PERDA DE DADOS ADO EM REDE
RCABRERA, o que pode estar acontecendo é um erro comum, imagine a seguinte situação:
* um usuário em uma máquina abre um formulário de cadastramento, e supondo que o sistema pegue o ultimo registro salvo e some mais um para ter o numero de registro atual para este usuário, vamos supor (que o ultimo usuario é o 0062 então o sistema pega e soma 1 fica 0063)
beleza até ai esta certo, porém vamos supor que este usuário demora para preencher a ficha e salvar, então neste tempo um outro usuário abre a mesma tela, como o usuario da maquina 1 ainda não salvou este outro usuário vai ter em sua tela o mesmo registro ou seja o 0063.
então no caso acima dependendo de quem salvar primeiro um registro vai ser salvo e o outro não, o que vai gerar a perda de dados.
bom citei o exemplo acima pois é uma caso comum em sistemas em rede.
SOLUÇÕES:
a - quando abrir o formulário vc cria normalmente o numero como faz atualmente, porém ja o salva com os outros campos em branco, depois faça apenas um update baseado no numero salvo
b - crie o numero somente na hora que for salvar.
* um usuário em uma máquina abre um formulário de cadastramento, e supondo que o sistema pegue o ultimo registro salvo e some mais um para ter o numero de registro atual para este usuário, vamos supor (que o ultimo usuario é o 0062 então o sistema pega e soma 1 fica 0063)
beleza até ai esta certo, porém vamos supor que este usuário demora para preencher a ficha e salvar, então neste tempo um outro usuário abre a mesma tela, como o usuario da maquina 1 ainda não salvou este outro usuário vai ter em sua tela o mesmo registro ou seja o 0063.
então no caso acima dependendo de quem salvar primeiro um registro vai ser salvo e o outro não, o que vai gerar a perda de dados.
bom citei o exemplo acima pois é uma caso comum em sistemas em rede.
SOLUÇÕES:
a - quando abrir o formulário vc cria normalmente o numero como faz atualmente, porém ja o salva com os outros campos em branco, depois faça apenas um update baseado no numero salvo
b - crie o numero somente na hora que for salvar.
Boa noite!
MARCELO-TREZE, acredito que o problema não seja exatamente este. pois tenho também perda de dados quando somente estão sendo feitas alterações.
Ex:
o sistema no qual eu falo é de registro de ponto. então:
os usuários importam de um relógio os pontos e em seguida vão corrigir as divergências
neste momento da correção para ajustar por exemplo a entrada de almoço de 10:01 para 10:00 o usuário 2 não enxerga a alteração.
detalhe:
apos esta operação eu abro o banco de dados e o registro esta lá alterado. porém, algumas vezes após o fechamento do software nas 2 maquinas o registro some do banco.
MARCELO-TREZE, acredito que o problema não seja exatamente este. pois tenho também perda de dados quando somente estão sendo feitas alterações.
Ex:
o sistema no qual eu falo é de registro de ponto. então:
os usuários importam de um relógio os pontos e em seguida vão corrigir as divergências
neste momento da correção para ajustar por exemplo a entrada de almoço de 10:01 para 10:00 o usuário 2 não enxerga a alteração.
detalhe:
apos esta operação eu abro o banco de dados e o registro esta lá alterado. porém, algumas vezes após o fechamento do software nas 2 maquinas o registro some do banco.
Pelo que voce esta falando tem [Ô]furo[Ô] ai na sua rotina e grave por sinal.
Os registros simplesmente não [Ô]somem[Ô] do banco de dados, o que pode e deve estar acontecendo é que em determinadas horas não esta gravando.
voce usa [Ô]begin tran e commit tran[Ô] ?
posta ai a rotina de gravação/alteração para ver se podemos ajudar .
Os registros simplesmente não [Ô]somem[Ô] do banco de dados, o que pode e deve estar acontecendo é que em determinadas horas não esta gravando.
voce usa [Ô]begin tran e commit tran[Ô] ?
posta ai a rotina de gravação/alteração para ver se podemos ajudar .
Então, como o colega GOODSPEAKERS disse realmente tem furo no seu código, não dá pra dizer que a culpa é do ADO, na realidade só poderiamos fazer uma análise, com o código fonte, pois até um On Error, pode estar maquiando algum erro o dá a impressão de falha ao salvar.
pessoal, acho que encontrei o problema!
tirei o software do servidor e coloquei em uma maquina com mapeamento para os outros usuários.
agora estou conseguindo trabalhar normal com o sistema.
obs: não foi alterada a rotina de gravar registros, somente trocado o banco de maquina.
alguem sabe me explicar o que pode estar acontecendo?
tirei o software do servidor e coloquei em uma maquina com mapeamento para os outros usuários.
agora estou conseguindo trabalhar normal com o sistema.
obs: não foi alterada a rotina de gravar registros, somente trocado o banco de maquina.
alguem sabe me explicar o que pode estar acontecendo?
Muitas coisas.
Podia ser a placa de rede ou o driver da mesma.
O cabeamento.
Interferência junto ao cabo (já ouvi falar disso, mas pessoalmente nunca vi).
O SO dessa máquina pode tá zicado e o compartilhamento não funcionando direito.
é complicado mesmo.
Podia ser a placa de rede ou o driver da mesma.
O cabeamento.
Interferência junto ao cabo (já ouvi falar disso, mas pessoalmente nunca vi).
O SO dessa máquina pode tá zicado e o compartilhamento não funcionando direito.
é complicado mesmo.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas