[OFF] QUAL A DIFENCA: COBRAR PELO SOFTWARE OU CONT

FBUR 28/09/2009 11:04:12
#323819
Bom dia!

Já vi tópicos onde os desenvolvedores cobram pelo software e outros que não cobram o software, mas os serviços que são gerados em função do software (contrato de manutenção).

Eu cobro o software. Até porque entendo que cobrando um valor mensal por contrato, seria o valor do software diluído dentre outros serviços, ou um valor menor do software mas somando o valor dos serviços compensaria o valor do software. Penso eu que se o camarada não cobrar pelo software mas faz um contrato de x meses, no final destes x meses o desenvolvedor já teria [Ô]o mesmo[Ô] valor do que se tivesse cobrado pelo sistema.

Veja bem, não estou discordando da idéia de fazer um contrato, mas eu gostaria de saber como seriam os serviços cobertos por este contrato, pois não entendo o que justificaria não cobrar o software mas sim os serviços.

Pergunto isso porque nos softwares que desenvolvo, o cliente pede o programa, eu escrevo e oriento sobre o backup e pronto. Não existe a necessidade de realizar serviços mensais em cima do software. No máximo, quando existem alterações pedidas pelo cliente e eu cobro por isso. Mas não são valores que justifiquem (o que compensem para o cliente) um contrato mensal.

Existem softwares operando já com uns 3 anos sem problemas.

Claro que cobrar pelos serviços e não cobrar o software deve ter suas justificativas, só gostaria de entender o cenário.

Por outro lado, já fiz contratos onde o valor (anual) é o valor do software + 30%. Divido isso em 12x e pronto. Mas veja, não estou deixando de cobrar o valor do software. Deixo claro que este contrato é o valor do software [Ô]facilitado[Ô] e os 30% são para pequenas alterações DENTRO DO ESCOPO e também por ser parcelado.

é isso...

[]'s
DANIELCPAETE 28/09/2009 11:47:39
#323825
Amigo,

Trabalho com alguns Call Centers em regime de contrato e costumo cobrar sobre horas de disposição para cada cliente.

tenho diversos tipos de parcerias de acordo com a necessidade do cliente ofereço um pacote diferente o que faço na verdade é alugar os meus sistema o que acaba me rendendo muito mais do que se eu vendesse os mesmos.

Abaixo vou lhe passar algumas parcerias que tenho.

trabalho com base nas horas trabalhadas sempre colocando um limitador de horas mensais de no mínimo 15 e no máximo de 30 horas cobrando o valor de 40 reais a hora, ou seja, o mínimo que cobro destes clientes é de 600,00 reais por mês e dentro destes valores ofereço meu sistema e qualquer modificação que os mesmo queiram fazer no mesmo, dentro das 15 horas que o cliente tem direito. (a maioria dos clientes não utiliza as horas mínimas).

Claro que o mercado que trabalho é um pouco diferenciado, não sei quanto cobra pelos seus sistemas mas, faça você o calculo 600,00 x 36 meses(3 anos) = 21.600,00 valor este muito difícil de se cobrar por um sistema, mas você oferecendo toda a personalização do mesmo + todas as alterações que o cliente quiser fazer nas rotinas, mostrando um valor de 600,00 reais / mês. você consegue convencer o cliente.

minha idéia pegue o valor que você vende seu sistema hoje multiplique por 2 ou 3 (pois disponibilizara 15 horas ou mais mensais para o cliente) divida por um período que quiser e ofereça para o cliente seu software como um serviço.

só pra constar além destas parcerias de 600,00 tenho alguns clientes que por necessidade de softwares mais específicos, chego a ter parcerias de 1.500,00 a 2.000,00 sobre contrato mensal com a mesma carga horária. o importante é você sempre estar disposto e cumprir os prazos que prometer e não abusar das horas cobradas seja justo e transparente se para alterar a cor daquele botão leva 5 minutos diga que foi 5 minutos. com o tempo terá o melhor software do mercado e verá que a maioria das atualizações que lhe forem solicitadas por um determinado cliente, já foram feitas para outro.

FBUR 28/09/2009 12:19:07
#323827
Muito legal esse seu modo de trabalhar DANIEL.

O valor que cobro é parecido o mesmo que o seu. R$ 40,00 / hora.

Os projetos que desenvolvo não consomem muito mais que 80 horas (com um bom levantamento de requisitos). Considerando as 80hs, o valor dos projetos saem em média R$ 3.200,00

Aí que está a questão. Normalmente os softwares são escritos e ao longo do tempo existem poucas alterações. O sistema depois de escrito fica praticamente já moldado para o cliente. Isso leva a maioria a optar por não fechar um contrato deste tipo.

Mas claro, isso depende da frequência com que os clientes pedem alterações, ou até mesmo prevendo que o próprio negócio do cliente irá exigir mudanças periódicas.

Existe os dois lados da moeda. Usando seu caso, se o cliente não utilizar as 15hs durante alguns meses irá que pagá-las de qualquer forma, mas está seguro que quando necessitar de alterações, o contrato irá cobrí-las. Extendendo isso para o meu caso, alguns clientes colocam isso na ponta do lápis e chegam na conclusão que seria mais vantajoso comprar o sistema ao invés de alugar (justamente pelo tipo de negócio), pois como eu disse, existem sistemas estão rodando 3 anos sem necessidade de grandes alterações.

De qualquer forma, se houver a necessidade de um contrato, um valor mensal, eu desenvolvo essa idéia. Se não, parto para o modo que trabalho hoje.

Meus clientes são pequenos. Pois trabalho fixo em uma empresa e administro meus projetos à parte. Talvez por isso eu tenha pendido para clientes de menor porte onde seus negócios não exigirem contratos.

Mas DANIEL, gostei do seu modo de trabalhar. Ficou muito claro.

OBS: Como vc faz (ou faria) quando um contrato vence e não há renovação (ou é rescindido)?

[]'s
DANIELCPAETE 28/09/2009 13:34:28
#323832
Assim como você também trabalho fixo em uma empresa. E acabo tendo estes clientes como extra, em todos os clientes a unica garantia que tenho é a necessidade dos mesmos em utilizar meu sistema, para isso tenho algumas rotinas de travamento mensal e quantidade de uso, que renovo todo o mês, ou seja, caso um cliente não queira mais trabalhar com os meus sistemas no fechamento do mês eles param de funcionar.

atualmente tenho 4 clientes ativos, cada um com mais de 1 ano de contrato se colocar na ponta do lápis seria como se eu vendesse um sistema por mês.

depois do primeiro ano compensa muito no seu caso eu identificaria a media de tempo que os meus clientes ficam com o software se o período fosse maior que 1 ano como você falou 3 anos eu trabalharia com um valor de 300,00 fixos demoraria mais para receber mas a cada ano seria como se fizesse uma nova venda.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas