POO X VB2008: PENSEI CERTO?

FBUR 10/08/2009 16:28:30
#319487
Boa tarde!

Já criei alguns posts aqui para expressar minhas dificuldades em migrar do VB6 para o VB.NET. Resolvi então ir usando e criando programas para enfrentar o bicho.

Um dos conceitos que não havia ficado claro na minha mente é sobre POO e VB2008. Onde usar? Quando usar? Pq usar?

Então fiz o teste. Usei. :)

Começei uma aplicação como faria no VB6. Fora o ADO.NET, não notei diferença de como as coisas funcionam: Criar a conxão, instanciar as vairáveis, preencher uma grid... td mto parecido. Só a maneira para atingir os objetivos (o código) que é diferente... e bem diferente.

Por exemplo, para criar um simples cadastro de clientes fazemos:

- Criar o formulário - Claro :)
- Codificar os botões de: Inclusão, alteraçao, exclusão, atualização.
- Procedimentos para consultas e filtros.

E só.

Não é mto diferente do VB6. Então pensei, onde está a POO aí?? Isso significa que ela está aí caso precisemos, não que devemos obrigatóriamente utilizá-la? Pois como utilizar a POO em um simples cadastro de clientes? Qdo digo simples é simples simples mesmo.

Então, continuando com meu form de cadastro, em um determinado momento precisei usar uma ComboBox e vi que não existe a propriedade ITEMDATA dos controles ComboBox e do ListBox. Segundo pesquisas anteriores, cofirmei:

http://www.macoratti.net/vbn_idta.htm

Vi que esta propriedade pode ser [Ô]recriada[Ô] utilizando as técnicas de POO. Então pensei, essa é a diferença! Temos mais flexibilidade no VB.NET com a POO, podemos criar alternativas que não poderíamos no VB6.

Eu ficava confuso pq via vários exemplos em .NET e muita coisa vi que é igual à programação procedural do VB6, e não via nada de POO:
- Primeiro: criar uma conexão
- Segundo: instanciar as variáveis
- Terceiro; faz uma consulta
- Quarto: Trata erros
- Quinto: Fecha a conexão

Tem uma certa ordem que as coisas têm que ser feitas e executadas, como no VB6.

Aí fiquei mais animado. Deu para ter uma boa visão de onde é o divisor de águas. Deu para ficar menos preocupado com o que vou encontrar lá na frente, pois eu não entendia pq usar POO. Não via onde usar.
Eu via vários exemplos de POO mas não enxergava como isso seria utilizado no meu programa em .NET se estava fucnionando tão bem...

Hoje eu estava vendo (só a título de curiosidade) como funciona um Keylogger no VB.NET. Foi feito no VB2005 mas fiz no VB2008 e funcionou direitinho. Lembrando que não faço isso com má intenção, só para aprender.

Como eu já tinha feito um Keylogger no VB6, comparei com o do VB.NET e vi de uma maneira beeeem geral como e quando usar POO. Realmente ajudou. O código ficou bem menor e mais simples.

No VB6 não tinha nada de classe nem herança nem nada. No keylogger do VB.NET foram utilizados esses conceitos e me pareceu muito simples quando vc sabe o que é POO e ter a visão de quando deve utilizá-la para atingir os objetivos.

Isso sempre me confundia quando o assunto era criar programas com banco de dados. Eu não conseguia ver onde a bendita da POO entrava.

Enfim... Pensei certo, meio certo ou pensei besteira??

[]'s
WEBMASTER 11/08/2009 12:58:44
#319565
Pensar errado nao pensou.
So apilcou de maneira nao muito boa o conhecimento que adquiriu.
Nao vou entrar no merito de usar um keylogger, mas sim, dizer que tem muito mais para se explorar em termos de POO.
Bancos de dados, objetos proprios que reflitam e apliquem regras de negocio, essa eh a parte [Ô]encantadora[Ô] da coisa toda.

Experimente por exemplo criar um banco de dados qualquer e aplicar regras de negocio em cima de campos de data, valor e texto para que se obtenha no final um resultado VALIDO ou INVALIDO. Agora use POO e faca a mesma coisa, e voce vai ver que fica bem mais versatil.

Novamente...eh so um exemplo.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas