PROGRAMA RODANDO EM REDE

ALVAROVB2009 18/08/2010 19:49:34
#350626
Galera estou com um problemão e peço que me ajudem.

Tenho um cliente que tem 2 máquinas win98, máquinas antigas, e ela estão rodando em rede. Elas estão ligadas por um hub, pois tinham mais máquinas, só que com o tempo elas pararam e serviram de sucata para arrumar essas duas que estão rodando atualmente.

O sistema é para um mercado e quando instalei a primeira vez, todas as vendas estavam sendo lançadas direto no servidor e toda alteração do servidor estava sendo feita direto na frente de caixa.

Más depois de um tempo, começou a ter muita lentidão e para corrigir isso, arrumei uma solução temporaria, eu mandei a frente de caixa rodas com um banco local e todas as alterações eram passadas para a frente de caixa de manhã.

Só que depois de um tempo, começou a dar a mensagem [Ô] disk fail or network error [Ô] ou alguma coisa parecida com isso, trocamos a HD pois pensamos que fosse ela a grande causadora, ela também era, más mesmo agora com uma hd nova o problema continua, não posso passar qualquer arquivo de um micro para o outro que ele dá essa mensagem de erro. Ontem deu a mensagem de [Ô]REDE OCUPADA[Ô], más como rede ocupada sendo que só tem esses dois micros rodando.

Será que alguém pode me dar uma força para resolver isso?

O programa esta em VB6, programo em ADO e o banco é ACESS

Será que uma saída poderia ser, trocar de ADO para DAO?

Desde já agradeço
TECLA 18/08/2010 20:14:27
#350632
Citação:

Só que depois de um tempo, começou a dar a mensagem [Ô] disk fail or network error [Ô] ou alguma coisa parecida com isso, trocamos a HD pois pensamos que fosse ela a grande causadora, ela também era, más mesmo agora com uma hd nova o problema continua, não posso passar qualquer arquivo de um micro para o outro que ele dá essa mensagem de erro. Ontem deu a mensagem de [Ô]REDE OCUPADA[Ô], más como rede ocupada sendo que só tem esses dois micros rodando.



Esse erro ocorre quando tenta copiar um arquivo pela APLICAÇÃO ou pelo WINDOWS EXPLORER?
MARCELO.TREZE 18/08/2010 20:14:38
#350633
Resposta escolhida
Colega a solução mais viavel, é vc modernizar, não voltar atrás ado é a ferramenta correta, minha dica correta é:

Mude o banco de dados para Firebird, SQLSERVER ou MySQL, access não é nem considerado banco de dados direito.

coloque sim o banco em um micro servidor e os micros de frente de caixa devem abastecer este servidor.

verifique o cabeamento de sua rede a configuração correta, e pelo amor de Deus peça pro cliente modernizar as máquinas.

isso resolverá seu problema.

LLAIA 18/08/2010 20:49:24
#350638
Maquinário velho sempre tem novos problemas! Vc é de SP, se fosse do RJ te indicaria o boadica.com.br pra procurar montar umas configurações BBB pro seu cliente
ALVAROVB2009 18/08/2010 20:53:41
#350639
Obrigado pelo retorno Tecla e Marcelo

Tecla a mensagem de rede ocupada deu pelo windows explorer e pelo sistema da deu o erro de disk fail ou network error

Marcelo só vou verificar o cabeamento, quanto as máquinas eu preciso me virar com o que tenho, pois já foi um parto fazer ele trocar a HD, por isso que estou usando o acess 97, pq ele é leve e não exige muito da máquina
Por isso que perguntei se a saída seria utilizar o DAO, pois sei que em determinadas horas o DAO é melhor do que o ADO

http://www.macoratti.net/vbadodao.htm
ALVAROVB2009 18/08/2010 21:25:21
#350644
Barros obrigado pelo retorno, realmente irei fazer isso e para falar a verdade, estava pensando em tirar o hub, e fazer uma ligação ponto a ponto, como que tem apenas 2 máquinas e não tem nehhuma intenção de aumentar, será que ficaria bom?

Penso em passar de ADO para DAO, como último recurso, se bem que até mesmo o Macoratti aconselha o DAO em redes pequenas e com acess
FEDERHEN 19/08/2010 08:12:11
#350659
Eu não trocaria o ADO porque acho que não é por aí.
Tenho uma aplicação vb6 rodando com acess-97 e com 5 maquinas em rede, mais um servidor e nunca deu problema.

No teu caso aparentemente o problema é rede.
ALVAROVB2009 19/08/2010 08:23:37
#350665
FEDERHEN obrigado pelo retorno

FEDERHEN na sua rede existe lentidão para o tráfego de informação?

E como que são as máquinas que estão na rede, como vc deve ter visto, as máquinas do meu cliente possuem win98 e são fraquinhas.

Uma coisa que eu lembrei agora, é que a distância do servidor e da máquina da frente de caixa é de aproximadamente 15 metros, será que isso pode interferir?
NICOLLAS2 19/08/2010 10:13:59
#350674
Bom dia Alvaro, tive este mesmo problema em um cliente [Ô] disk fail or network error [Ô] o problema nao eh o seu sistema e sim a rede, se voce tentar transferir um arquivo pesado de uma maquina para a outra vai dar o mesmo problema. A solucao que encontrei foi descobrir qual das maquinas tava com problema de rede e formatar, hoje opera normalmente.
ALVAROVB2009 19/08/2010 11:29:59
#350679
NICOLLAS2 bom dia, obrigado pelo retorno

é exatamente isso que esta acontecendo, agora então falta só formatar o HD do servidor, pois como comentei o Hd da frente de caixa é novo, então apareceu mais uma solução.

Obrigado
Página 1 de 2 [15 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas