[OFF] TECNOLOGIA DE CONTAINERS - ALGUÉM USA?

ACCIOLLY 25/09/2016 23:39:25
#467473
Boa noite pessoal.
Comecei a estudar sobre essa tecnologia, que na verdade é uma alternativa para virtualização que demanda menos do hardware do que as virtualizações mais comuns como o VirtualBox ou o VMWare. Não parti pra prática ainda, mas queria saber se alguém já teve essa experiência pra compartilhar conosco aqui no VBMania.
Grato.
MOUSER 26/09/2016 08:38:50
#467479
Resposta escolhida
Estive lendo sobre isso mes passado, não é uma tecnologia nova, mas pouco pesquisado, se voce entrar no site DioLinux , pesquisando sobre Docker, verá que o sistema faz o mesmo o que voce está estudando e ainda com sistema Ubuntu, cujo o sistema operacional a qual estou estudando e me animando a cada passo que dou dentro deste novo universo. (Novo universo para mim, pois ele já é um universo ja existente a um bom tempo), se quiser dar uma olhada neste sistema Docker, o DioLinux descreve bem, e até tem um livro sobre esse sistema com base em Contêiner.

Obs: Os links do Diolinux que deixei disponivel, direciona diretamente ao link do Docker.
ACCIOLLY 26/09/2016 13:08:23
#467499
Muito bom!
Pelo que tenho lido é uma tecnologia em desenvolvimento. A vantagem dele para as virtualizações comuns, é quando eu por exemplo quero testar um servidor mysql. Ao invés de testa-lo numa máquina virtual comum (que simula todo hardware), eu virtualizo apenas o servidor. Isso melhora e muito o desempenho da minha máquina. é uma pena que a interação que é feita é apenas a nivel de sistema operacional. Tipo, você não tem uma interface gráfica, você apenas usa o terminal (o prompt de comando do Línux). E por enquanto só é possível virtualizar línux.
Mas se um dia for possível virtualiza aplicações com interface gráfica de qualquer plataforma, aí vai ser possível, por exemplo, rodar o VS Community no Línux! Isso se a Microsoft não dar essa colher de chá pra nós antes! rsrsrrs
MOUSER 26/09/2016 15:35:35
#467520
Creio que esse dia chegara, estou ansioso também para manter só o Ubuntu no meu note, já temos possiveis MSQLServer para linux e eles já deram um passo enorme em relação ao VS Code, mas infelizmente a ferramenta que mais uso no VS Community não tem no VS Code, então logo fico preso ao dual boot, mas não duvido que logo o vs Code e o Community se torne um só!
Em relação ao Docker, realmente não tem como virtualizar só ele por rodar somente no terminal, mas a tecnologia evolui rapido, quem sabe até o meio do ano que vem, tudo pode evoluir.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas