[OFF] EXPERIÊNCIA COMPROVADA É UM FATOR LIMITANTE?

DS2T 16/10/2015 22:23:37
#452640
Boa noite gente!

Então, eu programo desde os 13 anos. Hoje em dia estou com 24.
Quando tinha 17, estagiei numa fábrica de softwares para automação comercial. Fiquei uns 6 meses só. Saí porque comecei uma faculdade integral.
Nesse tempo, fiquei desenvolvendo como autônomo: mercadinhos, criação de componentes para terceiros, implantação de nfe, softwares para gerenciamento industrial, etc.
Aí quando a faculdade deixou de ser integral, voltei a estagiar na área de programação (porque ainda não tinha tempo para ser integral com aulas a tarde). Fiquei mais 1 ano e saí pra estagiar na área da minha faculdade (engenharia mecânica) e fiquei 2 anos nesse estágio. E agora estou desenvolvendo freelancer de novo.

Resumindo:
10 anos programando.
1 ano e seis meses como estagiário de desenvolvimento
2 anos como estagiário de engenharia

Sem falsa modéstia, eu sou um bom programador. Programo para desktop (VB.Net, C# e VB6). Agora que estou começando a me aventurar pelos frios e perigosos caminhos da Web. O problema é:

Quando tento algo para engenharia, os recrutadores de RH dizem que meu currículo tem mais perfil de desenvolvedor do que engenheiro/analista.

Quando tento algo para programação, dizem que não tenho experiência comprovada. E no máximo, me oferecem um salário bem baixo pra ser Analista Jr.


Estou quase aceitando virar Analista Jr mesmo e seguir daí. Vocês que estão no mercado, sabem me dizer se realmente é comum esse bloqueio pra quem não tem experiência comprovada? As únicas empresas que me chamaram foram aquelas que usaram daqueles testes onlines que te dão um problema e você precisa resolver em alguma linguagem. Nas demais, nem entrevista sou chamado.

Será que o lance vai ser começar tudo de novo? é bem desanimador programar a 10 anos e trabalhar como Analista Jr =/
Mas não tá dando pra escolher muito, nem na área de engenharia tá rolando vaga... pelo menos, não pra recém formado.

Obrigado a quem responder!

Aliás, o que aconteceu com a página de fórum do VbMania?
KERPLUNK 17/10/2015 04:19:12
#452643
é amigo, esse é um grande obstáculo. Pessoal não técnico avaliando pessoal técnico. Para o pessoal do RH, a comprovação de experiência é o que importa, para o pessoal técnico, a capacidade do profissional é o que importa. Por isso, muitas empresas estão optando por uma entrevista prévia por telefone com quem quer que esteja pleiteando uma vaga. A pessoa deixa o currículum, o pessoal do RH liga e passa a ligação para alguém técnico para uma entrevista rápida por telefone. Um profissional experiente, sabe avaliar um proponente em poucos minutos, só [Ô]pelo papo[Ô]. Se for produtivo então se chama a pessoa para uma conversa mais detalhada, frente a frente. Mas acho que sim, a distância entre o pessoal do RH que avalia somente o preto no branco e o pessoal técnico é bem grande. Mesmo porque existem muitos profissionais auto-didatas no ramo, que são tão ou mais eficientes que muitos bacharéis. Aliás, sabemos bem que em se tratando de TI, o canudo abre portas, mas é a competência que te mantêm dentro dela e um canudo, não traz competência. Trabalhei na Dell por um bom tempo. Lá, eu fazia entrevistas com vários profissionais. Já deixei de recomendar alguns graduados até mesmo por soberba. Acredite se quiser, tem gente de todo o tipo por aí, até quem tira sarro de quem os está entrevistando e olha que era um moleque recém formado achando que era um [Ô]rei da cocada preta[Ô]. Também já entrevistei pessoas que nunca sequer pisaram em uma faculdade, mas eram excelentes profissionais, experientes e com uma bagagem que poucos têm. O meu problema para arranjar bons profissionais era mesmo o nível de inglês. Eu preferia uma cara com nível técnico ruim e inglês bom do que o contrário. é mais fácil ensinar a ser programador do que a falar inglês, pode acreditar.


O que eu sugiro nesses casos: Faça uma apresentação, um resumo das suas capacidades, tudo o que você sabe fazer. Anexe isso ao seu currículum e pode ser de grande ajuda.
MESTRE 19/10/2015 08:03:07
#452690
Então cara, minha opnião que começar do zero é mais fácil e acho que a porta de entrada é aceitar o agora do analista Jr e depois buscar outra coisa..

Tenho um colega que trabalhava com desenvolvimento ASP classico e era funcionário CLT de uma empresa ganhava até que um salário [Ô]razoável[Ô] por volta de uns 3.5k~4k, ele viu que não tava se sentindo legal pra trabalhar com Asp.Net e ele queria trabalhar com isso, pois viu que estava meio desatualizado ele simplesmente fez um Downgrade , saiu da empresa em que era CLT pra virar um mero estagiário ASP.Net MVC ganhando 1.200 Merrèis..

Hoje ele manja pakas de Asp.Net MVC e é Analista Sênior (já passou por umas 3 empresas)..

Se ele não tivesse abrido mão e não tivesse deixado o Orgulho e o Ego de lado talvez ele estivesse ainda no ASP Clássico ganhando o mesmo salário porém como ele mesmo me dizia [Ô]cara sou desenvolvedor Web e não consigo durmir no travisseiro de noite e saber que estou muito defasado em relação ao mercado de trabalho[Ô]..

Pois então foi isso que ele fez e hoje está super bem..

Aliás eu mesmo estou um pouco preocupado pois MVC sei tudo da teoria porém da prática não vejo nada.. o que me conforta um pouco é que na facul tenho Java Web com MVC então estou mais tranquilo..
ACCIOLLY 19/10/2015 08:35:49
#452693
Cara se vc não quer muitos dores de cabeça com relação ao RH, procure concursos publicos. Independente onde ele for. Agora vai ter, até onde sei, pra analistas e programadores para o TRE do mato grosso. O programador ganha uns 5.200,00 mais ou menos e o analista mais que 8 mil conto. Procure aí se vai ter pro seu estado também. Se não tiver, tente fazer onde tem!
F001E 19/10/2015 16:38:46
#452732
Tem que ter segurança em você mesmo. Não adianta nada programar 10, 15, 20 anos e na hora da entrevista frente a frente com a recrutadora você mostrar insegurança. Dá frio na barriga eu sei, mas se você sabe, você sabe. Já passei por 3 empresas de grande porte e em nenhuma delas fiz teste de programação, somente conversa com o recrutador e fui contratado. RH é um saco principalmente quando perguntam: [Ô]Qual é a sua qualidade? Qual é seu defeito ?[Ô]....Vocês não sabem a raiva que eu tenho disso e dá vontade de falar: [Ô]Minha qualidade é que sou Deus e meu defeito é que essas perguntam me irritam e vou te dar um soco na cara...[Ô] Cada pergunta besta.....
DS2T 20/10/2015 19:49:46
#452793
Aproveitando o tópico. Então, ontem uma recrutadora me mandou um e-mail perguntando se tinha interesse numa vaga de programador pleno numa multinacional em SP.
Perguntou minha pretensão salarial.

Eu sou do interior do RJ. Aqui pagam bem pouco (tanto é que uma ex colega de trabalho, resolveu virar professora de Zumba. Vai vendo...), mas o custo de vida é baixo.
Lá em SP o custo de vida é alto? Sabem qual é a média salarial de um programador pleno lá?

Se der certo, é a primeira vez que vou morar sozinho... e não queria passar necessidade

Valeu mais uma vez galera!
MESTRE 21/10/2015 07:15:28
#452810
Citação:

:
Aproveitando o tópico. Então, ontem uma recrutadora me mandou um e-mail perguntando se tinha interesse numa vaga de programador pleno numa multinacional em SP.
Perguntou minha pretensão salarial.

Eu sou do interior do RJ. Aqui pagam bem pouco (tanto é que uma ex colega de trabalho, resolveu virar professora de Zumba. Vai vendo...), mas o custo de vida é baixo.
Lá em SP o custo de vida é alto? Sabem qual é a média salarial de um programador pleno lá?

Se der certo, é a primeira vez que vou morar sozinho... e não queria passar necessidade

Valeu mais uma vez galera!


Aqui tbm não está muito diferente, a galera toda da facul da risada quando ve uma vaga por 1.000 R$ onde deve DOMINAR no mínimo Asp.Net MVC, JQuery, CSS, .NET, EntityFramework, NHibernate, AngularJS ...

Você tem que ser o JEDI da programação pra conseguir uma vaga de 1.000 R$ + benefícios

Cara o custo é bravo, o alcool mais em conta que abasteci foi por 2,20 R$ o litro e alguns postos chega a 2,30.. jaja vai estar 3 R$ o Alcool e 5 R$ a gasolina...

SP é tenso tudo muito caro, fui numa padoca perto da facul comprei um trident e um Halls preto, gastei 8 R$.. 1 suco de açai 9 R$.. ta tudo com um preço exorbitante..



DS2T 21/10/2015 08:12:14
#452814
Valeu pelo retorno Mestre.
Já vi que meu estoque de balas e guloseimas será feito quando visitar meus pais no interior. Tá bom, to precisando emagrecer mesmo.

Vou deixar o tópico aberto durante mais um dia, caso alguém passe mais alguma informação.
JCM0867 21/10/2015 10:40:51
#452821
Resposta escolhida
comece do zero, tu é novo, tem muito tempo para mostrar teu potencial, pode ter certeza, teu chefe, provavelmente verá que está no cargo errado e será promovido aos poucos. Infelizmente empresas querem comprovação. Algumas empresas fazem um teste de programação para testar seus conhecimentos, mas são poucas.

Eu tenho 25 anos de desenvolvimento e sou empresário e digo, não sei porra nenhuma de inglês. sei ler, escrever um pouco, mas falar, quase nada.
Aprendi a programar do mesmo jeito mesmo sem inglês. Hoje existem materiais ótimos na língua que quiser. No começo, lá no DOS ou no inicio no VB, eu tinha um dicionário de inglês do lado.
Mas é aquilo, as empresas ainda querem alguém que saiba inglês, uns anos atras até podia ser importante, mas hoje não acho primordial visto a alta gama de material em outra língua, internet e até tradutores, não 100% eficientes mais ajudam.
Logico, se a empresa é multinacional e dependera de teu inglês pra falar com clientes e treinamento no exterior ai sim é primordial, agora para aprender a programar não precisa.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas