PROGRAMACAO X ENG. PRODUCAO

DS2T 12/01/2013 13:37:10
#417256
Olá amigos!

Tenho 21 anos, programo desde os 13... E trabalho na área desde os 17.

Quando fui escolher minha faculdade, pensei muito que poderia exercer a profissão de programador sem diploma, coisa que realmente consegui fazer. E como aqui na minha região, um desenvolvedor recebe muuito mal, resolvi garantir o meu salário sendo engenheiro de produção. Até porque eu consegui passar na melhor faculdade da região de graça.

Muitas das pessoas que me apoiaram a ser engenheiro de produção disseram que eu poderia usar meu conhecimento em programação no meu trabalho como engenheiro.

Só que agora alguns colegas meus estão começando a fazer estágio na área de Eng. Produção, e conversando com eles, cheguei a conclusão que talvez eu tenha que decidir entre ser programador e engenheiro de produção. Parece que os dois não se encaixam bem.

A questão é que eu realmente adoro programar, me faz feliz... Eu as vezes deixo de estudar pra faculdade, para estudar programação. Desde novo sou assim.
Mas ao mesmo tempo, já estou na reta final da faculdade e perder 6 anos da vida fazendo faculdade, gastando dinheiro (a passagem pra facul é meio cara)... pra não exercer a profissão, é muito complicado.

O que eu quero saber, é se alguns de vocês sabem algum caso de um engenheiro de produção programador. Algum ramo onde eu possa ser engenheiro de produção e usar meu conhecimento em desenvolvimento de softwares.
Eu pensei em começar a desenvolver softwares para Engenharia, mas não encontrei empresas do ramo na internet.

Qualquer ajuda será muito bem vinda, pois realmente estou um pouco perdido em relação ao meu futuro profissional.

Agradeço a todos que tiveram a atenção e paciência de ler.

Boa tarde a todos!
AJSO 12/01/2013 14:29:29
#417265
Resposta escolhida
Caro DS2T

Sou Engenheiro Mecatrônico, trabalho com Programação a 17 anos, e posso sem sombra de dúvidas dizer que meus conhecimentos em programação complementa minha profissão como engenheiro.

Tenho uma empresa e presto serviço na área de automação comercial, automação industrial e utilizo a prerrogativa de ter minha associação ao CREA-SP de minha região.

Esse é meu diferêncial hoje tenho contratos para prestação em desenvolvimento desistemas integrados CLP, PLC, CNC Supervisórios, Processos rotizados integrados a sistemas SAP, ERP, CRM isso tudo por conhecer o [ô]CHÃO DE FÁBRICA[ô] e poder integrar com outros processos de uma empresa........

Trabalho com uma grande empresa fabricante de impressora fiscal desenvolvendo produto hardware e modelos de sistemas em Framework para esse produto.

Trabalho com meu protótipos de microcontroladores AVR, MICROSHIP, INTEL com o Visual Studio..... não é VB é muito menos C# o C++ do proprio Visual Studio é uma ferramenta podersíssima........... Desenvolvimento para sistemas embarcado.....

Jamais ficar desatualizado com as tendências de mercado.........................

Eu tinha o Visual Basic 6.0 com a ferramenta ideal e não me importava com outros tipos e modelos de desnvolvimentos até meados de 2000.

Passei pelo VS2003 VS2005 VS2008 VS2010 e agora VS2012 a minha sorte hoje é que aprendi a trabalhar com uma visão profissonal e industrial no d esenvolvimento de um Software.

Scopo do projeto
documento de requisito
conceito decamadas
melhores práticas
processos de certificação dequalidade.

A programação é fundamental nessa área ENGENHARIA EM GERAL todo o processo ou produto que um engenheiro trabalha é essencial o conhecimento em algumas linguagens.

Eu por exemplo detesto [ô]chão de fábrica[ô] mas tenho por conte de compromissos que trabalhar na área para poder entender alguns processos e propor criação ou mudanças....

Penso o seguinte o que você quer de fato fazer é se dedicar em uma programação de baixo nível e se especializar nesse seguimento, ao desenvolver uma solução fazer todo o processo.

O mais importante você esta quaase para adquirir que é o CREA

Desenvolver o hardware com sua linguagem embarcada desenvolver a interfaze de comunicação (firmware e dll de cominicação) e desnvolver a interface homem máquina em uma linguagem de alto nível para tratamento da coleta do hardware........

Isso tá carente no mercado.............

Só não acho que irá conseguir um bom salário como CLT......... Terá que ser uma empresa para poder competir no mercado.............

Tome muito cuidado com isso pois pode estar dando um tiro no pé.........
Citação:

A questão é que eu realmente adoro programar, me faz feliz... Eu as vezes deixo de estudar pra faculdade, para estudar programação. Desde novo sou assim.



A tua Faculdade é a coisa mais importante no momento, depois que se forma no mercado se alguma empresa ao entrevistar sobre conhecimento básico, e não for bem.....
vai ser difícil a entrada pois tem muita gente que se dedica para adquirir o conhecimento..............



Boa Sorte
LLAIA 16/01/2013 18:17:53
#417531
Vc pode exercer a profissão e cair em projetos open source bacanas.

Ou então, com uma certa experiência na sua área de formação, vc poderá criar produtos específicos carentes no mercado e ter seu diferencial. Há possibilidades com o o colega AJSO descreveu no caso dele.
TIDYSOFT 20/01/2013 12:01:54
#417764
cara, eu tenho 26 anos,e estou mexendo na programação apenas ha 4 anos.fiquei uns 2 anos parado pq comecei a procurar emprego fora da area de programação pq nunca consegui. tbm nao tenho diploma
e pior ainda eu nem profissao tenho, apenas trabalho na area industrial no setor de produções.
eu ainda estou pensando no que eu possa trabalhar.

Eu me casei a 2 anos e te digo,voce ainda tem uma vantagem(é claro se voce nao é casado).
Por que depois que casa.fica mais complicado gerenciar seu tempo.

Eu trabalhei em uma industria multinacional onde tinha o setor de informatica que fazia a manutenção dentro da empresa e um dos profissionais passou pelo setor de produção e fez um curso e conseguiu passar para
o setor de produção e e hoje eh engenheiro, soh nao sei do que hehe



no wink pedia tem alguns ramos de engenharia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia#Ramos_da_engenharia
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas