[OFF]SERVICO AUTONOMO

ESLEYSANCHES 04/03/2010 09:38:04
#336001
Olá a todos ...

Recentemente foi mandado embora do meu serviço, por um motivo não gostei pois recebia R$ 1.000,00 e por outro adorei, pois ficava o dia inteiro passando nervoso e sem almoçar, sei lá se foi bom ou não, sem contar que eu estava aprendendo a trabalhar com central telefonica, e de qualquer forma iria me afastar do foco Informática e Programação.

Pois bem, nessa semana sem querer, conversando com um amigo, eu consegui fechar um contrato de prestação de serviço em informática, com um valor de R$ 250,00. Claro ainda é pouco, não chega ao meu salário. Dai eu pensei, já eu entrei nisso sem querer, porque não continuar. Será que se me esforçar atras disso eu não consigo.
Queria saber a opinião de vocês, nos dias de hoje, vale apena contrato de prestação de serviço e nas horas vagas ir programnando softwares e vendendo para as empresas ?? O dificil mesmo é como vender neh pessoal ??


Vlw a todos, desculpem ae pelo texto grande e pequeno desabafo. rsrsrs
Sumi um pouco ae do VBMANIA por causa dessas correrias.
Flw abraços !!!
GLAUCIO 04/03/2010 10:02:17
#336013
Resposta escolhida
Esley,

Eu também cogitei a possibilidade de atuar como freelancer (autônomo) e realmente esse estilo de vida é bem promissor.
Porém, é necessário um bom planejamento (Público alvo, atividades realizadas, estratégias de marketing, planejamento financeiro,...) antes de entrar a fundo nesse modo de vida.

Sem contar que é extremamente necessário, para que você possa sobreviver como freelancer, possuir uma boa rede de relacionamento com pessoas envolvidas na tua área de atuação (desenvolvimento eu acho) [aka o famoso networking]. Já consegui freelas e todos foram através de networking. Pessoas com as quais eu trabalhei e me indicaram para outras.
Daí, a importância de ter uma bom relacionamento com as pessoas.

Recomendo uma visita aos sites:

FalaFreela (Podcast)
CarreiraSolo (Dicas, artigos, vagas relacionados ao mundo freelance)
SINKERTEC 04/03/2010 10:48:48
#336028


Bom dia ESLEY,. q situação hein

Cara...assim...falou por exepriencia a SINKERTEC SISTEMAS.. é assim, mas claro que graças a Deus tenho meu trampo fixo!

Só como free...é um risco....e sei lá..complica

boa sorte
WEBMASTER 04/03/2010 12:27:36
#336040
Se voce tem interesse em ter uma carreira mais estavel e garantir-se quanto a rendimentos financeiros, pense na oportunidade de encontrar uma vaga de terceirizado.

Trabalhar por conta propria tem riscos, muitos riscos
KNILSSON 04/03/2010 13:18:25
#336046
Freelancer é um negocio arriscado. Vc reclamava que não almoçava, mas as vezes o cara que é free fica ate sem dormir. E se vc for ficar como free tem que pensar em aposentadoria, ficar sem ferias e 13° salario e outras vantagens que um cara contratado tem.
Minha sugestão é que experimente ficar como free por um tempo, mas sempre procurando algum trampo bom.
E muito importante: MANTENHA-SE ATUALIZADO. Ficar parado nessa area é suicidio.

Boa sorte!
MICROSCHEME 04/03/2010 13:36:24
#336051

Cara.

O pessoal tem razão.

Lembo, que na era do clipper, trampava como encarregado de almoxarifado numa fundição das 07:00 as 17:30 e ainda dava
suporte free para vários clientes (programava e dava suporte); tinha dia que acordava as 06:00 e ia dormir as 03:30 do outro
dia pra as 07:00 estar novamente no trampo, tipo 2 ou 3 vêzes por semana.

Até que fui perdendo a saúde e os camaradas só pagavem visita e não contrato de manutenção, ai quando você dava o preço
da visita mais a manutenção, era uma chiadeira só, até que tive que escolher, mesmo porque havia muitos disquetes no mercado com aplicações,
claro que sem manutenção e ai já viu, ignorantes trocando soft e voltando a m'quina de escrever.

Conclusão: Parei

Hoje trabalho no ministério da defesa e programo por paixão e não comercialmente. por isso ainda estou no vb6 e access e não no vb.net
com sqlserver ou oracle.

O caminho, mesmo se arrenpendendo, deve ser uma escolha própria, faça a sua analizando os prós e os contras, não de amanhã ou depois,
mas a médio e longo prazo.

Blz . . .


DAVERSON 04/03/2010 16:54:11
#336074
rapaz eu sai da empresa o ano passado mas, deixei tres sisteminhas em access que rodam la até ... e que hoje me rende um salario minimo mensal, e tenho tempo pra fazer outras coisas...
acho que é por ai... freelancer da certo sim.

ser livre... nao tem preço.

rsssss abraço
FOXMAN 04/03/2010 19:53:34
#336096
Depende de Você,
Depende da sua Região....

Atuo no ramo de informática desde 1992.
De 2002 para cá não trabalhei mais como [Ô]empregado[Ô] sempre prestando serviços na área.
Em 2007 montei uma distribuidora de cosméticos na esperança de me desligar dessa loucura de informática e apenas desenvolver para minha distribuidora.
Porém o sistema estava ficando muito amplo e com diversos recursos interessantes.
Aconteceu que acabei vendendo o sistema para outras empresas, e prestando suporte técnico.

Agora recentemente tenho uma grande oportunidade de ampliar a carteira de clientes.

Uma parceria com a associação comercial de uma cidade irá me permitir ser um dos [Ô]poucos[Ô] se não o único sistemas indicados pela entidade.

Agora, Da certo ???? Não sei, terei de arriscar.


FOXMAN 04/03/2010 21:21:43
#336119
Citação:

:
Bom, tudo depende...

As vantagens de ser funcionário, com 13º, férias, vale-transporte, entre outras coisas, é interessante.

MAs se vc tiver espírito empreendedor, ser freela pode vir a ser muito vantajoso, já que, se vc planejar direito, pode receber um valor mensal muito maior que o seu salário atual, o que o possibilita a pagar o plano de saúde que vc quiser, tirar férias quando quiser...

Mas não é mole não, envolve muita ralação, muita dedicação até que isso venha a acontecer.

Planeje, pesquise, veja se seu produto tem aceitação no mercado, e, só então, decida o que fazer.



Barros, gostei da sua assinatura e me deu uma idéia de postar a logo do meu sistema...hehehehe

Não é nada comercial ok.....

RENNERFERNANDES 04/03/2010 21:29:17
#336121
Rapaz, acho interessante um trabalho áutomono, pois você dar suporte de um sistema que foi você mesmo que desenvolveu é mtoo bom, e um trabalho simples. Na empresa em que trabalho hoje, além de desenvolver....dar suporte pelos sistemas que minha equipe desenvolveu, estou tendo que dar também suporte por sistemas desenvolvidos por outra pessoa. Muito cansativo, pois a empresa tem clientes espalhados por todos estado, e só tem eu para dar o suporte, mas para ser autónomo tem que ter muita lábia .... e ser mto bom vendedor tbm....
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas