[OFF] OCX'S DE TERCEIROS, VALE A PENA?

PATYFF 10/06/2016 00:14:30
#463293
Pessoal boa noite, em meus projetos sempre costumo colocar controles
mais modernos como ChamaleonButton, OCX's e outros controles que encontro
por aí para deixar os sistemas com uma aparência melhor.
MInha dúvida é, eu programo em um computador com 16GB de Ram e Core I5,
então não fica tão lento, mas quando vai para um pc comum a coisa já muda.
Estou decidida a trabalhar só com controles nativos do VB6 e abusar de imagens
e Shapes para não usar esses controles adicionais de terceiros
(se possível nem queria mais usar listview, só listbox para não dar problemas quando alguém for
abrir o código fonte em outro pc, mas esse é outro assunto).
Gostaria da opinião de vocês e se possível compartilhem esperiências sobre
essa situação.
Ah, também tem aqueles leg's que o sistema dá que não sei se está ligado a isso,
vejo muita gente falando sobre isso, no meu caso sempre que faço um executável novo
o leg aparece, daí reinicio o pc algumas vezes e ele some, as vezes acho que não vai
desaparecer e fico com o caração na mão....

Ah, por favor postem prints de telas bacanas feitas com shapes e outras coisas criativas,
assim ficarei inspirada. (Só vb6 por favor).

PS: Quando uso meu sistema em um pc mais lento vejo os componentes de terceiros serem
[Ô]desenhados[Ô] de forma bem lenta, acho que isso compromete um pouco as coisas, mas aguardo
as vossas respostas pois sei que aqui tem muita gente com bem mais experiência nisso....
KERPLUNK 10/06/2016 00:45:58
#463296
Bem a pergunta é: Você está trabalhando por conta própria ou é funcionária?
PATYFF 10/06/2016 00:54:32
#463297
Citação:

:
Bem a pergunta é: Você está trabalhando por conta própria ou é funcionária?


Os 2, na empresa onde trabalho procuro deixar os programas cada vez mais atraentes e faço uns
projetos por encomenda também (só por prazer e busca de conhecimento mesmo, ganho uns 150 a
250 por mês fazendo programinhas básicos)
PATYFF 10/06/2016 00:56:44
#463298
Só não entendi em que isso poderia fazer diferença....
Preciso saber até que ponto vale a pena deixar o sistema bem
na aparencia com o risco de comprometer o desempenho ( se
é que compromete...)
KURTGU 10/06/2016 01:03:31
#463299
Citação:

:
Só não entendi em que isso poderia fazer diferença....
Preciso saber até que ponto vale a pena deixar o sistema bem
na aparencia com o risco de comprometer o desempenho ( se
é que compromete...)



Espere que ele irá te responder kkk...
KERPLUNK 10/06/2016 01:14:27
#463300
Citação:

:
Só não entendi em que isso poderia fazer diferença....
Preciso saber até que ponto vale a pena deixar o sistema bem
na aparencia com o risco de comprometer o desempenho ( se
é que compromete...)


Se sua principal fonte de renda é por trabalhar para alguém, é bem provável que você não tenha muita liberdade para escolher que tecnologia usar, por isso, você está usando VB6. Tudo bem, sem problemas. Dá pra fazer muita coisa bem bacana com ele. MAS....
Se você trabalha por conta, quem dita as regras são os clientes e clientes são os maiores idiotas que já habitaram a face da terra. Eles vão querer todas as funcionalidades existentes em um só programa que você deve construir em coisa de meia hora, ele deve ser lindo, sem falhas e muito fácil de se usar. Eles querem ver seus dados online, querem vender online, querem que tudo funcione no padrão [Ô]monkey[Ô]. Padrão [Ô]monkey[Ô] é um sistema tão fácil de se usar que até um macaco(monkey) é capaz de operar, isso faz com que eles possam pagar uma miséria para quem opera, por não necessitarem de muita qualificação e ter mais lucro. Se você não está investindo nenhum tempo para estudar ou .NET ou Java ou qualquer outra plataforma que possibilite essas coisas, você está cometendo suicídio profissional. Seus clientes vão ver que o [Ô]sistema do concorrente[Ô] faz coisas que o seu não faz, e vão passar para o concorrente sem pestanejar, mesmo que custe um pouco mais caro o que nem sempre é o caso, pois um sistema em .NET bem feito dá muito menos manutenção que um em VB6 e pode se adaptar para qualquer uma das tecnologias mais modernas, como Web por exemplo, o que nem sempre é o caso com o VB6.
Em suma, mesmo que a empresa que você trabalhe use apenas VB6, o melhor que você pode fazer por você é estudar .NET, Java, Python, Ruby ou qualquer outra que possibilite fazer essas coisas.
Como já disse, você pode fazer telas lindas com VB6, mas telas lindas não servem de nada se o resto for lento e cheio de erros, mesmo em .NET. Por isso a necessidade de se estudar muito.
PATYFF 10/06/2016 09:10:39
#463306
Gente, bom dia, alguém com alguma experiência no
assunto??
Só quero saber se vocês costumam ou não usar esses controles
de terceiros, apenas isso...bjs....
CLEVERTON 10/06/2016 23:23:06
#463347
Citação:

:
Gente, bom dia, alguém com alguma experiência no
assunto??
Só quero saber se vocês costumam ou não usar esses controles
de terceiros, apenas isso...bjs....



O único com muuuuuuuuuita experiência no momento é o KERPLUNK, se vc não aceitou a opinião dele jovem... vc está em mais lençois. ele é meio ou muito chato assim, mas tem um conhecimento do cacildis.



KERPLUNK
Citação:

quem dita as regras são os clientes e clientes são os maiores idiotas que já habitaram a face da terra. Eles vão querer todas as funcionalidades existentes em um só programa que você deve construir em coisa de meia hora, ele deve ser lindo, sem falhas e muito fácil de se usar. Eles querem ver seus dados online, querem vender online, querem que tudo funcione no padrão [Ô]monkey[Ô]. Padrão [Ô]monkey[Ô] é um sistema tão fácil de se usar que até um macaco(monkey) é capaz de operar, isso faz com que eles possam pagar uma miséria para quem opera



Rindo até o PT eleger um novo presidente!
KERPLUNK 11/06/2016 00:16:40
#463349
Vamos à resposta textão:
OCX é nada mais que um componente ActiveX. Ele fica referenciado na sua aplicação e quando essa é aberta, o controle é carregado na memória, junto com sua aplicação. Esses controles visuais por si só, não costumam ser pequenos, quando os controles são estéticos então imagens geralmente são carregadas. O LaVolpe Buttons por exemplo, é um controle para botões mais bonitinhos, mas é bem pesado e para cada botão desse tipo no form, uma instância da OCX é carregada em memória. O VB6 não é lá muito bom em lidar com muitos ponteiros de controles ActiveX em um form apenas, por isso a chance de erros exponencia à cada botão à mais, exibido em cada form ativo. Você pode também pegar o código dele e adicionar na sua aplicação, isso elimina a necessidade de adicionar como referência e disponibiliza até rastreio de erros. O ruim é que a aplicação fica ainda mais pesada e o GDI+ pode simplesmente pirar com isso. Estou falando de apenas um tipo de controle, se você usar controles para botões, dropdown, textbox, enfim, substituir os controles padrão por controles ActiveX com visual mais bonito, sua aplicação pode virar uma carroça, exponenciado pelo número de instâncias desses controles em cada form. Seu executável vai ficar enorme e com o tempo você pode ter problemas até para compilar.
Eu já usei isso, os forms ficam lindos, mas a incidência de erros aumenta bastante e geralmente erros que não tem solução simples. Então, se quiser usar, vá em frente, sua aplicação vai ficar com um visual bem melhor. Mas lembre-se que visual não é tudo e se já está meio lenta, adicionando controles mais bonitinhos só vai piorar. Isso resume em uma escolha: Melhor visual ou melhor performance? Você escolhe.
E se for usar, dê preferência à controles que você tenha acesso ao código fonte e possa fazer alguma coisa em caso de algum erro.
PATYFF 11/06/2016 00:57:17
#463351
Citação:

:
:
O único com muuuuuuuuuita experiência no momento é o KERPLUNK, se vc não aceitou a opinião dele jovem... vc está em mais lençois. ele é meio ou muito chato assim, mas tem um conhecimento do cacildis.


Claro que aceito a opinião dele ou a de qualquer um que queira ajudar, é que ele não havia opinado ainda no que eu havia perguntado...

Citação:

:
Vamos à resposta textão:
OCX é nada ......


Nossa!!! Meus parabéns, era isso que eu precisava [Ô]ouvir[Ô] , mas só uma correção, eu disse que não vou mais usar, e você disse [Ô]se quer usar vá em frente[Ô]
Vou manter o tópico aberto para ver se mais pessoas compartilham suas experiencias com esses controles, no meu caso vou abandoná-los aos poucos.

Ah, só mais uma coisinha, os controles do [txt-color=#0000f0][Ô]Microsoft Form 2.0 Object Library[Ô][/txt-color] são um pouco mais
bonitos e funcionais, eles também podem deixar o sistema mais lento?
Posso ter problemas com eles?
KERPLUNK 11/06/2016 01:34:01
#463354
Esses controles, como a grande maioria, não fazem parte dos controles padrão (MSCOMCTL) e por isso requerem distribuição e instalação separadas(com um instalador). Caímos no mesmo parâmetro de qualquer outro controle ActiveX como expliquei anteriormente. Essa biblioteca é a que fornece os controles para o office, aqueles controles que aparecem quando se cria uma caixa de diálogo no excel, word ou access. Eles são uma versão mais antiga que os controles padrão do VB6, mas são relativamente estáveis e não vejo muitas reclamações quanto à eles. Mas lembrando, todos os controles do VB6 são inerentemente 32 bits e em sistemas 64 bits, é possível que eles tenham comportamento diferenciados.
Página 1 de 3 [24 registro(s)]
Faça seu login para responder