele ficou [Ô]nossa é fácil assim?[Ô] até o Entity Framework tenho mostrado um pouco a ele..

Resumo: Saiam da zona de conforto, isso é coisa de gente que é procastinador e fala depois eu aprendo e vai ter uma hora que vai dar problema.. Então aprenda hoje e aprenda agora!! não perca mais tempo, não to falando pra abandonarem o VB6 más acho que aprender algo novo é sempre muito bom! Assim como eu antes só sabia VB.NET hoje estudo C#, Asp.Net MVC, e apesar de não gostar muito das IDE[ô]s me viro no Java.. áh e to esperando aprender o WEB API com o KERPLUNK hahaha.. alias recomendo ver os videos dele!!
EPISCOPAL 15/02/2016 09:39:52
#457651
Kerplunk disse:
Citação:

O problema é que muita gente está preguiçosa demais



é vero nobre gauchooO. Mas pelo que vejo o C# sai na frente .... intaum é melhor pular para c#
EPISCOPAL 15/02/2016 09:44:31
#457652
Mais uma coisa .....

Trabalho com um programa muiiiito famoso .... o ArcGIS e Spring (brasileiro). Se eu não me engano eles foram desenvolvidos na linguagem C#, e suas bibliotecas em C++.

o curioso que o arcgis usa componentes activex (Ocx) de terceiros (não foram desenvolvidos pela empresa - Esri) ..... agora pergunto eu pra que utilizar ocx se o framework é tão poderoso em relação a antiga tecnologia?
MOUSER 15/02/2016 10:08:11
#457653
Citação:

:
:
Permitam-me um desabafo.
Não entendo por que vários aqui no site desprezam o VB6. Qual o problema? Programas construidos em VB6 não funcionam? Tenho vários app que rodam perfeitamente na plataforma windows 10. Só porque a linguagem evoluiu para nova versão, não quer dizer que as versões anteriores não funcionam. Claro que quem vai começar a aprender agora, não teria sentido adentrar por versões desatualizadas. Mas, como eu, que não vivo de programação, tem muita gente por aí que ainda programa no velho e bom VB6. Nada mais justo, portanto, que peçam ajuda àqueles que compartilham do old fashioned VB, e que se dispõem a ajudar.
Quanto a nosotros, antigos programadores, se puderem, ajudem. Senão, melhor direcionar para o <link> VB.Net aqui do forum mesmo...

SIRIOUS, sinceramente nós não [Ô]desprezamos[Ô] VB6, muito pelo contrário! A maioria aqui(senão TODOS), têm um carinho muito especial pelo VB6 e ele vai sempre estar na nossa memória. Mas a realidade é que programação é necessariamente evolução. Os programas em VB6 funcionam sim, tem uma quantidade enorme de empresas que usam programas em VB6 até hoje e continuarão a usar ainda por algum tempo. O que é inegável é que ele(o VB6), não mais atende as necessidades de conectividade das empresas. Eles querem ter uma loja virtual, integrar seus sistemas com bancos, integrar seus sistemas com consultas públicas como SPC/SERASA, PRECISAM usar NFe e essas coisas são inegáveis que são muito mais trabalhosas com VB6, não impossíveis, mas muito mais trabalhosas. O que se faria em uma ou duas horas com .NET poderia durar semanas se fosse feito em VB6 e não ficaria tão bom. A verdade é, que quem ainda está no VB6 está ficando para trás, tanto à nível de usuários como de programadores. A tecnologia evolui e precisamos evoluir com ela.



Estive lendo algumas postagens neste tópico, não pude deixar de comentar o que nossos amigos SIRIOUS e KERP disseram, concordo o que nosso amigo Kerp disse, eu gosto tanto de programação que quero poder ter uma base em VB6 para poder auxiliar meus amigos, só para este fim, não quero fins lucrativos pois sei que não terei, fiz uma pesquisa na escola aonde vou estudar, todas as plataformas deles já são voltadas a .NET (Seja Asp.NET, VB.NET, C#.NET até PHP.NET (hehehe) entre outras linguagens), um professor de Direito que deu aula pra mim (Tive que ter aulas de advocacia para poder desenvolver na faculdade, uma coisa que me assustou um pouco e fiquei mais admirado com minhas notas altas na matéria dele) disse que a area de Sistemas da informação é uma constante que tem a tendencia de subir a cada semestre, a evolução do código e da forma que é desenvolvida vai sendo aperfeiçoada de acordo com a necessidade de mais segurança, mais rapidez na programação, mais facilidade na leitura dos scripts. Como Kerp mesmo disse, o tempo que você gasta programando em VB6, você usa 1/7 do tempo para fazer em VB.NET, e repito ainda mais um trecho que diz, não é impossível fazer em ambas linguagens o mesmo software, mas o tempo é o que conta, nosso país (creio que toda a América seja assim), tempo é dinheiro e muitos programadores que ganham a vida com isso, não podem perder dinheiro ou passam fome. Graças a Deus, tive a oportunidade de trabalhar com alguns amigos e até mesmo com meu pai e aprender um pouco de Mecânica, Elétrica, Mecatrônica Automotiva, Churrasqueiro/Culinária (Pode parecer piada mas acabei aprendendo a fazer uma cotelinha bovina e suína que é de deixar qualquer carnívoro com água na boca hahaha), disso tudo, só sei o básico do básico bem simplificado mesmo, só para ter uma ideia para saber como funciona e na parte de culinária para não morrer de fome com comida em casa. (Lanches exóticos por exemplo, sanduíche de hamburguer, bacon, salsicha, calabresa e bisteca).
ANDPAG 16/02/2016 02:34:00
#457693
Tenho sistema em vb com 189 mil linhas de código, realmente quando tenho que dar manutenção é doido. Isso que eu utilizo classes, crio dlls, três camadas etc, mesmo assim as vezes é custoso e da até desanimo de mexer, mas por incrível que parece dois sistemas que mais me dão lucro ainda estão no vb6.

Criei coragem e estou passando um deles para NET, mas ainda tem muito chão rsrsrsrsrsr.

Até mais pessoal.
EPISCOPAL 16/02/2016 21:46:11
#457738
em se tratando de [Ô]sisteminhas básicos[Ô], tem algum mal de ser em vb6?
NICKOSOFT 17/02/2016 05:23:03
#457749
Citação:

:
em se tratando de [Ô]sisteminhas básicos[Ô], tem algum mal de ser em vb6?


mesmo não sendo básico não existe problema nenhum conseguir fazer até na tela preta de prompt em C puro, é o q o pessoal enfatiza, vc consegue fazer em vb6 e vb.net so tem suas particularidades em cada linguagem.....em vb6 vai requerer um pouco mais de tempo e trabalho....mas sair da zona de conforto do vb6 pra aprender o .net e desenvolver esse mesmo programa, vai demandar tempo, paciência, estudo, perseverança e assim vai, pq envolve o aprendizado....depois vc colhe os benefícios....
EPISCOPAL 17/02/2016 09:46:27
#457761
é comodismo atrapalha ...
Página 3 de 3 [28 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas