PRECISO DE PROBLEMAS.QUEM TEM???

MARCOS 01/08/2011 13:02:26
#380498
Boa tarde, Colegas!
A linguagem SQL é ótima. E fundamental para quem trabalha com acesso acesso a dados.
Mas, apezar de no ínicio ela ser muito simples, a medida que se precisa de Querys complicadas,
o SQL deixa de ser fácil.E para piorar, existe não uma, mais uma variedade de modos diferentes
de se fazer a mesma coisa.Descobri que de nada adianta entender como um comando funciona.
Pois para cada situação, você terá que criar uma instrução Sql diferente. Para resumir.....
Só se aprende SQL de verdade..........Praticando,praticando e praticando.

Neste momento, estou as voltas com o [Ô]Group By[Ô] e o [Ô]Inner Join[Ô]. Peço aos colegas,
não para me explicar como funciona.Isto eu já estudei. Peço, [Ô]Problemas[Ô]. Ou seja,
Questoes, perguntas sobre estes dois comandos. Do tipo que viamos, na faculdade.
Mas exercicios práticos, envolvendo tabelas que realmente encontramos no di-a-dia
nos SGBS[ô]s.


Se algum colega tiver e puder me dar, junto com o gabarito(Para saber se acertei), fico muito grato.

Preciso treinar muito.
LLAIA 01/08/2011 14:27:54
#380501
Resposta escolhida
Olha, o que aprendi com o tempo, é que para lidar com bancos relacionais temos que saber bem duas coisas: Teoria dos conjuntos e Normalização dos dados. Os bancos relacionais foram criados em uma base matemática forte que é a teoria dos conjuntos. Saber como funciona União, Interseção e outras relações entre conjuntos é importante para saber decidir como manipular os dados. A normalização vai te orientar na modelagem do banco e, modelagem bem feita é o que vai simplificar suas queries. Já vi queries monstros aqui no VBMania, e muitas das vezes elas são feitas porque o BD não foi bem modelado, não foram usadas views pra simplificar e dar clareza às consultas e com isso abusam de subqueries que só fazem a string crescer e confusa.

O que vc aprendeu e está aprendendo, de acordo com o que vc postou, é o suficiente. O resto são particularidades do SGBD que vc escolher como por exemplo: Funções internas, sintaxe da linguagem do banco e etc.

Uma boa introdução sobre Normalização: http://blogdati.com.br/?p=43. Tio Google tem muito mais!

Veja este desafio: http://ensino.univates.br/~clenz12/Banco%20de%20Dados/Aula_11/Desafios_SQL_estoque.pdf
MARCOS 01/08/2011 14:58:11
#380503
Olá, LLAIA!
Gostaria muito de que as coisas fossem como você diz !! Rsss

Mas, amigo.Não são....

Quer saber,porque digo isto???

Estou trabalhando em uma empresa fazem alguns anos.Por motivo de salário,etc... estou buscando uma
oportunidade em outro local.Bom, [Ô]Todas[Ô] as entrevistas das quais participei para uma vaga de desenvolvimento,
no que se refere ao SQL é sempre a mesma coisa:

[Ô]Questões envolvendo consultas em SQL bem complexas[Ô]

Na prática, eu sei que não vou precisar criar Query[ô]s tão complicadas no dia-a-dia. Mas, ao fazer provas para entrevistas de trabalho
somente questões com Query[ô]s bem dificeis são colocadas.São questões , que mesmo você conhecendo e entendendo a sintaxe, você
só consegue fazer , se tiver feito muito anteriormente. Infelizmente é assim no mercado de TI
NETMANIA 01/08/2011 17:40:13
#380520
Marcos,

como o LLAIA falou, você precisa entender a teoria de conjuntos e regras de normalização para mexer com banco de dados. Realmente existem empresas que aplicam testes que pela madrugada, parece que não querem que você passe de jeito nenhum e outras, valem mais de uma boa entrevista e analise curricular (que fazia quando eu era responsável pelas contratações).

Uma coisa que você pode fazer é pegar livros ou tentar analisar sites e programas para tentar montar a solução para os problemas. Hoje estou em uma emrpesa que me acabeli levando a minha criatividade na construção de SQL a um nível mais elevado. Resolvo muitas coisas com base em consultas, deixando a aplicação sendo responsável pela saída de dados. Mas como eu disse antes, tudo é base da repetição e aperfeiçoar os seus conhecidos, só assim que voc~e consegue encarar os desafios.

Quando ocorrer de você realizar testes, tente ir de cabeça fria, esqueça o mundo lá fora. Se você ficar pensandono teste e como vai resolver e o que ele vai pedir, você vai pirar e não vai conseguir se concentrar no teste. Concordo que fazer as coisas no base do lapis e papel é uma meleca, é, mas é assim que eles as vezes testam o nível dos futuros profissionais.
WEBMASTER 01/08/2011 21:27:30
#380544
Recomendo também que voce leia sobre modelos estrela e snowflake para entender que nao basta fazer um select mas saber como ligar tabelas com join
MARCOS 02/08/2011 10:34:46
#380576
Pessoal, muito obrigado!
Irei seguir as recomendações feitas pelos colegas nos comentários acima.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas