[OFF] SOBRE O TOPICO - REGULAMENTACAO DA PROFISSAO

LANCECOM 20/09/2009 17:49:06
#323285
Pessoal,
Me empouguei, com a resposta que dei a este tópico acima, e decidi abrir um outro [Ô]relacionado[Ô]
Gostaria de sugestões e dicas, primeiro vamos entender..

- Criar um orgão normalizador da catergoria de programadores (tipo o CRECI - corretores de imóveis) onde eles marcam uma data e vc presta os exames, e em seguida lhe fornecem o numero (se voc passar nos exames)
Como seria estes exames?
- A pessoa é obrigada a vir com seu computador pessoal (exigencia do orgão um notebook)
- E ali na frente dos pessoal desenvolver umas pequenas aplicações, rotinas etc...
- Nesse interim o individuo é avaliado pela equipe
Em seguida recebe um Numero do seu CREDS (conselho regional desenvolvimento de sistemas)


Mas não é impossivel isso não...
Essa idéia pode ser levada a adiante, é só criarmos um baixo assinado a partir daqui do VB mania, e enviarmos esta sugestão de projeto para algum Engravatado ou a nivel Brasilia ou Estadual não sei como funcionaria
O bom disso imaginem, vc trabalhar legalmente, habilitado e carimbado rsr, e o melhor apto a exercer sua profissão
DANIELCPAETE 21/09/2009 09:36:25
#323302
Citação:

Em minha cidade tem um idividuo, que simplesmente comprou um codigo fonte, mas o sujeito não sabe nem escrever direito (analfabeto de pai e mãe). O que ele aprendeu foi compilar este fonte comprado (acho que no mercado livre) e sai vendendo o sistema nos comercios. E o pior, ainda diz que foi que ele quem desenvolveu rsr
Então qual seria a solução pra tirar estes individuos que usam de [Ô]enganação[Ô]



Caro Lancecom, acredito que o rapaz que você citou acima não ofereça muito problema, visto que o mesmo não possui conhecimento algum sobre a linguagem e caso surja a necessidade de melhorar ou modificar alguma coisa no código o mesmo não vai conseguir. vejo este rapaz como uma fabrica de software fechado onde você ganha deles oferecendo a personalização conforme a necessidade do cliente.

Ao contrario de você acho impossível determinar a capacidade do profissional através de uma prova, mesmo porque na nossa área existem diversos seguimentos e ficaria muito complicado definir uma prova de conhecimento geral.

Acredito que o próprio mercado se encarrega de selecionar os bons profissionais, o importante é estarmos sempre nos aprimorando para podermos oferecer vantagens sobre a concorrência.

fica ai minha opinião.
MILTONFILHO 21/09/2009 10:09:36
#323306
No meu ver, o q tem q ser feito é o seguinte....

Todo sistema teria um responsável, assim como um remédio tem um farmaceutico responsavel...

O controle maior no quesito de analise, planejamento, etc.

agora monitorar se o kra sabe fazer função, sabe usar if isso pra mim é ridiculo, digitar código ate meu avô digita. o [Ô]pobrema[Ô] maior é fazer uma boa análise e extruturar o sistema que atenda 100% o seu objetivo
LANCECOM 21/09/2009 19:23:33
#323370
Citação:

MILTONFILHO escreveu:
No meu ver, o q tem q ser feito é o seguinte....

Todo sistema teria um responsável, assim como um remédio tem um farmaceutico responsavel...

O controle maior no quesito de analise, planejamento, etc.

agora monitorar se o kra sabe fazer função, sabe usar if isso pra mim é ridiculo, digitar código ate meu avô digita. o [Ô]pobrema[Ô] maior é fazer uma boa análise e extruturar o sistema que atenda 100% o seu objetivo



Caro colega Milton
Acho que qualquer um compila projetos etc..
Mas digitar codigos que realmente atendam a necessidade do cliente são poucos, [Ô]quanto mais o meu avo nem imagina isso[Ô] rsr
Mas um orgão controlador enibi, esses maus profissionais, isso sim. E o pior que tipos igual ao que citei acima, tem MUITOS, enquanto vc perde noites de sono, desenvolvendo e criando facilidades pro seu cliente vem um sujeito desse com uma copia pirata, atrapalhando seu trabalho. Não basta oferecer vantagem. Vantagem todos dizem que tem, e o cliente não sabe difereciar. Nem mesmo o cliente sabe diferenciar o poblema se da rede ou se é do programa....
é complicado
ERIVELTONVGA 21/09/2009 21:52:52
#323374
Boa Noite Caros Amigos do VBMania.
vou postar agora minha opiniao...

A ideia de nosso colega Lancecom é Ótima, mas se isso fosse adiante iria ter uma burocracia danada, por que, se a [Ô]pessoa[Ô] que fosse fazer a [Ô]prova[Ô] para pegar um registro, teria que ir a um escritorio geral, pagar passagem ou gasolina, pagar alguma ficha de inscricao, pagar o registro, dentre outros tributos que irao ser inseridos.

Mesmo tendo 2 sistemas desenvolvidos por mim, desde o planejamento ate a execução, e o terceiro em fase final que se Deus quiser vai me render um bom dinheiro em breve. Pois o Relatorio final que o meu sistema gera vai rodar o Brasil inteiro.

Os Sistemas que desenvolvo são para clientes que querem solução não de T.I. pois desenvolvo outros modos de visualizacao do proprio sistema da empresa para que seu objetivo seja atingido.

Agora voltando ao assunto citado acima, para que criar um [Ô]CREDS[Ô] sendo que aquelas pessoas que vão pelo ramo, tem Certificado de Faculdade. E mesmo os que nao tem mas estudam o tempo que tem em casa, trabalho, finais de semana enfim aqueles que gostam do que fazem, conheco alguns aqui no VBMania que nao tem faculdade, mas tem um grau de sabedoria no ramo que é espetacular.

se isso for uma votação tambem meu voto é [Ô]não[Ô]!

Um Abraço a Todos.

Erivelton

P.s. Foi só minha OPINIÃO.........[S25]
EMERSONTADEU 22/09/2009 01:01:30
#323380
Deixa eu explicar de uma forma bem simples:

Deputado não entende nada de software, quase nada de lei ... ele só dePUTA.

Programadores e afins geralmente não ganham mal e para os governantes a tarefa diária é pensar como e de quem vamos arrancar mais dinheiro ... um orgão regulamentador é uma ótima idéia assim como lotar a cidade de radares, pois serão verbas que não entrarão na lei de responsabilidade fiscal.

Jamais pense que alguém quer fazer algo pelo bem, pois se quisessem isto começariam investindo na educação para que as universidades não despejassem anualmente no mercado essa leva de estagiários que saem de lá sem saber se preferem hardware ou software !!???

Essa garotada que vai ter diploma para resolver os problemas das empresas ???; que resolva da empresa desse cara que só dePUTA QO ....
RCMRO 22/09/2009 08:35:12
#323383
hummmm... Assunto complicado.
Avisa o Alibaba e seus mais de 500 ladrões que a gente está bem assim sem ter que pagar para ter um CRUZ-CREDS e, com certeza, mais alguma coisa mensal ou anual para manter uma cambada de vampiros que, esses sim, analfabetos em cultura mas professores em extorsão oficial.
Como não mexemos com vida diretamente, acredito que a regulamentação não seja necessária. Com relação à pirataria, isso é crime, independente da regulamentação. Se você que falou do picareta que compila e vende software de outros como se fosse dele, sem pagar nada ao autor e sem a sua autorização, deve dar nome e endereço aqui e na delegacia mais próxima. Isso sim é uma atitude que regulamentará a nossa àrea.

PS.: Tirei há 2 anos atras o CRECI, mas não pago e nem pagarei a anuidade por esse pedaço de papel. Posso dizer para vocês que tanto o tal CURSO (que não existe) quanto as provas são para pessoas muito limitadas passarem. Isso posto, seria a prova para aprovar um analista de sistemas fazer um programa [Ô]HELLO WORLD[Ô] ???
LANCECOM 22/09/2009 11:54:41
#323406
Blza, blza mas....
Que tal um SINDICATO pelo menos...
Algum esteio teriamos que ter, não é possivel que sejamos a categoria mais desorganizada...
Se o pessoal aqui apoiar... vamos verificar as leis para dar implantação deste orgão
Eu tambem pensava igual alguns colegas ai acima, mas acho que ta na hora de mudar alguma coisa e resolvi deixar de ser individualista.
EMERSONTADEU 22/09/2009 12:22:08
#323410
Sindicato representa a organização de uma categoria enquanto orgão regulador ficaria com a tarefa de fiscalizar o cumprimento de leis para o setor que convenhamos nem existem ou não se pode considerar completas.

Infelizmente o brasileiro por conta de tantos obstáculos que precisa vencer sozinho tem muita dificuldade em se organizar e acredito que jamais teremos condições de fazer coisas como esta !

Aliás o mundo que se prepare para o nascimento de uma nova américa onde o preconceito racial (sua maior limitação) estará superado, pois se eles pela metade dominaram a economia durante décadas imagine agora como um todo.

Não sou paga pau, nem curto americanos ... prefiro americanas, mas tento ser realista !
LLAIA 22/09/2009 12:39:20
#323414
HAH AH AHAHA CRUZ-CREDS, lembra o Mussum !!

Sou a favor de [Ô]algo como se fosse um sindicato[Ô], mas como o EMERSON disse, quem seriam as almas caridosas que gastariam tempo e recursos para tal ? Qual seria saída? O que estaria envolvido ? Difícil hein ...
RCMRO 22/09/2009 15:25:08
#323438
E que tal um conselho do CRUZ-CREDS reunido para ver se tira o diplona de um cara que fez uma rotina homologada num dia e desatualizada e não funcional no dia seguinte? Será que aquele módulo que o analista nunca ouviu falar, que troca um parâmetro indireto que ele usa e que não tem acesso mas que está deturpando o seu módulo desenvolvido, antes correto e agora errado, depois de ter fechado, entregue, homologado e pago, portanto, com provas circunstaânciais de sua inocência, diante de um processo desses com um cliente do tipo que um BANCO ou algo tão forte assim, será (novamente) que ele conseguirá sobreviver sem perder o seu CRUZ-CREDS?

MAS ESPERE.... Nós somos agora uma entidade, um corpo, um cerebro, uma corporação... Vamos salvar o irmão em apuros e vamos votar para ele não perder o seu CRUZ-CREDS afinal, se os médicos podem, se os políticos podem, se os engenheiros podem, NÓS TAMBÈM PODEMOS... (Não esqueçam de votar em mim nas próximas eleições (risos)....)

ACABOU.... NÃO.... TEM MAIS PARA VOCÊ, FUTURO CRUZ-CREDSence.... Nós conseguiremos também assistência médica mais barata (ao mesmo preço que aquela que você consegue por ser terceirizado com empresa aberta), seguro de vida mais barato (aquele que ninguém quer fazer) e, o mais importante, um curso gratuito de OSPB
Página 1 de 2 [13 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas