[OFF] VB 6.0 UM GIGANTE MAIS PODEROSO DO QUE NUNCA

MARCELO.TREZE 16/01/2014 13:21:01
#433156
Bom o titulo do tópico é o mesmo de um artigo publicado nos estrangeiros, achei interessante posta-lo sei que vai gerar algumas polêmicas, mas gostei do artigo e achei que os senhores deveriam ler, o mesmo foi traduzido por mim (Google Tradutor), apenas reposicionei algumas palavras para melhor entendimento, alguma coisa pode estar sem sentido mas da pra entender o contexo.

Citação:

Visual Basic 6.0: Um gigante mais poderoso do que nunca
Por ISpliter , 14 de janeiro de 2014

Lançado no mercado em meados de 1998 , Visual Basic 6.0 ( VB6 abreviado ) foi e ainda é a versão mais bem sucedida na história do Visual Basic O compilador VB6 foi concebido para satisfazer os processadores lentos do final dos anos 90 ( 800MHz - 1300MHz ) . Felizmente , os compiladores não ficaram velhos (ou seja, ADA - um compilador [Ô] velho [Ô] usado em equipamentos de bordo do F22 Raptor, ou Fortran e COBOL - que são amplamente utilizados ) 1-3. Isso nos põe em uma conclusão, mais novo não é necessariamente melhor que o mais velho.
No entanto, na época , os designers VB6 eram verdadeiros visionários, que fizeram um trabalho incrível que tem resistido ao tempo. Com o aumento da velocidade do processador, os designers do compilador estão cada vez mais descuidado, superestimando o poder de hardware. Esses maus hábitos foram provavelmente provenientes da indústria do jogo em 3D onde o tamanho do jogo foi quase sempre confundida com a sua complexidade e novidade.

Por que o VB6 ainda é bem sucedido !

Não há nenhum grande segredo que VB6 se dá muito bem com o código de máquina incorporada e a linguagem de montagem. Programadores avançados de VB geralmente são programadores avançados de assembly também . Eles têm impulsionado a linguagem de programação VB6 para o topo. Hoje em dia, através de um simples copiar e colar da maioria de funções criadas por programadores avançados para VB6, um programador de nível intermediário podem criar aplicativos VB6 que correm mais rápido do que aqueles projetados em C + + ( não é brincadeira ).
A Microsoft talvez devesse ouvir as centenas de milhares de programadores que exigem a introdução de VB6 para o mercado. Parece que nenhuma outra linguagem de programação criou mais escândalo do que VB6 , culminando em uma petição muito séria feita para a Microsoft por programadores ( 14.627 signatários , incluindo 265 Microsoft MVPs ) de todo o mundo. A frase que mais se ouviu de outros programadores VB6 na internet em pequenas discussões é: [Ô]se não houver mais VB6 , então vou migrar para o Linux , eu sei que a maioria das linguagens de programação de qualquer maneira ... [Ô] uma frase preocupante para a Microsoft.
Não entendo por que de a Microsoft não redesenhar uma versão paralela do VB6, ( [Ô]Visual Basic 6.0 Phoenix[Ô] provavelmente seria um bom nome tendo em conta as circunstâncias). Pessoalmente ! não vejo nada de prejudicial ou ameaçadora em uma nova linguagem de programação VB6 separado para os grandes planos da Microsoft .
Ao discutir VB6, devemos olhar para a realidade da situação , e não em opiniões preconcebidas . Novos projetos de código fonte são feitas diariamente em Visual Basic 6.0. O documento propõe a reintrodução do Visual Basic 6.0 no mercado, em paralelo com a linha de Visual Studio.



Lnk do texto original
NILSONTRES 16/01/2014 14:18:01
#433163
Eu programo a 12 anos, 8 dos quais em vb6, tinha pesadelos em pensar em deixar o vb6, hoje depois de 4 anos com o visual studio 2012, não sinto falta nemhuma do vb6, muito pelo contrario, acho uma forma de programar muito arcaica quando se utiliza vb6.
E aconselho quem puder, migrar o mais rapido possivel.
é Claro, ainda tenho a maioria de meus sistemas em vb6, mas estou reescrevendo aos poucos.

FBGSYSTEMS 16/01/2014 14:23:25
#433164
Comecei no C# ha pouco,pouco mesmo, tanto que ainda não entreguei meu primeiro sistema que ainda estou desenvolvendo.
Mas tenho que admitir que o VB 6 é uma delicia de se programar.

Provavelmente eu daria uma [Ô]butuca[Ô] no [Ô]VB 6 Phoenix[Ô]. heheh

ROBSON 16/01/2014 14:28:22
#433165

Eu apelidei o VB6 de [ô]VB Teimoso[ô], pois ele já bateu recordes de polemicas.
Sempre vem alguém para dizer que está morto e não tem mais jeito, mas ele é altamente resistente.
E mesmo que estivesse morto não conseguiram [ô]enterra-lo[ô].
Isto aconteceu com a implantação do Win7 e com o Win 8. E continua vivo.
Não posso afirmar por quanto tempo. Mas que ele está presente ao lado das outras grandes linguagens.
Eu já perdi a esperança que ele seja re-lançado, mas ainda tem muita [ô]lenha para queimar[ô].

TUNUSAT 16/01/2014 14:46:36
#433168
Marcelo-13,


A postagem é legal, mas desculpe!!! O cara tá equivocadaço!

Eu programei uns poucos anos em Clipper Summer[ô]87 e depois em Clipper 5.0 e Clipper 5.2. Depois migrei para o VB5 e rapidamente para o VB6 ... graças à deus que nunca programei em VB4 ou pior ainda: VB3 com SQL Server 6.5 (festa do bug).

O que acontece é o seguinte: Acabou o VB6, e já durou até muito por causa da ganância das empresas! Posso citar 5 motivos:

1º) A linguagem é [Ô]orientada a eventos[Ô] e não abrange a [Ô]orientação à objetos[Ô] ... hoje temos até [Ô]orientação a instâncias[Ô] (doido de pedra o bagulho)!

2º) Não dá para usar legal os [Ô]designer patterns[Ô] com o VB6 ... eu mesmo coloquei alguns exemplos em VB6 de [Ô]designer patterns[Ô] que peguei em um livro ... fica bem gambiware, mas até funciona! Não tem comparação com o [Ô].Net[Ô].

3º) Se você quiser trabalhar com VB6 (veja os anúncios de emprego da APInfo) só se for para fazer manutenção bem antigos. Ninguém é louco de desenvolver algo do zero em VB6.

4º) A Microsoft já avisou que no Windows 9 não tem suporte ao VB6 nem para rodar (no Win8 até roda, mas o Visual Studio não funciona bem), por isto pode tirar o [Ô]cavalinho da chuva[Ô], pois a Microsoft mandou a galera [Ô]ir catar coquinho[Ô].

5º) Com VB6 não dá nem para pensar em competir com Java... o C#.Net + ASP.Net podemos pensar seriamente no assunto. Digo isto porque acredito que o futuro será tudo via hospedeiros (IE, Chrome, FireFox, Opera, etc...) ... mesmo para sistema internos (será usada a intranet). Veja a [Ô]cloading computer[Ô] (computação nas nuvens - particularmente não me agrada isto pois pode ser usada facilmente como uma forma de repressão).

Mais itens? Deve até ter!!!

Quem quiser pode rebater ... eu não fico chateado. Eu espero não ter chateado ninguém...

Sobre LINUX - Cadê o projeto MONO?!?
http://www.mono-project.com/Main_Page


[][ô]s,
Tunusat.
MESTRE 16/01/2014 15:39:41
#433169
Bom trabalho atualmente com VB6 dando manutenção ao ERP da empresa que é em VB6..

VB6 é uma droga, sério mesmo palavra de quem ja estava acostumado com VB.NET e o ambiente .NET..

Vou listar algumas coisas:
- é Péssimo
- Arcaíco
- Orientado a [Ô]Gambiarras[Ô]
- Não funciona com Windows 7 64bits
- Sempre tem problema de OCX (mesmo instalando manualmente)
- Rodo ele no Windows XP atraves do Virtual Box
AJSO 16/01/2014 15:43:42
#433171
Caros Isso mesmo que aconteceu........

O VB 6.0 foi realmente um ótima ferramenta para desenvolvimento.

Isso já esta se refletindo na curva de conhecimento dos programadores............

Talvez isso antecipou mesmo a descontinuação do Visual Basic 6.0 (265 Microsoft MVPs) no mundo......... Isso representa hoje menos de 0,01% dos profissionais com conhecimento em desenvolvimento na ferramenta Microsoft.........

Enquanto não houver a necessidade do profissional melhorar sua base de conhecimento vai empurrando com a barriga...

Essa migração só vai acontecer ou não pela insatisfação e necessidades operacionais entre o cliente e usuários de aplicativos comerciais, industriais ,etc... pessoal e profissional................................

O que a maioria dos clientes analisam primeiro é o custo e depois os benefícios...........

Hoje para desenvolver ou aplicar manutenção é de 20% a 40% mais caro em Visual Basic 6.0 do que qualquer outra ferramenta como Vb.Net,C# e C++...................... estou comparando apenas se o profissional é certificado e SENIOR na ferramenta de desenvolvimento............................ não vou nem aplicar isso a sistemas em plataforma web Server........

Quantos programadores já desenvolveu dentro do Visual Basic 6.0 projetos com IIS Application ou DHTML Application.....

Antes que alguém fale sobre............. certificação MVP é aplicada desde 1993..............

Essas mudança esta mais acentuada em profissionais que já realizaram processor de certificação (MVP[ô]s) e estudaram de fato o uso de novas tecnologias dentro do pacote de desenvolvimento e toda a evolução entre o Visual Studio 6.0 com os atuais Visual Studio 2012/2013......

Isso e[ô] até irônico de se falar mas a maioria dos profissionais da área de programação não gostam muito de estudar e/ou manter a sua base de conhecimento atualizadas.................... por achar que já é muita informação para armazenar..........

Isso pode ser uma classificação profissional entre bons profissionais e não tão bons assim.......................

O fato de não ser um bom profissional não significa que é ruim.............


Citação:

ENGANA-SE AQUELE QUE FALA QUE PROGRAMAR EM VISUAL BASIC 6.0 é FÁCIL



Citação:

é PORQUE O CLIENTE NÃO EXIGE PROCESSOS CERTIFICADOE DE QUALIDADE DO SISTEMA DESENVOLVIDO E CONTRATO COM CLAUSULAS DE MULTA ENTRE OUTROS........



Boa sorte a todos


ANDPAG 16/01/2014 16:34:44
#433173
Felizmente ainda tenho um ótimo ganho com meus sistemas em VB6. Tenho um que fiz em C# e ainda esta aqui sem saída, apenas para um cliente que foi o que me pediu o desenvolvimento... Obs: tenho minha própria CNPJ e não trabalho para empresa nenhuma (tenho 36 anos e sou profissional da área desde 1998, conheço a família basic desde 1986 quando fiz meu primeiro curso aos 9 anos basic I). Mas como dizem quando acabar, acabou ai o esquema é ficar no C# ou outra linguagem, no momento estou me interessando em phyton.... Um detalhe que sempre vejo principalmente nesse programas policiais de TV, os que passam no canal 52 (ID Investigation Discovery) toda delegacia la nos EUA que vejo nesses programas ainda usam windows XP nas maquinas e o sistemas de busca de digitais ou antecedentes criminais não tem nada de NET hehehe, prestem atenção nesse detalhe...
MARCELO.TREZE 16/01/2014 16:36:17
#433174
é assim pessoal eu sabia que o texto ia ser polemico, é certo que todos devem migrar, o mundo mudou não podemos ficar parados no tempo.

r
Citação:

:
Bom trabalho atualmente com VB6 dando manutenção ao ERP da empresa que é em VB6..

VB6 é uma droga, sério mesmo palavra de quem ja estava acostumado com VB.NET e o ambiente .NET..

Vou listar algumas coisas:
- é Péssimo
- Arcaíco
- Orientado a [Ô]Gambiarras[Ô]
- Não funciona com Windows 7 64bits
- Sempre tem problema de OCX (mesmo instalando manualmente)
- Rodo ele no Windows XP atraves do Virtual Box



dizer que o vb6 é uma porcaria por não saber usa-lo ai eu já discordo.

Eu acredito que atualmente todos devem pensar em sistemas mais completos, o vb6 ficou para trás, porém ele ainda é uma ferramenta poderosa, não indico para quem começa a programar, porém quem o utiliza e o domina bem ainda consegue desenvolver bons softwares, o que vejo é o vb6 ficando apenas como uma ferramenta de entretenimento, perdendo todo espaço no mercado atual.

Citação:

...Digo isto porque acredito que o futuro será tudo via hospedeiros...



TUNOSAT, também acredito que tudo leva pra isto mesmo.

A realidade e o sentimento do autor do Texto são diferentes, o autor do texto com certeza é uma aficionado por vb6, e tende como todos aficionados a ter uma certa resistência a abandona-lo, porém a realidade é outra, as novas ferramentas são mais poderosas e atende toda demanda da atualidade, levando o vb6 a extinção certa.

Programo em vb6 a varios anos, porém isto para mim é um hobby, diferente da maioria dos colegas, eu até estou migrando aos poucos, mas não é uma necessidade, e sim uma nova busca de conhecimentos, então faço isso bem devagar uma vez que sempre fui autodidata.

mas gente o texto ta ai pra isto mesmo para polemizar.

NILSONTRES 16/01/2014 16:46:19
#433176
MESTRE,
Citação:

- é Péssimo=Não
- Arcaíco=concordo
- Orientado a [Ô]Gambiarras[Ô]=mais ou menos
- Não funciona com Windows 7 64bits =ai vc se engana, não tenho esse problema.
- Sempre tem problema de OCX (mesmo instalando manualmente)=Fato






MESTRE 16/01/2014 16:53:33
#433177
Faltou também o BUG do Crystal Reports 8 com o 11 que não sei até hj o pq.. só sei que tive formata meu pc aqui no trabalho 3 vezes.. sem contar que abro o projeto aqui da 30 mil bugs de OCX e tudo mais e tem que segurar o OK..

VB6 é muito chato e não vejo a hora de começar a migrar o ERP para .NET e não está muito distante essa migração..



Página 1 de 2 [16 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas