ORIENTA?ÃO A OBJETOS - NECESSIDADE OU MODISMO?

PAULOOLIVEIRA 29/07/2014 07:47:09
#439967
Caros amigos, uma duvida...

Programo a um bom tempo, vim do clipper, la no inicio dos anos 2000 vim pro vb6 etc.. Agora vejo que é hora de [Ô]mudar[Ô], ai me pergunto , VB.net , C#, Java... qual o melhor ?
Outra dúvida, é importante mesmo usar OOP ou é mais uma moda... o que eu vou ganhar com isso, poderia usar o c#, fazer os formularios , e no botao [Ô]gravar[Ô] por exemplo crio a instrucao sql, faço um .execute e boa... ta resolvido...
é necessário realmente criar um formulario, uma classe com os objetos dos campos, outra classe para fazer as instrucoes sql (insert,update, delete)....
Será que estamos reinventando a roda ?
Aguardo vsa. opiniao! abç!
TUNUSAT 29/07/2014 08:05:29
#439969
PAULOOLIVEIRA,

Segue as minhas opiniões. Não quero que você concorde piamente, mas pense no assunto:

1 - Para responder esta pergunta você precisa responder outras perguntas. Alguns exemplos de perguntas:
- Qual linguagem me adaptarei mais rapidamente?
- Quero programar na teia (WWW - World Wide Web) ou na LAN - Local Área network?
- Posso investir em cursos e apostilas? Eu poderia gastar meu tempo de lazer estudando?
- Como está o mercado de trabalho? Exemplo: O que as vagas da [Ô]APInfo[Ô] estão pedindo mais?
- O que seu trabalho atual precisa? Se eu fizer um curso usarei (se não usar corre o risco de esquecer)?

2 - OOP realmente NÃO é moda. Se você souber programar legal em OOP vai ter uma vantagem na hora da manutenção.
Realmente tem muita moda na nossa área, mas o que o mercado de trabalho está pedindo é o que você precisa saber por dois motivos: 1º) Você precisa treinar para fixar o que aprendeu; 2º) Só vão te pagar aquilo que eles querem de retorno.

Mas este botão [Ô]gravar[Ô] vai usar uma query que você poderá usar em outras partes do projeto?!? Dai quando você precisar adicionar um mísero campinho precisa alterar em diversos pontos e ai de você se você esquecer de algum! Se você centralizar isto em uma camada BLL - Business Logic Layer chamando uma camada DAL - Data Access Layer (A UI - User Interface jamais deverá acessar diretamente a DAL) terá que fazer muito menos [Ô]remendos[Ô] no código e assim correr menos riscos de errar e irá fazer tudo mais rápidamente também.

3 - Minha opinião:
Estamos aperfeiçoando a roda colocando freios à tambor (estamos longe do freio à disco e nem pensar no ABS - Anti-Block System!).

[][ô]s,
Tunusat.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas