OLEDB ODBC FIREBIRD

USUARIO.EXCLUIDOS 04/10/2006 20:08:34
#175662
Olá amigos! Boa noite!

Tou eu aqui com mais uma dúvida, e é sobre uma pesquisa que fiz
aqui no site a respeito de tipos de conexões para firebird.

Caramba! Logo de cara pude notar a superioridade do firebird em
cima do access! MAs vamos as dúvidas.

Existem dois tipos de conexão né? Oledb e ODBC, mas como são usadas??

Oldedb = bases locais?
Odbc = bases remotas?

O firebird dá suporte nativo a conexões via odbc?

O oldedb eu sei que precisa ser baixado e instalado, mas será que
existe alguma versão que seja free e sirva pro vb e vb.net ao mesmo tempo? Alguém sabe onde posso baixar?

Gente! Comecei a aprender o firebird hoje! Quem puder ajudar com alguma dica, sugestão, link, etc, etc eu agradeço muito!

Sou muito novato em firebird e por isso preciso da ajuda de vocês
para aprender a usar esta maravilhosa ferramenta que é 1000 vezês melhor que o access!


Obrigado e boa noite!
USUARIO.EXCLUIDOS 04/10/2006 21:19:43
#175672
Boa noite Alessandro.

Bom. OLE DB e ODBC são dois conjuntos de interfaces distintos para manipulação de dados diretamente, ou seja, servem como a conexão entre as instruções passadas pelo seu aplicativo e o gerenciador do banco de dados.

O ODBC é uma interface mais antiga e mais robusta do que o OLE DB, mas é restrita à  recuperação de dados interceptados de Bancos de Dados Relacionais (como a grande maioria dos BDs atuais. O OLE DB, por outro lado, nasceu com o ADO para recuperar dados em BDs, e-mails, páginas HTML, etc, deixando-o muito mais flexível.

Não sei se os desenvolvedores do Firebird, ou seus admiradores, criaram bibliotecas ODBC para o Firebird. Mas mesmo que exista, penso ser muito mais vantajoso usar a tecnologia mais moderna, pensando já em aplicações web.
WEBER 05/10/2006 21:35:56
#175981
Bom inicialmente tb comecei usando o ODBC, mas ele tem muitas desvatagens, entre elas a demora, é mais devagar, e se for acesso remoto ai, ai, ai esqueça, agora com o SIBPROVIDER q é a minha eterna briga com o matioli, pois ele defende outro oledb, heheheh, mas enfim no caso do SIb... existe sim a versao free, e tem a versão paga, na realidade nao muda nada é q no inicio para efeito de marketink foi disponibilizada gratuitamente (foi qndo eu baixei) ehehehe agora se nao me engano ainda tem essa frree mas tem q achar, mas como sou bonzinho ai vai o link para dowload...

[txt-color=#ff0000]dowload[/txt-color]
WEBER 05/10/2006 21:58:24
#175988
ta bom futuro oraculo do vbmania.....
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas