PRATICA EM GERENCIAMENTO DE CODIGO

LUCIO83 05/06/2010 22:02:05
#344017
olá galera do forum,

Estou recorrendo a vcs para poder encontrar alternativas para a questão decorrente.

Sou desenvolvedor VB 6 e sou responsavel até o momento por todo o codigo fonte do software da empresa.
O que acontece é que com a expansão dos clientes/empresa surgiu a necessidade de contratamos mais profissionais/desevolvedores e sentimos necessidade de disponibilizar todo o codigo fonte para a equipe.
Só que a direção da empresa não permite que todo o codigo fonte seja partilhado entre a equipe, por razoes obvias.

Gostariamos que áreas/forms do sistema fossem disponiveis para cada departamento conforme fosse a necessidade. Para que nenhum dos profissionais tenha o codigo completo do software disponivel.

Mais no momento em que fossem testar/debugar, as dependencias do projeto todo ficassem disponiveis a todos para evitar erros.

Alguem tem alguma ideia ou software para esta finalidade ?

At.



MARCOSLING 06/06/2010 10:52:30
#344032
Não conheço um software para isso, mas acho que tem como fazer isso se vc usar componentes.

Você teria um ou mais componentes por área. E um ou mais responsáveis por área. Assim, vc pode restringir o acesso à essa área usando o sistema de permissões do windows.

Daí, cada área disponibilizaria os componentes compilados numa pasta em comum.

E assim cada área teria acesso apenas aos componentes compilados de outras áreas e não os fontes.

O que acha?

SAMUKA 06/06/2010 14:03:50
#344038
Acho que vocês vão precisar reestruturar por completo o departamento.

Você vai disponibilizar as especificações de Componente/Funcionalidade que cada programador vai fazer. Ou seja, entrada, saida e processamento. E cada programador tem que desenvolver sua parte e testar individualmente.

Projetos bem [ô]desenhados[ô] divididos em camadas, ajudam muito essa hora.
LUCIO83 06/06/2010 14:25:54
#344039
ok pessoal, agradeco as sugestoes mencionadas.
tenho ideia de dividir as funcoes publicas do projeto em dll, e assim disponibilizar apenas as dll compiladas para os demais membros da equipe..

alguem ja fez esse tipo de coisa... pode me ajudar??

at..
TECLA 06/06/2010 17:13:05
#344052
Sim, qual é a dificuldade em criar a(s) DLL(s)?
LUCIO83 06/06/2010 17:39:24
#344053
Ok,
Tenho dificuldade tipo assim:

No projeto existe um Modulo que chamamos de ModFuncoes, e nele contém algumas funções pertinentes ao todo o projeto (publicas).
Exemplo:


Function Zero(var, Tamanho)
If Len(var) < Tamanho Then
Zero = String(Tamanho - Len(var), [Ô]0[Ô]) & var
Else
Zero = var
End If
End Function


Esta função faz com que seja colocado zeros a esquerda do número passado, deixando neste formato: 000122.

Como eu faria para deixar esta função em uma DLL, de modo que eu passasse somente o Zero.dll para a equipe e como a equipe adicionaria ou utilizaria ela no projeto deles (departamento) ?

At.
MARCOSLING 06/06/2010 18:01:14
#344054
Você tem uma equipe certo?

Então acho que o conceito deve ser discutido com a equipe para alinhar as idéias. Além do mais, o conceito de componentes não é algo novo.
SAMUKA 06/06/2010 18:08:11
#344055
Esse artigo mostra como criar uma DLL: http://www.macoratti.net/com_vb.htm

Cara, num quero ser chato, mas se vc não sabe como criar uma DLL e vai gerenciar uma equipe, sem noção de gerenciamento de projeto ... vc tá ralado!!!

Começa a meter a cara em livros, pq o trabalho vai ser pesado pracas
TECLA 06/06/2010 18:08:58
#344056
Fiz um exemplo simples pra você.
Veja se te ajuda.
TECLA 06/06/2010 18:12:45
#344057
Complementando o exemplo postado, para gerar a DLL é só clicar no menu File > Make DLLTeste.dll.
LUCIO83 06/06/2010 18:46:17
#344063
Ok Tecla,

Abri o teste enviado e Ok... mais ai os projetos dos membros da equipe teriam que ter como referencia do projeto todas as DLLs, correto?

Mudei um pouco o projeto e estou enviando de volta, mas aparece um erro.

[Ô]Cant find DLL entry point Zero in DLLTeste.dll[Ô]

Veja a estrutura que eu alterei no seu codigo, acho que ficaria mais fácil manutencao.

utilizei esta chamada em um modulo:

Public Declare Function Zero Lib [Ô]DLLTeste.DLL[Ô] (var As String, Tamanho As Integer) As String


Ou, aguardo ideias.

At.
Página 1 de 2 [20 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas