[OFF] PATENTEAR UM SISTEMA

MICHAELL 12/08/2016 12:18:30
#465760
Citação:

:
Colegas,

O registro para proteção intelectual serve para dirimir quem primeiro inventou/criou um produto.

Quem tiver o registro no INPI, vai levar a melhor alegando em juízo ferimento da Lei 9.610 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm)

Tudo de bom.



mas no caso do software.. o que protege?
protege de ser copiado em um relatório ou aparencia semelhante de um form?

protege se um sistema tiver modelagem semelhante do banco de dados?

dúvido muito. Gostaria de saber em qual caso pode ser ideal para patentear um software.
SINCLAIR 12/08/2016 14:10:44
#465766
Colega MICHAELL,

Citação:

mas no caso do software.. o que protege?
protege de ser copiado em um relatório ou aparencia semelhante de um form?

protege se um sistema tiver modelagem semelhante do banco de dados?

dúvido muito. Gostaria de saber em qual caso pode ser ideal para patentear um software.



Há uma lei específica para software, a mencionada (9610) é para plágios e proteção intelectual. A específica para software é a 9609 ( http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9609.htm)

E sim, protege. Inclusive já fui determinado como perito em duas causas de plágio.

Tudo de bom.
MICHAELL 12/08/2016 14:43:22
#465768
interessante saber.
EPISCOPAL 12/08/2016 16:24:48
#465774
Citação:

interessante saber.



REALMENTE INTERESSANTE ...
KERPLUNK 12/08/2016 19:20:54
#465781
Citação:

:
:
:
:
Qual seria um intuito disso?
Proteger o software, porém eu vi que isso talvez não sirva de nada.
Proteger do que? De copiarem?
Exatamente isso, copiarem ..


Deixa eu ver se entendi: Você não quer que copie um sistema que você fez. Suponho que não exista uma linha sequer dentro dele que você tenha copiado de algum lugar e que você consiga perfeitamente refazer do zero sem usar a internet para nada. Mesmo se for esse o caso, você está equivocado. Vou citar um exemplo para você entender um modelo mais moderno de software:
Veja o caso da Sky, aquela famosa TV por assinatura via satélite. Você assina e eles instalam o equipamento, que vem praticamente de graça. O que eles vendem é o uso do sinal que vem do satélite. O aparelho em si é o que menos conta. E é exatamente o mesmo papel do sistema. O seu sistema é o equivalente ao aparelho nessa analogia. Não é evitar a cópia física, isso não deve ser problema. Você deve ter um sistema de autenticação que não dependa do cliente, a melhor alternativa é com certeza fazer via internet.

Mas isso tudo é com o cenário de uma aplicação Desktop. Estamos em 2016, sistemas desktop já estão caindo em desuso já tem um bom tempo. Eu mesmo não trabalho com nenhum sistema desktop faz mais de uma década. Literalmente. Venho batendo nessa tecla incansavelmente porque quero ajudar, quero que todos evoluam. Sistemas desktop estão ultrapassados, por vários motivos. Com um sistema Web, dezenas de problemas que são inerentes ao paradigma desktop. Então, se você sequer iniciou uma versão Web do seu sistema, desculpe, mas na minha visão você está com os dias contados no mercado de software, pois até pode conseguir vender para um ou outro, mas você não está mais acompanhando a evolução no que diz respeito à TI.
MICHAELL 20/08/2016 23:02:05
#466062
  Então, se você sequer iniciou uma versão Web do seu sistema, desculpe, mas na minha visão você está com os dias contados no mercado de software, pois até pode conseguir vender para um ou outro, mas você não está mais acompanhando a evolução no que diz respeito à TI.  


KERPLUNK sempre sentando a porrada

como que você faz no caso de um PDV de supermercado? tudo web também?
ou em caso de uma central de delivery de pizzas por exemplo, no qual usuário devem registrar pedidos em questões de segundos?
acho que sistema web não é muito bom para situações como esta



KERPLUNK 20/08/2016 23:30:52
#466064
Citação:

:

  Então, se você sequer iniciou uma versão Web do seu sistema, desculpe, mas na minha visão você está com os dias contados no mercado de software, pois até pode conseguir vender para um ou outro, mas você não está mais acompanhando a evolução no que diz respeito à TI.  


KERPLUNK sempre sentando a porrada

como que você faz no caso de um PDV de supermercado? tudo web também?
ou em caso de uma central de delivery de pizzas por exemplo, no qual usuário devem registrar pedidos em questões de segundos?
acho que sistema web não é muito bom para situações como esta





Sistema web, não quer dizer que ele fique em um servidor remoto, o que parece ser a lógica. Na verdade, a maior parte do trabalho é feito localmente, ou seja, o sistema está instalado em um IIS local e são vários os casos que o sistema sequer é acessível externamente. PDV[ô]s, possuem algumas restrições para uso web, principalmente no que diz respeito à impressão de cupom, nada impede que também seja web, apesar de eu concordar que uma aplicação local dedicada à isso neste caso, seja a opção mais viável.

O interessante aqui é a confusão conceitual. [Ô]Sistema web[Ô] como já mencionei, não é necessariamente hospedado em um DNS público. Simplesmente existe um servidor local, muitas vezes que também hospeda o banco usado pela aplicação, para hospedar a aplicação que sim, é web, mas acessada via rede local. Quando um cliente precisa de acesso remoto, então aí sim é necessário a hospedagem em um servidor público, mas mesmo assim, existem várias técnicas para [Ô]equiparar[Ô] as duas coisas. O cliente ainda terá o uso do sistema de forma local, mas o banco de dados é espelhado, ou seja, o que é feito remoto(no servidor remoto) é repassado para o SQL local e vice-versa. E para isso, não é necessário nenhuma aplicação [Ô]robô[Ô] para fazer esse processo. Uma das técnicas mais populares para o caso é o mirroring(espelhamento).

Você pode instalar um IIS na sua máquina tranquilamente e sair começar a desenvolver aplicações web. Inclusive, não é necessário nem mesmo que seja em ASP ou ASP.NET, você pode perfeitamente hospedar aplicações PHP no IIS, o que até é o caso do VBMania, é escrito em PHP, mas hospedado em um IIS.

Reforçando: Aplicações web, não requerem que sejam hospedadas em um provedor com acesso público. Elas podem perfeitamente serem instaladas em uma rede local e serem assim acessadas(localmente).
NILSONTRES 21/08/2016 20:55:23
#466067
Meu sistema padrão, carro chefe no popular, é frente de caixa PDV, totalmente inviável web, entendo que pode ser via browser apenas e servidor local, mas isso não é necessário. vai demorar muito ainda para desktop acabar.
MESTRE 22/08/2016 07:46:30
#466068
Citação:

:
:
:
:
:
Qual seria um intuito disso?
Proteger o software, porém eu vi que isso talvez não sirva de nada.
Proteger do que? De copiarem?
Exatamente isso, copiarem ..
Deixa eu ver se entendi: Você não quer que copie um sistema que você fez. Suponho que não exista uma linha sequer dentro dele que você tenha copiado de algum lugar e que você consiga perfeitamente refazer do zero sem usar a internet para nada. Mesmo se for esse o caso, você está equivocado. Vou citar um exemplo para você entender um modelo mais moderno de software:
Veja o caso da Sky, aquela famosa TV por assinatura via satélite. Você assina e eles instalam o equipamento, que vem praticamente de graça. O que eles vendem é o uso do sinal que vem do satélite. O aparelho em si é o que menos conta. E é exatamente o mesmo papel do sistema. O seu sistema é o equivalente ao aparelho nessa analogia. Não é evitar a cópia física, isso não deve ser problema. Você deve ter um sistema de autenticação que não dependa do cliente, a melhor alternativa é com certeza fazer via internet.

Mas isso tudo é com o cenário de uma aplicação Desktop. Estamos em 2016, sistemas desktop já estão caindo em desuso já tem um bom tempo. Eu mesmo não trabalho com nenhum sistema desktop faz mais de uma década. Literalmente. Venho batendo nessa tecla incansavelmente porque quero ajudar, quero que todos evoluam. Sistemas desktop estão ultrapassados, por vários motivos. Com um sistema Web, dezenas de problemas que são inerentes ao paradigma desktop. Então, se você sequer iniciou uma versão Web do seu sistema, desculpe, mas na minha visão você está com os dias contados no mercado de software, pois até pode conseguir vender para um ou outro, mas você não está mais acompanhando a evolução no que diz respeito à TI.


Na verdade era pra proteger o fonte, porém acho que não exista solução já que sou CLT e todo o fonte que eu produzir é de propriedade da empresa então acho que a empresa que tem que ir atrás de proteger e não eu..

Sobre desenvolvimento web, concordo que seja a bola [Ô]do momento[Ô] porém não vejo desenvolvimento web sendo uma solução [Ô]chão de fábrica[Ô] onde eu trabalho.. o pessoal aqui era acostumado com sistema em VB6, eaí vocês conhecem o usuário né, se mudar a interface do sistema, melhorar um pouco a base de dados, obrigar preencher campos que eram gravados como Null no banco de dados já foi uma guerra, imagina chegar aqui e falar [Ô]vocês vão usar o navegador a partir de agora[Ô]..

Eu pelo contrário não vejo a morte do Windows forms, até parece que a Microsoft por ex vai fazer um Word web, Excel Web etc (parece até aquelas desculpinhas de programmer vb6 kkkk) ..más é certo que existem certos tipos de aplicações que nunca vão deixar de ser Windows Forms..

Como sou [Ô]novo[Ô] e ainda estou cursando na faculdade que estudo (Java Web) escuto muita piadinha de desenvolvedor referente ao Visual Studio e Windows form, tanto desenvolvedor Java e Php.. Até de professor já escutei um [Ô]no visual studio é tudo puxou ta pronto[Ô] ou até mesmo batendo boca com um professor de banco de dados que acha absurdo usar ORM que só faltou ele me engolir quando eu disse que usava EntityFramework e o resultado era super positivo.. acho que feito esse meu projeto em Windows Forms foi a melhor coisa que fiz, pq além de ter aprendido Windows Forms (ensino técnico que cursei) coisa que não se vê hoje em dia estou me mantendo atualizado no mercado e isso é EXCELENTE, se pegar qualquer colega ninguém sabe mexer com Windows Form, as faculdades hoje só ensinam WEB e quem vai dar manutenção no Windows form? nem todas as empresas vão optar pra migrar pra Web por mais que seja localhost..

Eu acho que quanto mais conhecimento melhor.. lógico que se manter atualizado é super necessário..

Citação:

O cliente ainda terá o uso do sistema de forma local, mas o banco de dados é espelhado, ou seja, o que é feito remoto(no servidor remoto) é repassado para o SQL local e vice-versa. E para isso, não é necessário nenhuma aplicação [Ô]robô[Ô] para fazer esse processo. Uma das técnicas mais populares para o caso é o mirroring(espelhamento)


No MySQL se chama Replication rsrsrs..
Página 2 de 2 [19 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas