OFF SEQUESTRO DE DADOS

KERPLUNK 26/10/2015 18:12:03
#453114
Já foram várias as vezes em que me torceram o nariz quando algum tópico eu trato o usuário de modo meio grosseiro. Geralmente são tópicos em que é a primeira vez que o cara posta, uma pergunta sobre criptografia e pelo modo de falar é alguém bastante leigo em programação, ou então em como capturar teclas digitadas, ou sites visitados, enfim, perguntas deste tipo. Já conhecia o sequestro de dados, aqui no Brasil que é novidade entre os usuários, mas em países como India, Russia e EUA, isso é uma prática antiga e muitos casos até caindo em desuso dado a popularidade do golpe, até mesmo os usuários mais leigos estão se prevenindo.

E agora creio que vou parecer novamente rude e apesar de não ser a intenção vai soar como se fosse. Gente, sinceramente vocês estão precisando estudar mais, conhecer mais. Se a maior fonte de informação sobre TI que vocês estão dependendo é o [Ô]Fantástico[Ô], então a coisa está realmente muito grave para vocês. Estamos na internet, existem dezenas de milhares de fontes de informação, ainda mais sobre TI, feeds de notícia, podcasts, videocasts, cursos gratuitos, apostilas, tutoriais, vídeos informativos, revistas, blogs, enfim uma infinidade de informação para ser consumida sem custo algum. Não se pode usar a desculpa de que não tem como se informar, cá entre nós, sabemos muito bem que esta, ao menos entre nós programadores, não cola. Também pode-se alegar falta de tempo e esta até pode colar, por um tempinho. Mais dia menos dia sobre algumas horinhas para estudar o que é tão ou até mais importante que programar propriamente dito.

Tecnologias que estão surgindo e sendo usadas em larga escala, como por exemplo, Azure, WebAPI(que não é novidade faz tempo) entre várias outras, quase não vejo sequer menção disso aqui no fórum. O que mais se vê é dúvidas simples sobre sintaxe, concatenação de texto, uso do Visual Studio, muito raramente, algumas dúvidas mais teóricas sobre funcionamento de alguma coisa mais avançada. Estamos ficando para trás, estamos sendo engolidos pela tsunami de novidade e estamos sem uma um colete salva-vidas. Podemos sim melhorar em muito a quantidade e qualidade do nosso conhecimento, à começar com coisas que venho batendo na tecla muitas e muitas vezes: comecem ao menos a usar OOP, melhorem a qualidade técnica do seu código. Isso vai levar você a novos patamares, vai meio que obrigar a pesquisar mais e com isso evoluir tecnicamente.

Estou sempre disposto a ajudar, sempre mesmo. Às vezes até tento me policiar quanto à isso, porque vários dos meus posts são bem longos e chego a pensar que nem sequer serão lidos na íntegra, mas é assim que sou, gosto de ajudar, da melhor maneira possível, e se a melhor maneira possível para ajudar é dar uma chacoalhada em você, que seja, você até pode ficar bravo ou ofendido em um primeiro momento, mas garanto que com o tempo isso vai passar e você vai acabar vendo que no final das contas eu estava com razão.
MESTRE 26/10/2015 20:11:30
#453123
Citação:

:
Já foram várias as vezes em que me torceram o nariz quando algum tópico eu trato o usuário de modo meio grosseiro. Geralmente são tópicos em que é a primeira vez que o cara posta, uma pergunta sobre criptografia e pelo modo de falar é alguém bastante leigo em programação, ou então em como capturar teclas digitadas, ou sites visitados, enfim, perguntas deste tipo. Já conhecia o sequestro de dados, aqui no Brasil que é novidade entre os usuários, mas em países como India, Russia e EUA, isso é uma prática antiga e muitos casos até caindo em desuso dado a popularidade do golpe, até mesmo os usuários mais leigos estão se prevenindo.

E agora creio que vou parecer novamente rude e apesar de não ser a intenção vai soar como se fosse. Gente, sinceramente vocês estão precisando estudar mais, conhecer mais. Se a maior fonte de informação sobre TI que vocês estão dependendo é o [Ô]Fantástico[Ô], então a coisa está realmente muito grave para vocês. Estamos na internet, existem dezenas de milhares de fontes de informação, ainda mais sobre TI, feeds de notícia, podcasts, videocasts, cursos gratuitos, apostilas, tutoriais, vídeos informativos, revistas, blogs, enfim uma infinidade de informação para ser consumida sem custo algum. Não se pode usar a desculpa de que não tem como se informar, cá entre nós, sabemos muito bem que esta, ao menos entre nós programadores, não cola. Também pode-se alegar falta de tempo e esta até pode colar, por um tempinho. Mais dia menos dia sobre algumas horinhas para estudar o que é tão ou até mais importante que programar propriamente dito.

Tecnologias que estão surgindo e sendo usadas em larga escala, como por exemplo, Azure, WebAPI(que não é novidade faz tempo) entre várias outras, quase não vejo sequer menção disso aqui no fórum. O que mais se vê é dúvidas simples sobre sintaxe, concatenação de texto, uso do Visual Studio, muito raramente, algumas dúvidas mais teóricas sobre funcionamento de alguma coisa mais avançada. Estamos ficando para trás, estamos sendo engolidos pela tsunami de novidade e estamos sem uma um colete salva-vidas. Podemos sim melhorar em muito a quantidade e qualidade do nosso conhecimento, à começar com coisas que venho batendo na tecla muitas e muitas vezes: comecem ao menos a usar OOP, melhorem a qualidade técnica do seu código. Isso vai levar você a novos patamares, vai meio que obrigar a pesquisar mais e com isso evoluir tecnicamente.

Estou sempre disposto a ajudar, sempre mesmo. Às vezes até tento me policiar quanto à isso, porque vários dos meus posts são bem longos e chego a pensar que nem sequer serão lidos na íntegra, mas é assim que sou, gosto de ajudar, da melhor maneira possível, e se a melhor maneira possível para ajudar é dar uma chacoalhada em você, que seja, você até pode ficar bravo ou ofendido em um primeiro momento, mas garanto que com o tempo isso vai passar e você vai acabar vendo que no final das contas eu estava com razão.



Concordo porém o que vejo atualmente é que existe tanta inundação de tecnologias, padrões, etc que a galera e inclusive eu ficamos perdidos.. ainda mais quando descobrimos que o buraco é mais embaixo.. Eu acho que o que importa é aprender, independente de qual nível seja o conhecimento da pessoa..

Porém não concordo com o que você disse, nenhuma aplicação é segura, digo isso porque já participei de Forum Invaders, Forum Hacker (Vip user) na minha adolescência até uns 7~8 anos atrás, e posso te garantir que nem precisei desenvolver um trojan, para torná-lo indetectável por vários antívirus até mesmo o Kaspersky e toda a lista de antivírus do virustotal.com.br, e garanto que funciona, fora C99, deface entre outras coisas que eu sempre me interessei pois sempre via um site sendo [Ô]hackeado[Ô] levando deface e queria aprender e saber como eles conseguem, transformar .exe em .jpg subir em qualquer pagina de upload no site, achar vulnerabilidades..

Sql injection? pessoal que dá deface em página, equipes de cracking (sim pq a mídia trata um cracker como hacker), sql injection é brincadeira de pirralho de 12 anos perto das vulnerabilidades que esses caras exploram..

KERPLUNK 26/10/2015 20:26:18
#453124
Lógico que nenhuma aplicação é 100% segura, nem Desktop, nem Web e nem mobile. Mas não foi disso que estava falando...
DS2T 26/10/2015 21:36:53
#453128
Entendi o que o KerPlunk quer dizer e concordo com ele.

Mas é uma dificuldade muito grande iniciar nessas tecnologias. A impressão que dá é que quando você consegue se aprofundar numa coisa, vem outra coisa e você se torna um iniciante novamente.
E pra mim, que devo ser o único programador que não gosta de tecnologia, é ainda mais difícil. Eu sou aquele tipo de cara, que se pudesse programar só escrevendo num caderno a lógica, seria a perfeição.
Sou um cara muito resistente à mudanças, apesar de ser relativamente novo (24 anos).

Aí depois de anos resolvo abandonar a comodidade e começo a correr atrás de programação WEB. Aí to nessa aprendendo, estudando pra caralho, mexendo o dia inteiro... Até comecei um projeto grande nele.
Aí de repente começo ouvir todo mundo falando que WebForm é perda de tempo e o lance é WebAPi. Aí eu já começo a desanimar com tudo e penso em voltar mesmo pro desktop e que se foda.

é complicado. Porque os caras tão sempre criando alguma coisa diferente e a gente fica meio que refém dessa enxurrada de tecnologia. E pra piorar, tem aqueles [Ô]visionários[Ô]... empresários pseudo-programadores que ouvem falar de alguma prática ou de alguma ferramenta... e já quer cobrar isso pra uma vaga. Infelizmente, o jeito é ir pegando o que dá... e quando tiver um tempo extra, ir pulando pra outra tecnologia.

Eu fico até meio depre por conta disso. Hoje mesmo tava aqui apanhando de uns códigos JQuery ... demorando anos pra fazer coisas bobas. Mas infelizmente é a vida... Nessas horas penso que deveria ter sido professor de física clássica... que é a mesma coisa, desde quando meu tataravó começava a ter pentelho no saco.

E sobre as perguntas do fórum. Realmente, não tem muita coisa legal pra responder tem um tempo. Principalmente a parte que eu gosto, que é matemática computacional... Mas a galera tem me ajudado bastante com meu começo em Asp.Net.
NILSONTRES 26/10/2015 23:33:45
#453136
Citação:

dou total importância ao backup! mas isso é um parto em meus clientes. não fazem, não lembram


Realmente.
Eu vi a matéria ontem, se não for uma empresa grande mesmo, conhecida, é dificil, e também tem que der uma ajuda, clicar em links e etc.
Agora quanto ao Backup, a maneira mais segura que encontrei foi espelhamento de hd, recomendo isso aos clientes, ensino as 4 / 5 formas existentes no sistema, faço o cliente assinar que esta ciente, e lavo minhas mãos a partir dai.
Embora no caso da matéria provavelmente o espelhamento não iria resolver, mas ai é outra caso.
Ideal é espelhamento e mais um diariamente em outra drive ou maquina.
Mas nada é 100% seguro, o roubo ou incêndio de equipamentos leva tudo a perder, por isso backup na web também esta entre as opções.

MESTRE 27/10/2015 08:13:48
#453140
Citação:

:
Entendi o que o KerPlunk quer dizer e concordo com ele.

Mas é uma dificuldade muito grande iniciar nessas tecnologias. A impressão que dá é que quando você consegue se aprofundar numa coisa, vem outra coisa e você se torna um iniciante novamente.
E pra mim, que devo ser o único programador que não gosta de tecnologia, é ainda mais difícil. Eu sou aquele tipo de cara, que se pudesse programar só escrevendo num caderno a lógica, seria a perfeição.
Sou um cara muito resistente à mudanças, apesar de ser relativamente novo (24 anos).

Aí depois de anos resolvo abandonar a comodidade e começo a correr atrás de programação WEB. Aí to nessa aprendendo, estudando pra caralho, mexendo o dia inteiro... Até comecei um projeto grande nele.
Aí de repente começo ouvir todo mundo falando que WebForm é perda de tempo e o lance é WebAPi. Aí eu já começo a desanimar com tudo e penso em voltar mesmo pro desktop e que se foda.

é complicado. Porque os caras tão sempre criando alguma coisa diferente e a gente fica meio que refém dessa enxurrada de tecnologia. E pra piorar, tem aqueles [Ô]visionários[Ô]... empresários pseudo-programadores que ouvem falar de alguma prática ou de alguma ferramenta... e já quer cobrar isso pra uma vaga. Infelizmente, o jeito é ir pegando o que dá... e quando tiver um tempo extra, ir pulando pra outra tecnologia.

Eu fico até meio depre por conta disso. Hoje mesmo tava aqui apanhando de uns códigos JQuery ... demorando anos pra fazer coisas bobas. Mas infelizmente é a vida... Nessas horas penso que deveria ter sido professor de física clássica... que é a mesma coisa, desde quando meu tataravó começava a ter pentelho no saco.

E sobre as perguntas do fórum. Realmente, não tem muita coisa legal pra responder tem um tempo. Principalmente a parte que eu gosto, que é matemática computacional... Mas a galera tem me ajudado bastante com meu começo em Asp.Net.



Estamos no mesmo barco, porém acho que desistir nunca é a melhor saída.. eu sou a prova viva, passei maior perrengue com o tal do Crystal Reports, a galera me ajudou e tal mas mesmo assim nao me sentia satisfeito, achava um porre fazer relatórios, com dataset tipado sempre dava BO etc etc, bom se eu não tivesse ralado me virado nos 30 nunca teria descoberto como fazer por Query SQL, sempre meus relatórios eram lentos pq são muito pesados, e descobri sozinho fuçando, até um usuário daqui me disse que iria ensinar uma maneira de imprimir relatórios na velocidade da luz porém o mesmo não voltou a tópico mais mesmo assim eu não desisti, e hoje? hoje faço todos meus relatórios via Query SQL ou quando são só dados no Grid faço como o NICKOSOFT e o NILSONTRES indicaram, porém era muito mais fácil eu ter desistido ou ter falado pros caras da empresa que estavam reclamando pq demorava 40 segundos pra carregar o relatório que não dava pra fazer, hoje eles imprimem rápido como uma bala..

@Web

Sou o famoso Dinossauro da Web, aprendi web com Asp.Net no VS 2005 o famoso clica e arrasta botão, grid, radio button, assim como é feito no WinForms, só que sei que atualmente assim não é o melhor caminho pra se desenvolver um site ou o pior caminho hahaha, atualmente na facul teho aula de Java Web MVC, o problema é que na teoria tudo é simples:
Model, View, Controller padrãozinho é mel na chupeta.. o problema é que ná prática nos esbarramos com CSS (simples), JQuery (tenho algumas dúvidas ainda porém entendo o básico), Angular JS, JavaScript, BootStrap.. Aí ja vira uma salada de tecnologia que por ex eu conheço male e male CSS e JavaScript e começa a lascar.. daí você começa a ouvir falar do Asp.Net vNext UAU !
daí você ve que o que o KERPLUNK tem razão WebApi é o futuro más calma não é WebApi e sim MVC 6 kkkkkkkk..

é complicado más quem disse que se atualizar e trabalhar com TI era tarefa fácil?? ainda mais se atualizar quando tem uma enxurrada de coisa e a gente fica que nem uma barata tonta.
FOXMAN 27/10/2015 09:23:21
#453146
Não vi a matéria, mas já me preocupo com os backups a mais de 2 anos, e eu venho fazendo backups diarios, local e no cloud(onedriver e GoogleDrive). Cada cliente tem uma conta que eu mesmo crio nos clouds para armazenamento dos dados, que são enviados diariamente.

Posso não está seguro, mas ao menos tenho onde recorrer caso algo de [Ô]RUIM[Ô]......
SINCLAIR 27/10/2015 09:40:34
#453152
Colegas,

De qualquer forma o trato com usuários independe de tecnologia. Independe até de profissão. Certamente Sócrates seria mais paciente com o fanático do que o fanático com Sócrates. Certamente caberia a Nicola Tesla entender a falta de empenho em aprender de seu ajudante do que o ajudante entender todo o empenho de Nicola Tesla. é por isto que Sócrates era o filófoso e o cidadão briguento o fanático. é por isto que Nicola Tesla era o gênio e o preguiçoso mero ajudante.

Tudo de bom.
NILSONTRES 27/10/2015 11:02:57
#453162
ZEUZEBIO3,
Caramba, minha cabeça deu um nó, 15 anos de programação e 52 de idade, esses textos não entram mais na minha mente, rsrsrsr
MESTRE 27/10/2015 11:26:16
#453164
[txt-color=#0000f0][Ô] Inteligente é aquele que sabe onde quer ir, e mais inteligente ainda é aquele que sabe onde não quer voltar ! [Ô][/txt-color]
Página 2 de 3 [26 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas