[OFF] SOFT, VENDER OU ALUGAR.
Sempre vendi os meus soft. Ate que ganhei uma graninha. Mas fica aquela dúvida, o Soft deve ser vendido ou alugado.
Se for vendido (licença) voce faz dinheiro rápido, mas só que ganha apena 1 vez.
E para alugar o valor é menor, mas qual a base para este valor?
Quantos por cento (%) do valor real do Soft deve ser o valor do aluguel
Suponhamos, um Soft de R$ 500,00 qual deveria ser o valor do aluguel mensal?
O ideal é aluguel mensal, trimestal, semestral ou anual.
Os consumidores (mercado) vêem isto com bons olhos?
Será que o cliente vai concordar qeu vai lhe pagar indefinidamente?
Alguem já usa este metodo de distribuição do soft?
As dúvidas são muitas.
Gostaria se possivel a opinião dos amigos.
Citação:Quantos por cento (%) do valor real do Soft deve ser o valor do aluguel
Pelo que tenho visto, de 10 a 25% do valor da aplicação.
Citação:O ideal é aluguel mensal, trimestal, semestral ou anual.
Depende.
Sugiro que elabore um valor MENSAL que sirva de base para os outros perÃodos.
Citação:Será que o cliente vai concordar qeu vai lhe pagar indefinidamente?
Também depende.
Da necessidade, do poder aquisitivo, do ramo de negócio... No geral, uma boa conversa (além de um contrato assinado) durante o processo de negociação resolve tudo.
http://martorelliegouveia.informazione.com.br/cms/export/sites/default/martorelli/pt/novidades/artigos/pdf/rc-Contrato-de-locacao-de-software.pdf
O Correto seria uma contrato de manutenção...
mas quanto a sua dúvida. se vc quiser [Ô]alugar[Ô], venda a licença para 01 ano... aà o soft expira..
Citação:[txt-size=2]Quando os sistemas apresentam problemas em que a culpa é minha, não cobro pela visita e pela atualização, mas quando a culpa é do cliente por diversos motivos, desde esquecimento em ligar o servidor ou coisas do tipo USB, eu cobro o custo no transporte, o almoço e um valor pela visita.[/txt-size]
Citação:
Penso que é melhor vender o programa de que fazer licença por um determinado perÃodo. Pois quando o cliente não paga corretamente, pode virar uma dor de cabeça! Pois o programa deixará de funcionar e, se o contrato não tiver bem amarrado, você será obrigado a deixar o programa funcionando de graça.
Concordo com o CARLOSBINO.
Também concordo com LLAIA. Se for um erro de lógica no sistema, eu assumo os custos. Agora, se o camarada [Ô]esquecer[Ô] de passar alguma funcionalidade do sistema e lembrar só depois de o sistema estar pronto e rodando, aà ele pagará pelas horas investidas no software. Claro que isso tem que estar documentado antes de desenvolver o sistema.
Eu por exemplo só tenho clientes que não necessitam de atualizações no sistema. Logo, pra que a necessidade de um valor mensal?
Outros até reclamaram bastante disso, pois uma parte da empresa do camarada está no sistema e se, por qualquer motivo, o contrato for cancelado, o que o cliente faz? Importa tudo pra um novo sistema? Isso daria uma dor de cabeça muito grande, pensando na satisfação do cliente. E até pra gente mesmo... pois dependendo do jurÃdico de cada cliente, mesmo você tendo um [Ô]bom[Ô] contrato, ele pode ser usado contra vc.
Por outro lado, o contrato é bem-vindo quando clientes pedem atualizações constantes no sistema. Modificar relatórios, criar botões, outros forms. Dependendo do tipo de negócio, existem clientes que pedem alterações constantes no sistema, as quais ficariam muito caras se fossemos cobrar individualmente por cada uma.
Agora, se for por contrato de manutenção, o cliente está ciente que quando ele precisar de alguma alteração, você estará lá para atendeê-lo prontamente a um custo já esperado.
Ou seja, vc vende o sistema e estiverem previstas alterações [Ô]rotineiras[Ô], faça um contrato.