PROPRIEDADE SORTED DO COMBOBOX DO VB6 EM VBA

KELLY 19/03/2016 20:05:14
#459502
Onde está a propriedade Sorted do Combobox do VB6 que no VBA não tem? A ordenação do Combobox do VBA é somente via código?

Grata

KERPLUNK 20/03/2016 02:51:32
#459511
Os controles nativos do VBA não são os mesmos do VB6. Você terá que incluir a referência dos controles ActiveX do VB6 para poder ter o mesmo controle.
DS2T 20/03/2016 04:43:19
#459516
Resposta escolhida
Você deve estar usando os [Ô]Controles de Formulário[Ô]. Use os controles ActiveX. Não terá diferença alguma para o VB6.
KELLY 20/03/2016 19:46:41
#459525
Citação:

:
Você deve estar usando os [Ô]Controles de Formulário[Ô]. Use os controles ActiveX. Não terá diferença alguma para o VB6.



DS2T, quando uso os controles de Formulário não tem como acessar as propriedades do Combobox, mas quando uso aparecem as propriedades do controle, porém, está propriedade Sorted não existe na lista.
KELLY 20/03/2016 19:48:46
#459527
Citação:

:
Os controles nativos do VBA não são os mesmos do VB6. Você terá que incluir a referência dos controles ActiveX do VB6 para poder ter o mesmo controle.



KERPLUNK, eu fiz a referência como sugeriu, mas parece que os controles que aparecem só podem ser usados no UserForm, eu precisava usar esse Combobox dentro da planilha. Isso é possível?

KERPLUNK 20/03/2016 20:04:00
#459530
Aí acho que não, mas não tenho certeza. Olha, vou te dar um conselho que veio de experiência: Sei que os usuários são fanáticos por planilhas excel. Eles acham que é o máximo. E querem ficar pendurando coisas e mais coisas, até que o treco vira um Frankenstein. O melhor que você tem a fazer é mostrar que uma aplicação especializada é muito melhor, ao contrário do que o usuário possa pensar.
DS2T 20/03/2016 22:11:50
#459540
Não gosto do Excel porque ele é Orientado a Gambiarras.
Engraçado que pro pessoal da indústria, essas gambiarras são geniais e eles mostram todos orgulhosos... e pra mim, é algo que dói o coração.

O que você pode fazer é colocar um combobox do tipo Formulário na sua planilha, alimenta ela com um Range qualquer. Depois disso, ao invés de você ordenar o combobox, você usa o Método SortSpecial pra ordenar. Automaticamente o seu ComboBox vai ficar ordenado novamente.

Segue um exemplo...


Outro caminho, que eu particularmente acho mais charmoso, é implementar um algoritmo de ordenação manual usando um array. Aí dependendo de como vai usar, pode ser um Insert Sort ou um QuickSort... se não quiser complicação pra cabeça e tiver poucos dados, Bubble Sort...
KELLY 22/03/2016 01:29:32
#459617
Kerplunk e DS2T, já trabalhei em uma empresa em 2013 que o dono idolatrava VBA em excel só porque ele estudou isso na faculdade. O sujeito era tão doente que ele queria criar um sistema de controle de estoque completo no VBA. Inclusive passei bons meses só aqui no forum encontrando alternativas de fazer esse sistema e ainda me chamou de inútil por não fazer isso. A planilha tinha várias outras linkadas e como o Kerplunk disse, era um verdadeiro Frankenstein.
Obrigada pelas sugestões Kerplunk e DS2T vou dar uma olhada no seu arquivo para ver o modelo. Eu realmente preciso fazer essa macro, se tivesse outra alternativa nem esquentava a cabeça com isso. Assim que eu conseguir algo, posto aqui no forum para todos.
KELLY 22/07/2016 18:16:38
#465055
Obrigada DS2T, já vai me dar uma noção de como devo fazer.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas