[OFF] SOFT, VENDER OU ALUGAR.

ROBSON 29/11/2009 00:28:14
#328768
Seguinte pessoal,
Sempre vendi os meus soft. Ate que ganhei uma graninha. Mas fica aquela dúvida, o Soft deve ser vendido ou alugado.
Se for vendido (licença) voce faz dinheiro rápido, mas só que ganha apena 1 vez.
E para alugar o valor é menor, mas qual a base para este valor?
Quantos por cento (%) do valor real do Soft deve ser o valor do aluguel
Suponhamos, um Soft de R$ 500,00 qual deveria ser o valor do aluguel mensal?
O ideal é aluguel mensal, trimestal, semestral ou anual.
Os consumidores (mercado) vêem isto com bons olhos?
Será que o cliente vai concordar qeu vai lhe pagar indefinidamente?
Alguem já usa este metodo de distribuição do soft?

As dúvidas são muitas.
Gostaria se possivel a opinião dos amigos.



LLAIA 29/11/2009 12:41:07
#328789
Hoje eu prefiro vender, mas nada impede de eu fechar um contrato de manutenção, depende do tipo do cliente. Hoje eu vendo cobro um bom valor, e se o cliente quer implementações, eu cobro bem por elas também. Quando os sistemas apresentam problemas em que a culpa é minha, não cobro pela visita e pela atualização, mas quando a culpa é do cliente por diversos motivos, desde esquecimento em ligar o servidor ou coisas do tipo USB, eu cobro o custo no transporte, o almoço e um valor pela visita. Hoje muito clientes não estão querendo ficar [Ô]presos[Ô] num contrato, principalmente pequenos comércios. Outros já preferem pagar mensalmente mediante um contrato, pois dessa forma a empresa tem por assim dizer uma garantia legal. As implementações são até cobradas, mas num valor menor, e dependendo da complexidade nem cobro pra manter uma política de bom relacionamento (dependendo do cliente é claro)
TECLA 29/11/2009 12:54:01
#328791
Citação:

Quantos por cento (%) do valor real do Soft deve ser o valor do aluguel


Pelo que tenho visto, de 10 a 25% do valor da aplicação.

Citação:

O ideal é aluguel mensal, trimestal, semestral ou anual.


Depende.
Sugiro que elabore um valor MENSAL que sirva de base para os outros períodos.

Citação:

Será que o cliente vai concordar qeu vai lhe pagar indefinidamente?


Também depende.
Da necessidade, do poder aquisitivo, do ramo de negócio... No geral, uma boa conversa (além de um contrato assinado) durante o processo de negociação resolve tudo.
LLAIA 29/11/2009 13:30:44
#328793
CLEVERTON 29/11/2009 15:14:05
#328799
Como o colega acima falou... o termo [Ô]alugar[Ô] é meio incorreto.

O Correto seria uma contrato de manutenção...

mas quanto a sua dúvida. se vc quiser [Ô]alugar[Ô], venda a licença para 01 ano... aí o soft expira..
EPISCOPAL 29/11/2009 16:18:39
#328805
BOM EU PREFIRO VENDER ............. AGORA ENQUANTO A MANUTENÇÃO ............ FICO COM A OPNIÃO DO LEANDRO LAIA .....

Citação:

[txt-size=2]Quando os sistemas apresentam problemas em que a culpa é minha, não cobro pela visita e pela atualização, mas quando a culpa é do cliente por diversos motivos, desde esquecimento em ligar o servidor ou coisas do tipo USB, eu cobro o custo no transporte, o almoço e um valor pela visita.[/txt-size]

CARLOSBINO 30/11/2009 00:50:44
#328818
Penso que é melhor vender o programa de que fazer licença por um determinado período. Pois quando o cliente não paga corretamente, pode virar uma dor de cabeça! Pois o programa deixará de funcionar e, se o contrato não tiver bem amarrado, você será obrigado a deixar o programa funcionando de graça. Mas como LLAIA colocou, isso também depende do negócio. Se a empresa não tem condições de compra o sistema, você pode viabilizar um contrato de licença e, posteriormente, você poderá vender o sistema.
FUTURA 30/11/2009 08:21:55
#328821
eu não vendo não, coloco como licença de uso mensal, o cliente paga e usa, se não pagar não usa. valor mensal varia de acordo com o tamanho do cliente, maquinas na rede, encheção de saco, etc..se vc vender, não tem uma receita fixa mensal.
MAFACILITY 30/11/2009 13:43:12
#328847
Resposta escolhida
Acho o [Ô]Aluguel[Ô] mais vantajoso, pois se cobra a instalação, manutenção, e todo mês vc tem um pingado, você ganha no volume, mais fácil de se fechar negócio, pois se o cliente não tiver mais satisfeito ele procura outro software. Pensando bem é amplamente vantajoso para quem desenvolve, pois se vai fazendo uma carteira de cliente ao longo dos anos, e esse sistema não te impede em nada de no futuro se vender o software para quem te aluga.
FBUR 30/11/2009 15:03:22
#328859
Citação:


Penso que é melhor vender o programa de que fazer licença por um determinado período. Pois quando o cliente não paga corretamente, pode virar uma dor de cabeça! Pois o programa deixará de funcionar e, se o contrato não tiver bem amarrado, você será obrigado a deixar o programa funcionando de graça.


Concordo com o CARLOSBINO.

Também concordo com LLAIA. Se for um erro de lógica no sistema, eu assumo os custos. Agora, se o camarada [Ô]esquecer[Ô] de passar alguma funcionalidade do sistema e lembrar só depois de o sistema estar pronto e rodando, aí ele pagará pelas horas investidas no software. Claro que isso tem que estar documentado antes de desenvolver o sistema.

Eu por exemplo só tenho clientes que não necessitam de atualizações no sistema. Logo, pra que a necessidade de um valor mensal?
Outros até reclamaram bastante disso, pois uma parte da empresa do camarada está no sistema e se, por qualquer motivo, o contrato for cancelado, o que o cliente faz? Importa tudo pra um novo sistema? Isso daria uma dor de cabeça muito grande, pensando na satisfação do cliente. E até pra gente mesmo... pois dependendo do jurídico de cada cliente, mesmo você tendo um [Ô]bom[Ô] contrato, ele pode ser usado contra vc.

Por outro lado, o contrato é bem-vindo quando clientes pedem atualizações constantes no sistema. Modificar relatórios, criar botões, outros forms. Dependendo do tipo de negócio, existem clientes que pedem alterações constantes no sistema, as quais ficariam muito caras se fossemos cobrar individualmente por cada uma.
Agora, se for por contrato de manutenção, o cliente está ciente que quando ele precisar de alguma alteração, você estará lá para atendeê-lo prontamente a um custo já esperado.

Ou seja, vc vende o sistema e estiverem previstas alterações [Ô]rotineiras[Ô], faça um contrato.
LLAIA 30/11/2009 16:29:53
#328865
Um lance interessante, ao fechar um contrato de manutenção, é pesquisar o histórico do prospectivo cliente se possível. Veja se ele tem títulos protestados, durante a o tempo de abordagem e reuniões troque ideias com os funcionários de outras empresas do mesmo seguimento, enfim, levante dados pra não entrar numa furada.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas