PROGRAMA EM REDE

USUARIO.EXCLUIDOS 11/08/2007 23:00:59
#230528
Gostaria de auxilio para ocasião. Estou desenvolvendo um sistema para otimizar informações no setor que trabalho. Preciso que todos que trabalham no setor tenham acesso, logo pensei em instalar o programa na rede (A rede geralmente é ulizada para armazenar arquivos de modo que de qualquer máquina que está configurado a rede tenha acesso) da empresa. A minha dúvida é, se eu ao invés de instalar no C da máquina instalar na rede, será que o sistema dará suporte a uma quantidade 30 pessoas de modo que todos consigam utilizar (gravar,exluir,consultar) ao mesmo tempo o sistema??

Recursos utlizados

Linguagem de programação:VB6
Banco de dados: Access
USUARIO.EXCLUIDOS 11/08/2007 23:13:34
#230530
Compartilha o banco de dados (Banco.mdb) na rede pelo compartilhamento do windows, eu fiz isso la na empresa e deu certo.
Seu usar ADO, so cuidado com o acesso simultaneo pra nao gerar erros, monitore bem esse tipo de situacao.

Espero ter ajudado =)
Abraço.
USUARIO.EXCLUIDOS 11/08/2007 23:35:10
#230531
A codoficação que utilizo para conexao dos forms com o banco de dados é:

Private Sub Form_Load()

Dim CON As New ADODB.Connection 'ESTA LINHA CRIA VARIAVEL DE CONXÃO'
Dim tbpro As New ADODB.Recordset

CON.Open "PROVIDER=MICROSOFT.JET.OLEDB.4.0;DATA SOURCE = " & App.Path & "\BD.MDB"
tbpro.Open "Tabprocessos", CON, adOpenDynamic, adLockOptimistic

End Sub


Eu instalando na rede não da erro?? Como devo proceder para compartilhar o banco de dados (Access)??

Grato!!

USUARIO.EXCLUIDOS 12/08/2007 00:31:14
#230533
Opa, em rede esquece App.Path.

Dim caminho As String
caminho = "\
omedoservidor
omedocompartilhamento\bd.mdb"
Conexao.Open "PROVIDER=MICROSOFT.JET.OLEDB.4.0;DATA SOURCE = " & caminho & ";Jet OLEDB:Database Password=merc290901;"

Sem Senha

Conexao.Open "PROVIDER=MICROSOFT.JET.OLEDB.4.0;DATA SOURCE = " & caminho & ""

Isso é só para vc começar , mas tem varias formas eu utilizo arquivos .ini.

Boa Sorte


USUARIO.EXCLUIDOS 12/08/2007 00:38:01
#230537
Mesmo se o aplicativo for instalado com banco de dados na propria rede??
USUARIO.EXCLUIDOS 12/08/2007 00:43:48
#230538
Sim,
APP.Path , Indica a Pasta Raiz do sistema.
E Onde esta essa pasta ?
Os executaveis das outras maquinas terão que saber onde esta esse banco de dados.
Então eles deverão receber um caminho de rede.

é como vc ir no Iniciar\Executar e digitar \\maquinaserv\compartilhamento\banco.mdb
ele abrira o banco, o sistema precisa dessa mesma informação para que todos trabalhem em cima do mesmo banco.
USUARIO.EXCLUIDOS 12/08/2007 01:35:20
#230544
Mas se ao invés de instalar o aplicativo em cada máquina, eu instalar direto na rede. Ai todas as máquinas que enchegam a rede consiguiriam utilizar, correto??

Ou o recomendavel é instalar em cada máquina?

é o primeiro sistema que desenvolvo utilizando a rede como um recurso.
USUARIO.EXCLUIDOS 12/08/2007 10:02:05
#230549
Eu nao fui bem claro.
Coloca esse banco de dados BD.mdb em uma maquina da rede qualquer, e compartilha normal pelo windows.

Vai nas maquinas clientes, e abre o windows explorer, e vai em FERRAMENTAS/MAPEAR UNIDADE DE REDE, dai voce seleciona alguma letra para a unidade a ser criada(por exemplo S), e direciona o mapeamento para a pasta na maquina onde voce compartilhou o banco.

Feito isso, basta vc fazer assim:

Private Sub Form_Load()

Dim CON As New ADODB.Connection 'ESTA LINHA CRIA VARIAVEL DE CONXÃO'
Dim tbpro As New ADODB.Recordset

CON.Open "PROVIDER=MICROSOFT.JET.OLEDB.4.0;DATA SOURCE = S:\BD.MDB"
tbpro.Open "Tabprocessos", CON, adOpenDynamic, adLockOptimistic

End Sub



A letra que voce selecionou, passou a ser uma unidade como o C: ou o D:, sendo que ela e um atalho para o compartilhamento "\\servidor\pastaCompartilhada\"

E isso ai TETO, qqr duvida, pode contar com a nossa ajuda =)

abs



USUARIO.EXCLUIDOS 12/08/2007 11:07:34
#230560
Citação:

Coloca esse banco de dados BD.mdb em uma maquina da rede qualquer, e compartilha normal pelo windows.



Como posso compartilhar o banco.

Valeu pessoal pela ajuda!!!
USUARIO.EXCLUIDOS 12/08/2007 17:46:22
#230583
Coloca em alguma pasta qualquer do windows, clica com o direito do mouse nela, e vai em compartilhamento e seguranca, marca compartilhar esta pasta na rede, e seleciona permitir que os ususarios da rede alterem os meus arquivos(para ter acesso de escrita no banco de dados que estara na pasta).

Feito isso, e so fazer o processo de mapeamento que eu citei em cima
USUARIO.EXCLUIDOS 13/08/2007 10:01:51
#230624
Resposta escolhida
Tenho um exemplo aqui no VBMania de um Cadastro de Clientes Multi-Usuario com BD access para funcionar em rede, com ADO, SQL, Crystal, Etc.
Da uma olhada no projeto:
http://www.vbmania.com.br/vbmania/vbmdetail.php?varID=5853

Tem que ter alguma codificação para evitar inclusão, alteração e exclusão simultâneas.
Tem tudo no projeto.
Para oferecer o BD via rede basta mapear uma letra no servidor e oferecer para a rede, tipo Y:
Ex:
No servidor vc cria uma pasta no C:\SISTEMA\BD e coloca seu BD Access nessa pasta, dai oferece a pasta para uso compartilhado via rede como Y:
Cada cliente vai abrir o BD em Y: (que será traduzido para o servidor em C:\SISTEMA\BD).
Qualquer dúvida manda MI pra mim.
At,
Página 1 de 2 [15 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas