[OFF]SERVICO AUTONOMO

CLEVERTON 04/03/2010 21:36:17
#336122
Olha só.

eu comecei minha vida profissional com 15 anos, fui empacotador de sacolas num supermercado, trabalhava somente aos sabádos e domingos, na epóca eu ganhava R$ 5,00 reais / dia. depois me promoveram para pesador de acuçar ( acreditem, eu pegava mais outro colega pegavamos sacos de 60kg e pesava 60 sacolinhas de 1kg de acuçar, isso o dia todo), depois me mandaram para o [Ô]setor[Ô] do balcão de [Ô]frios[Ô] ( venda de carnes, mortadela, presunto, etc ). e o [Ô]salário[Ô] nada de aumentar rsrsrs.

mais ou menos uns 09 meses trabalhando somente aos sabádos e domingos no supermercado, arrumei um trabalho em um escritório de advocacia de um primo meu, comecei ganhando 60,00. comecei como [Ô]faz tudo/office boy[Ô], nessa epóca eu ainda fiquei uns três meses trabalhando nos dois locais (Oras!!! juntando os dois dava uns 100,00 ou seja, meio salário minimo). aí eu saí!

Fiquei somente no escritório trabalhando, lá eu tinha acesso a computador ( Windows 98 ), em uma das salas da galeria, tinha uma escola de informática e manutenção de PCs, aí eu encostava pra curiar os caras!

trabalhava somente um turno porque no outro eu estudava. quando comecei me formei na escola aos 17 anos, comecei trabalhar turno integral, aí nos meados de 2001 eu vi um primo meu com um CD video aulas de visual basic! poutzz... aquilo pra mim era tudo a cabeça encheu de idéias... porém aprender uma coisa de maluco dessas [Ô]sozinho[Ô] é coisa meio de gente maluco!

Eu sei que continuei trabalhando no escritório e a medida que eu ia aprendendo a fazer as coisas tais como documentos e petições (dando produção), nas horas vagas eu não fazia outra coisa além de macoratti e vbmania. ( VB rodando em um [Ô]AMD K6[Ô] 500 MHZ com 64 de RAM )

aí meu salário foi aumentando e aumentando gradativamente. eu sei que pra resumir! eu fiquei cinco anos trabalhando nesse escritório.

Aí sai e decidir trabalhar por conta própria, pois eu tinha aprendido a fazer manutenção (formatação, limpeza, etc), fiquei quase uns 08 meses assim, trabalhando na casa de meus país. foi muito dificil pra mim aqueles momentos! a grana era muito curta, e nunca sabia quando o mês iria dar bom ou ruim! sem falar que [Ô]quando pintava[Ô] um programa/aplicativo pra fazer, eu cobrava 400,00 em um sistema que o cara me fazia de escravo 06 meses (oras, nessa epóca eu ainda não tinha desenvolvido algo sério).

no segundo ano, decidi alugar um ponto pra fazer manutenção... aí só ficava andando em circulos! um ano depois decidi montar um loja, pedi um emprestimo (WCOSTA até teve aqui na minha cidade na epóca e viu [Ô]veio da RJ até a bahia[Ô]), montei o negócio de vendas de informática. BACANA!, nossa! aí pensei! agora o negócio embarca! na epóca só tinham 4 concorrentes com a minha loja, mas o problema mesmo era falta de capital de giro, falta de experiencia talvez... agora eu tenho dois anos de empresa aberta, e são nada menos que 13 (treze concorrentes), e esses 13 eu não estou contando lojas como ricardo eletro, insinuante, ponto frio, lojas maia, GBarbosa ( isso tudo aqui em minha cidadezinha de +/- 90.000 habitantes) , a porra incha incha, vc vende a prazo e não tem dinheiro pra comprar mais, concorrer com esses grandões que vendem PCs de 900,00 é muito complicado, quanto a parte dos programas/aplicativos, esse ultimo ano (2009) deu uma melhorada. pulei de 400,00 (três anos antes) pra casa que seja maior que 2.000,00 e cobrando a partir de meio salário minimo pra cima de manutenção mensal nos meus sistemas. a menos que isso falo pro cliente comprar um na internet de 199,00.

A Loja, agora vou [Ô]fechar / mudar de ramo[Ô], lá eu vou fazer uma casa de recarga de cartucho que o investimento é baixo, a demanda é muito alta e o lucro é de 500%, arrumei um sócio/parente/parceiro das antigas para tomar conta (Entro com o dinheiro e ele com o trabalho), e no momento ( a partir de quarta 10-mar-2010 ) feira estarei trabalhando em uma loja de informática que o dono é meu cliente há 04 anos e tem um capital alto de investimente: resumindo, o negócio ia piorar!!! lá eu vou ter um bom salário fixo, foi acertado com ele ( o dono ) que EU não vou dispensar meus clientes [Ô]empresarias[Ô] (clinicas, hospitais, escritorios, etc aqueles que não dão dor de cabeça) que faço contratos de manutenção (windows, vírus, etc) mensal, que é isso hoje que me traz alguma renda fixa razoavel, ele aceitou pelo motivo de que isso vai trazer um retorno financeiro a carater de vendas para ele.

já contei minha história de vida!
Agora sobre sua dúvida, [Ô]te sugiro[Ô] o seguinte:
Trabalhar para os outros tem vários aspectos bons!
1º Renda Fixa!
2º Influência / [Ô]amizades[Ô] / contatos
3º com o meu novo [Ô]emprego[Ô] eu já arrumei outro programa para fazer de uma escola da rede Pitagóras (provavelmente vou vender um servidor para a loja que trabalho ) e assim que as coisas vão fluindo.
4º vc não vai ter tantos riscos em relação a débito. no meu caso agora, só vou ajeitar os prazos de entrega direitinho ( pois tenho liberdade no meu emprego para fazer algumas [Ô]saidinhas[Ô].
5º Minha real saída de [Ô]Autonomo[Ô] foi o fato da renda fixa, isso tava me causando muita insônia e alguns problemas de saúde! pois tenho 25 anos tou tentando tirar uma moto Bros e tem um ano pagando consórcio e nem consegui ofertar lance.

se vc é novo, procure outro trabalho que não te cause tanto transtorno, pois informática é quem move o mundo, lembre-se [Ô]tudo é culpa do sistema[Ô]

eu no momento atual vou prezar pela minha qualidade de vida, pois estou novo e já estou com problemas sérios com insônia!

Vou fazer as coisas devagar, vou trabalhar em somente duas ou três áreas que não estejam saturadas de sistemas, e mais adiante vou tentar viver minha vida desses ramos nas áreas a qual escolhi desenvolver. vou estudar alguma faculdade daqui uns dois anos e ficar tentando concursos que me dêem a liberdade de trabalhar um turno ou 12 por 36hs ( ex: policia ).

Pois, quero ter o meu garantido no final do mês. mesmo que essas áreas de programas que fiz dêem certo. e futuro é quem dirar. mas no momento minha decisão é pró de minha saúde é essa!

Melhor ter um hoje garantido do que dois ou três arriscados.

agora se vc tem um espirito empreendedor vá em frente, só um dica ( vc tem que ter muita influência [Ô]contatos/amizades[Ô] se quiser trabalhar sozinho ).

(isso também foi um desabafo rsrsrs, o VBM é como uma familia pra mim)

e lembre sempre disso que o colega acima falou

[Ô]Porém, é necessário um bom planejamento (Público alvo, atividades realizadas, estratégias de marketing, planejamento financeiro,...) antes de entrar a fundo nesse modo de vida[Ô]

é muito importante, foi tudo que eu não fiz foi isso aí de cima! eu metralhava pra tudo que é lado!
Página 2 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas