[OFF] MESTRADO - MODELAGEM COMPUTACIONAL

DS2T 27/11/2015 19:36:43
#454528
Alguém aí já fez?

Dei uma olhada nesses dois:
http://www.uff.br/mcct/index.php?ZGlzY2lwbGluYXM=
http://www.mesc.uff.br/estrutura.html

Esse segundo eu achei mais interessante, é mais prático.
Eu sou recém formado em Engenharia Mecânica, mas sempre tive uma quedinha por programação. Pensei em unir os dois.

Só que a área de pesquisa aqui no Brasil, é praticamente limitada às universidades. E sinceramente, não tenho vontade nenhuma de ser professor.

Gosto muito da parte de otimização de processos, solução de problemas. Mas o que eu vejo, é que ainda existe essa separação entre programador/engenheiro. Sinceramente, todo engenheiro que lida com processo produtivo, deveria saber programar. A quantidade de algoritmos de otimização e o tanto de coisa que dá pra fazer, é realmente muito extenso.

Mas hoje o mercado não tá muito aberto a isso. Não se vê vagas de engenheiro com requisito: [Ô]Algoritmos de otimização[Ô] [Ô]conhecimento em algoritmos de transporte[Ô] bla bla... que é onde pensei que eu me encaixaria.

Será que vale a pena eu fazer um mestrado desses? Até porque, ando meio desanimado de estudar... sendo que estudei pra caramba pra me formar, e não to sendo bem recebido no mercado de trabalho...

Valeu gente!
Ótimo final de semana pra vocês!
LAMPIAO 27/11/2015 20:20:23
#454531
Resposta escolhida
Fala DS2T.

Você ficou chateado comigo por causa da minha insistência em afirmar que não valia a pena investir tempo no WebForms, mas minha intenção era só mostrar algo mas fácil e que se tornou padrão de mercado, até mesmo pra quem quer trabalhar na iniciativa privada e até mesmo pública, mas enfim, não me entenda mal, não minha intenção não foi desistimular você.

Mas vamos ao assunto do post.

Minha opnião é a seguinte:

Se tiver um pouco de grana guardada, sei que o dólar tá alto, mas se quiser mesmo fazer um Mestrado, invista fora do País, sei lá, Canadá ou Estados Unidos, talvez até Alemanha, só que na Alemanha uma barreira complicada pelo menos pra mim seria a lingua. Mas sempre se dá um jeito. Acredito que uma prova de proficiência em Inglês
resolve isso. O Alemão vem por tabela na medida em que você for vivendo a experiência.

Ter uma especialização fora vai te abrir muitas portas, e quem sabe até la fora mesmo.

Eu não acredito que fazendo Mestrado aqui nesse Brasil vá fazer diferença pra você.

Minha opnião apenas.

Abraços
KERPLUNK 27/11/2015 20:28:32
#454532
Como você mesmo disse, aqui no Brasil esse mercado é praticamente nulo para atuação profissional e [Ô]meter a cara[Ô] é bem complicado porque você, apesar de não ter muita competição, também não vai ter muitos clientes. Pelo menos eu acho. Já trabalhei em empresas que unem mecânica e programação, produzindo impressoras de vários tipos, caixas eletrônicas e as urnas eletrônicas(aquelas mesmo). é um mercado realmente bem pobre no Brasil.

Aproveitando o seu conhecimento em mecânica, tenho algumas coisas que gostaria de perguntar. Estou precisando construir um certo dispositivo que não consigo encontrar no mercado nacional e sinceramente não confio nos produtos chineses. O que preciso é isto

E se possível, a parte da manivela adaptável para um motor estacionário. Não sei dizer o quão difícil seria para um torneiro/fresador construir um desses.
NICKOSOFT 27/11/2015 20:39:25
#454533
pois te falo q um mestrado hj em dia, conta algo realmente positivo na administração publica, diga-se de passagem professor, justamente pelos pontos q agregam no processo de atribuição, e no acréscimo em salario
se vc esta desanimado de estudar, não é o momento, pois vai demandar muito estudo...
DS2T 28/11/2015 11:45:40
#454541
LAMPIAO

Relaxa cara. Você falou para o meu bem e foi algo que eu também precisava ouvir. Talvez se não tivesse falado aquilo, eu não teria começado a estudar MVC também.
Além do mais, você tinha me ajudado duas vezes anteriores. Não existe nenhum ressentimento, apenas agradecimento. Obrigado!
E obrigado por novamente responder minha pergunta.
Sobre o tópico, infelizmente tenho poucas economias para viajar internacionalmente, que estão lentamente desaparecendo da minha conta enquanto estou desempregado. é um dinheiro mais para não depender tanto dos meus pais (já moro na casa deles heheheh). Sim, eu vejo muitos colegas fazendo mestrado também e depois ficando sem chão, dependentes de passar num concurso pra virar professor depois. Por isso, fico pensando se seria o melhor pra mim. Não quero acabar virando aquele professor safado que reprova todo mundo porque é frustrado profissionalmente hehehe


KERPLUNK

Obrigado pela resposta!
Cara, se minha mãe vê essa máquina, ela vai pirar hahaha Você pretende extrair óleo do que? Semente de girassol? Coco? A estrutura física em si é bem simples do aparelho, não acredito que teriam dificuldades para construir. Até porque o aparelho se baseia em dois cilindros e duas engrenagens.
Acredito que trabalhe como aquelas máquinas de fazer massa de pastel, sabe? Bem parecido com processo de laminação, só que com semente.
Basicamente, você vai ter o eixo do seu motor transmitindo energia pra uma engrenagem, que por sua vez, transmite energia para outra engrenagem em sentido contrário. Assim você terá dois cilindros espremendo suas frutas.
Já vou avisando que sou aquele engenheiro teórico, essa parte de processo de fabricação só tive contato na faculdade. Estagiei numa área que era mais voltada pra química, mas se quiser, posso dimensionar um motor pra você e desenhar um esboço do projeto. (esboço mesmo hahaha Fui pra parte de processo, justamente por ser muito ruim em desenho. Sou a ovelha negra da família, com meu irmão projetista, meu pai desenhista e minha mãe também desenhista... sou conhecido por ser o irmão do traço feio...). Vai ser até bom pra treinar um pouco.


NICKSOFT

Realmente, não é muito meu sonho ser professor. O cansaço não é nem do estudo em si. é apenas aquela sensação de estudar, estudar e nunca ganhar nada em troca. Conhecimento é bom, mas chega uma hora que conhecimento e continuar andando de ônibus é um mau negócio. Tentei abraçar o mundo, fazendo engenharia e me desenvolvendo como programador. Minha ideia era juntar os dois, mas agora nem separado to conseguindo algo hahaha
KERPLUNK 28/11/2015 12:14:23
#454542
Óleo de várias plantas, amendoim, girassol, soja, milho, enfim tudo que puder extrair óleo. O que estou fazendo? Basicamente uma propriedade [Ô]off-grid[Ô], já produzo uma parte grande da energia que preciso nela, estou tendo um resultado muito acima do esperado com aquaponia, onde estou tirando muita coisa, tomate, alface, rúcula, pimentão, brócoli, couve de bruxelas, repolho, tomate-cereja, ervilhas e aveia, além da produção de bio-gás. Minhas oliveiras já deram sua primeira safra de azeitonas, ainda não pude tirar azeite delas, mas acho que para a próxima safra já vou ter alguma coisa.
Estou preparando uma estufa para produzir arroz e feijão pelo sistema de aquaponia para o ano que vem e espero ter algum sucesso com isso. Arroz, tenho certeza que vai render muito bem, feijão, tenho lá minhas dúvidas.
O objetivo principal é ficar o mais independente possível de comida, energia e água. Água e energia estou bem perto, comida ainda tem algumas coisas pra melhorar.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas