PROGRAMA EM REDE
Gostaria de auxilio para ocasião. Estou desenvolvendo um sistema para otimizar informações no setor que trabalho. Preciso que todos que trabalham no setor tenham acesso, logo pensei em instalar o programa na rede (A rede geralmente é ulizada para armazenar arquivos de modo que de qualquer máquina que está configurado a rede tenha acesso) da empresa. A minha dúvida é, se eu ao invés de instalar no C da máquina instalar na rede, será que o sistema dará suporte a uma quantidade 30 pessoas de modo que todos consigam utilizar (gravar,exluir,consultar) ao mesmo tempo o sistema??
Recursos utlizados
Linguagem de programação:VB6
Banco de dados: Access
Recursos utlizados
Linguagem de programação:VB6
Banco de dados: Access
Compartilha o banco de dados (Banco.mdb) na rede pelo compartilhamento do windows, eu fiz isso la na empresa e deu certo.
Seu usar ADO, so cuidado com o acesso simultaneo pra nao gerar erros, monitore bem esse tipo de situacao.
Espero ter ajudado =)
Abraço.
Seu usar ADO, so cuidado com o acesso simultaneo pra nao gerar erros, monitore bem esse tipo de situacao.
Espero ter ajudado =)
Abraço.
A codoficação que utilizo para conexao dos forms com o banco de dados é:
Eu instalando na rede não da erro?? Como devo proceder para compartilhar o banco de dados (Access)??
Grato!!
Private Sub Form_Load()
Dim CON As New ADODB.Connection 'ESTA LINHA CRIA VARIAVEL DE CONXÃO'
Dim tbpro As New ADODB.Recordset
CON.Open "PROVIDER=MICROSOFT.JET.OLEDB.4.0;DATA SOURCE = " & App.Path & "\BD.MDB"
tbpro.Open "Tabprocessos", CON, adOpenDynamic, adLockOptimistic
End Sub
Eu instalando na rede não da erro?? Como devo proceder para compartilhar o banco de dados (Access)??
Grato!!
Opa, em rede esquece App.Path.
Dim caminho As String
caminho = "\
omedoservidor
omedocompartilhamento\bd.mdb"
Conexao.Open "PROVIDER=MICROSOFT.JET.OLEDB.4.0;DATA SOURCE = " & caminho & ";Jet OLEDB:Database Password=merc290901;"
Sem Senha
Conexao.Open "PROVIDER=MICROSOFT.JET.OLEDB.4.0;DATA SOURCE = " & caminho & ""
Isso é só para vc começar , mas tem varias formas eu utilizo arquivos .ini.
Boa Sorte
Dim caminho As String
caminho = "\
omedoservidor
omedocompartilhamento\bd.mdb"
Conexao.Open "PROVIDER=MICROSOFT.JET.OLEDB.4.0;DATA SOURCE = " & caminho & ";Jet OLEDB:Database Password=merc290901;"
Sem Senha
Conexao.Open "PROVIDER=MICROSOFT.JET.OLEDB.4.0;DATA SOURCE = " & caminho & ""
Isso é só para vc começar , mas tem varias formas eu utilizo arquivos .ini.
Boa Sorte
Mesmo se o aplicativo for instalado com banco de dados na propria rede??
Sim,
APP.Path , Indica a Pasta Raiz do sistema.
E Onde esta essa pasta ?
Os executaveis das outras maquinas terão que saber onde esta esse banco de dados.
Então eles deverão receber um caminho de rede.
é como vc ir no Iniciar\Executar e digitar \\maquinaserv\compartilhamento\banco.mdb
ele abrira o banco, o sistema precisa dessa mesma informação para que todos trabalhem em cima do mesmo banco.
APP.Path , Indica a Pasta Raiz do sistema.
E Onde esta essa pasta ?
Os executaveis das outras maquinas terão que saber onde esta esse banco de dados.
Então eles deverão receber um caminho de rede.
é como vc ir no Iniciar\Executar e digitar \\maquinaserv\compartilhamento\banco.mdb
ele abrira o banco, o sistema precisa dessa mesma informação para que todos trabalhem em cima do mesmo banco.
Mas se ao invés de instalar o aplicativo em cada máquina, eu instalar direto na rede. Ai todas as máquinas que enchegam a rede consiguiriam utilizar, correto??
Ou o recomendavel é instalar em cada máquina?
é o primeiro sistema que desenvolvo utilizando a rede como um recurso.
Ou o recomendavel é instalar em cada máquina?
é o primeiro sistema que desenvolvo utilizando a rede como um recurso.
Eu nao fui bem claro.
Coloca esse banco de dados BD.mdb em uma maquina da rede qualquer, e compartilha normal pelo windows.
Vai nas maquinas clientes, e abre o windows explorer, e vai em FERRAMENTAS/MAPEAR UNIDADE DE REDE, dai voce seleciona alguma letra para a unidade a ser criada(por exemplo S), e direciona o mapeamento para a pasta na maquina onde voce compartilhou o banco.
Feito isso, basta vc fazer assim:
A letra que voce selecionou, passou a ser uma unidade como o C: ou o D:, sendo que ela e um atalho para o compartilhamento "\\servidor\pastaCompartilhada\"
E isso ai TETO, qqr duvida, pode contar com a nossa ajuda =)
abs
Coloca esse banco de dados BD.mdb em uma maquina da rede qualquer, e compartilha normal pelo windows.
Vai nas maquinas clientes, e abre o windows explorer, e vai em FERRAMENTAS/MAPEAR UNIDADE DE REDE, dai voce seleciona alguma letra para a unidade a ser criada(por exemplo S), e direciona o mapeamento para a pasta na maquina onde voce compartilhou o banco.
Feito isso, basta vc fazer assim:
Private Sub Form_Load()
Dim CON As New ADODB.Connection 'ESTA LINHA CRIA VARIAVEL DE CONXÃO'
Dim tbpro As New ADODB.Recordset
CON.Open "PROVIDER=MICROSOFT.JET.OLEDB.4.0;DATA SOURCE = S:\BD.MDB"
tbpro.Open "Tabprocessos", CON, adOpenDynamic, adLockOptimistic
End Sub
A letra que voce selecionou, passou a ser uma unidade como o C: ou o D:, sendo que ela e um atalho para o compartilhamento "\\servidor\pastaCompartilhada\"
E isso ai TETO, qqr duvida, pode contar com a nossa ajuda =)
abs
Citação:Coloca esse banco de dados BD.mdb em uma maquina da rede qualquer, e compartilha normal pelo windows.
Como posso compartilhar o banco.
Valeu pessoal pela ajuda!!!
Coloca em alguma pasta qualquer do windows, clica com o direito do mouse nela, e vai em compartilhamento e seguranca, marca compartilhar esta pasta na rede, e seleciona permitir que os ususarios da rede alterem os meus arquivos(para ter acesso de escrita no banco de dados que estara na pasta).
Feito isso, e so fazer o processo de mapeamento que eu citei em cima
Feito isso, e so fazer o processo de mapeamento que eu citei em cima
Tenho um exemplo aqui no VBMania de um Cadastro de Clientes Multi-Usuario com BD access para funcionar em rede, com ADO, SQL, Crystal, Etc.
Da uma olhada no projeto:
http://www.vbmania.com.br/vbmania/vbmdetail.php?varID=5853
Tem que ter alguma codificação para evitar inclusão, alteração e exclusão simultâneas.
Tem tudo no projeto.
Para oferecer o BD via rede basta mapear uma letra no servidor e oferecer para a rede, tipo Y:
Ex:
No servidor vc cria uma pasta no C:\SISTEMA\BD e coloca seu BD Access nessa pasta, dai oferece a pasta para uso compartilhado via rede como Y:
Cada cliente vai abrir o BD em Y: (que será traduzido para o servidor em C:\SISTEMA\BD).
Qualquer dúvida manda MI pra mim.
At,
Da uma olhada no projeto:
http://www.vbmania.com.br/vbmania/vbmdetail.php?varID=5853
Tem que ter alguma codificação para evitar inclusão, alteração e exclusão simultâneas.
Tem tudo no projeto.
Para oferecer o BD via rede basta mapear uma letra no servidor e oferecer para a rede, tipo Y:
Ex:
No servidor vc cria uma pasta no C:\SISTEMA\BD e coloca seu BD Access nessa pasta, dai oferece a pasta para uso compartilhado via rede como Y:
Cada cliente vai abrir o BD em Y: (que será traduzido para o servidor em C:\SISTEMA\BD).
Qualquer dúvida manda MI pra mim.
At,
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas