SERIADOS, FILMES... O PERIGO DA INFLUÊNCIA

DS2T 20/03/2016 04:20:06
#459515
Essa semana entrou um novo seriado na NetFlix, achei a ideia interessante e comecei a assistir. A série se chama Scorpion, e é baseada num hacker com QI de 194 que realmente existe. O fato de ter sido inspirado na história de um gênio da computação de verdade, me animou a assistir, pensando que talvez, finalmente alguma série poderia mostrar com fidelidade esse mundo ... mas alguns exageros obviamente, já eram esperados. Mas nada me preparou para o que vinha...

Comecei a achar muito engraçado algumas coisas, como os caras criando algoritmos super complexos em questão de minutos. Invasões a dados super secretos de grandes empresas e países em poucos segundos... Ou então quando eles viam um algoritmo super complexo que ninguém jamais fez, e simplesmente conseguiam entender e otimizar aquilo (nem preciso dizer... questão de minutos hahaha).

Dando aquela ideia de como é fantástico o mundo da computação, todas as possibilidades e que o céu é o limite. (Fora a mulher mais gata do seriado se apaixonar pelo programador extremamente inteligente com capacidade emocional negativa)
E meu primo, de 16 anos viu alguns episódios comigo e já começou a pesquisar sobre faculdades de computação, que queria fazer aquilo também.

Eu conversei com ele sobre isso, como a vida de programador não tem glamour algum. Que eu me arrependo de ter gasto tanto tempo me dedicando a isso... Fiz questão de mostrar pra ele alguns dos projetos, explicando as linhas de código. Mas o garoto não quer saber, parece que encontrou o que quer fazer.

Se por um lado eu fico feliz (porque apesar de ser algo que não teve o glamour, retorno financeiro ou até grandes realizações que eu esperava.... ainda é algo que sinto em prazer aos finais de semana). Por outro eu fiquei um pouco chateado, pois sei que ele vai quebrar a cara feio quando começar a programar.

Nem posso julgar... eu vejo filmes do Homem Aranha e ainda tenho aquele sonho de andar pelas paredes soltando teia...

Enfim, essa é só uma história que queria compartilhar com vocês.
E o seriado não é ruim não, apesar de ser muito forçado (principalmente pra quem programa e conhece física).

Abraços!
SINCLAIR 20/03/2016 08:48:06
#459518
Resposta escolhida
Pois é, colega DS2T...

Como eu te disse em outro post, meu filho resolveu (faz muito tempo, desde criança) ser Militar da Força Aérea Brasileira.

Está estudando para o ingresso na EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar).

Tem o glamour do uniforme azul e branco, as braçadeiras, as ombreiras, as mocinhas todas achando lindinho.

Mas no futuro, ele não vai pilotar caças Shukoi e nem os PAK-FA. Vai pilotar Tucanos turbo hélice duas vezes por ano.

Vai dar com os burros n'água, financeiramente e em relação ao glamour.

Mas... vai estar em um um ambiente que ele gosta, no meio militar, na doutrinação.

Eu mesmo, como já disse em outros tópicos, queria mesmo era Pesquisa e Desenvolvimento.

Aos 19 anos tive a oportunidade de ir para a Marinha, mais precisamente na EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante). Mas lá eu não teria acesso à tecnologia e admirava muito era quem projeta os painéis das grandes embarcações.

Ah, se eu soubesse que no futuro a Marinha teria seus próprios setores de Pesquisa & Desenvolvimento... ah, se soubesse!

Então decidi ir para a carreira civil (Oficial da Marinha Mercante é civil apenas em tempo de Paz, em caso de Guerra ou ameaça à soberania é automaticamente engajado na Marinha de Guerra, é como a Polícia Militar que é força reserva do Exército, só que ganha bem mais).

Enfim, juntando o meu erro jovial de não conseguir avaliar o futuro, de estar sozinho na vida aos 19 anos e ter um [Ô]motivo loirinha de 1.65m e olhos azuizinhos[Ô] na faculdade, acabei errando o caminho.

Resultado hoje: não tenho a formação da EFOMM, não tenho o meu [Ô]motivo lorinha de 1.65m[Ô] e estou preso à Automação Comercial que detesto.

Mas foi meu rumo. é o que tenho.

Outro post me perguntasse porque o respeito por ti. Respondi lá, mas de qualquer forma, resumo aqui: é, lato sensu, por ver que a paixão que eu tinha pela programação, também tens. No meu caso foi diferente do teu primo: era o seriado [Ô]Jornada nas Estrelas[Ô] (o bem antigão) e não o seriado Scorpion. De qualquer forma, tanto um quanto outro seriado, não criam, de verdade, a vontade, apenas acordam o que a pessoa, por si só, gosta de fazer e se identifica.

Foi assim comigo. Foi assim contigo. Está sendo com meu filho. Está sendo com teu primo.

Tudo de bom.
DS2T 20/03/2016 22:31:52
#459542
Quem me dera ter tido um motivo loirinha de 1,65m de olhos azuis para entortar meu caminho hehehehe
Eu acredito que fazer uma escolha pode ser difícil as vezes... Mas nada te prepara para as consequências das más escolhas, ter que conviver com isso. Estou tentando aprender a lidar com más decisões, acabar vivendo no passado é perda de tempo... algo que eu sei, mas ainda insisto em não saber.

Mas acho que talvez, o seu [Ô]caminho errado[Ô], pode não ter sido o errado a longo prazo. Naqueles meus momentos mais otimistas e ingênuos, que são tão raros quanto eu ganhar melhor resposta no VbMania hahaha... eu penso que o destino pode intervir pra tomar a melhor decisão geral de nossa vida, mesmo que muitas vezes, nos primeiros anos... as coisas pareçam apenas ter acontecido pra acabar com sua vida. Na verdade, só pensando nisso, pra poder ter uma esperança no futuro...

Eu espero não trabalhar com algo que eu odeie, mas do jeito que as coisas tão indo... sei não ... Essa crise econômica veio como um choque de realidade pra mim hehehe... eu que era tão certo do meu futuro... Mas passar por isso, fez eu ter mais empatia pelas pessoas e parar de julgar tanto... Amadureci bastante... Enfim, tudo tem um lado bom né ...

Abraços, fica bem!
KERPLUNK 20/03/2016 22:54:24
#459543
A glamourização do cinema(especialmente o americano) sempre foi preocupante. Eles dão à entender que qualquer um com um senso moral e uma metralhadora na mão podem mudar o mundo para melhor, matando alguns malvados, sempre seguido e admirado por uma linda mulher que faz qualquer coisa para ajudar. Eles fazem isso porque sabem que o populacho é manipulável, burro demais para pensar sozinho e acredita em qualquer coisa que lhe disserem. Basta ver a influência de filmes e seriados no dia-a-dia das pessoas. Começando pelo comportamento, aparência e valores. Vemos meninas querendo ser princesas, se vestem, se maquiam e se sexualizam em tenra idade, prontamente incentivadas por suas mães e até mesmo pais, que acham lindo. Meninos querendo ser super-heróis, se fantasiando como tais mas totalmente desinteressados em qualquer outra coisa e também incentivados e apoiados pelos pais. Não que eu considere isso errado, essas figuras exemplares servem para a formação do caráter da criança e é salutar, as só até certo ponto. é natural crianças brincarem e fantasiarem serem heróis e princesas, mas é preciso ter bom senso para impor limites para que a criança não use isso como fuga da realidade, que deve ser apresentada, de forma branda, mas apresentada e não escondida. O problema é que pessoas de bom senso hoje em dia, são artigo raro. Olho à minha volta e vejo não mais que zumbis, pessoas sem personalidade alguma, passivos, omissos, apedeutas e com um arcabouço opinativo nulo. Faça um teste, pegue qualquer pessoa [Ô]normal[Ô] e pergunte o que ela acha da situação política ou econômica atual. A esmagadora maioria, dará uma opinião de terceiro, não uma própria, mas algo que leram ou ouviram. São completamente incapazes de pensar por si só e precisam que alguém lhes diga o que pensar, o que fazer e como ser. Suam durante horas em uma academia para serem [Ô]mais saudáveis[Ô], porque ser gordo é sinônimo de doente e ser magrinho e musculoso é sinal de beleza, saúde e longevidade. Não me entendam mal, sei muito bem que é excelente ter uma saúde física razoável e não sou avesso à exercícios físicos, mas também sei que não se deve fazer disso seu único objetivo de vida. A sua saúde intelectual é tão importante quanto e deve-se também fazer [Ô]ginástica mental[Ô]. E essa é a parte mais perigosa. As pessoas pensam que tendo a opinião de outros, resumos, filmes ou séries, é fonte suficiente de conhecimento. Misture à essa [Ô]sopa[Ô] as redes sociais, onde meninas e meninos tiram fotos até de seus dejetos porque acham que 15 minutos de fama é mais importante que uma vida de comprometimento moral e busca por conhecimento. Centenas de milhares de fotos de mulheres fazendo bico porque alguma fulana que é famosa por ser famosa o fez uma vez. é patético.

Vejo à minha volta o caldo perfeito para uma sociedade completamente condenada. Somos nada mais que ovelhas, vivendo um dia depois do outro vendo a morte chegar. Isso já aconteceu em outras ocasiões na história e sabem o que aconteceu com essas sociedades? Pois é, foram destruídas. O fato é que o conceito de [Ô]destruir[Ô] hoje em dia ganhou todo um novo significado. Antes, aos poucos uma sociedade entrava em colapso e eram [Ô]engolida[Ô] por outra pouco à pouco até desaparecer. Hoje em dia, destruição é muito menos sutil e muito mais atômica. Acreditem, o colapso da nossa sociedade está muito próximo, talvez alguns anos ou até uma década. Mas não pense que as coisas continuarão como estão e de uma hora para outra tudo estará acabado. Não, não seria assim. As coisas ficarão cada vez piores, até o ápice que é a queda que não será tão sutil quanto foi no passado. é essa a mensagem na minha assinatura aqui em baixo.

Isso tudo que estou dizendo, até alguns dias atrás era considerado delírio, mas olhe à sua volta, e olhe com atenção e me diga com sinceridade que estou exagerando e que nada do que disse aqui tem a menor chance de acontecer. Poucos se interessam por essas coisas e nunca vi alguém aqui no fórum me perguntar sobre isso, até porque não é o objetivo desse fórum, mas ficaria muito feliz em compartilhar o que sei com quem quiser e pode ter certeza, eu sei muitas coisas que deixariam qualquer um de cabelo em pé.
KERPLUNK 20/03/2016 22:57:08
#459544
Nossa, me perdi legal na filosofia e até esqueci o que queria compartilhar, o GeekTyper. Abra um dos temas, pressione F11(para ficar em tela cheia) e impressione os leigos totalmente.
PERCIFILHO 21/03/2016 07:47:34
#459546
Kerplunk, acho que já lhe disse uma outra vez, eu me interesso, sim por esse assunto que você diz. Gostaria que você compartilhasse comigo essas duas ideias. Podemos conversar a respeito, suas opiniões sobre as [Ô]coisas[Ô] que acontecem são muito parecidas com as minhas. Temos pensamentos muito idênticos.

Citação:

A sua saúde intelectual é tão importante quanto e deve-se também fazer [Ô]ginástica mental[Ô].



Concordo plenamente.

Citação:

As pessoas pensam que tendo a opinião de outros, resumos, filmes ou séries, é fonte suficiente de conhecimento.



As pessoas têm preguiça até de pensar. São, na maioria, manipuláveis.... e gostam de se enganar.

Citação:

....meninas e meninos tiram fotos até de seus dejetos porque acham que 15 minutos de fama é mais importante que uma vida de comprometimento moral e busca por conhecimento. Centenas de milhares de fotos de mulheres fazendo bico porque alguma fulana que é famosa por ser famosa o fez uma vez. é patético.



Realmente é muito patético. Eu vejo as pessoas muito vazias. Se preocupam tanto com a [Ô]embalagem[Ô], quando se olharmos para dentro delas veremos o quanto o conteúdo está deteriorado. é uma pena que em pleno século XXI a humanidade não tenha feito quase nenhum progresso, pelo contrário, se desumanizou.
Só mesmo um novo dilúvio ou coisa parecida para exterminar essa raça e tentar começar tudo de novo....
MOUSER 21/03/2016 08:34:13
#459547
Citação:


Eu conversei com ele sobre isso, como a vida de programador não tem glamour algum. Que eu me arrependo de ter gasto tanto tempo me dedicando a isso... Fiz questão de mostrar pra ele alguns dos projetos, explicando as linhas de código. Mas o garoto não quer saber, parece que encontrou o que quer fazer.



Eu no seu lugar faria o mesmo e confirmaria se realmente era aquilo que a pessoa quer, como a resposta foi positiva eu incentivaria, por mais que vá se arrepender depois, mas não mostre somente a programação, mostre a area de redes tambem, os cabeamentos e como funciona a estrutura de uma rede, o direito digital, o que os advogados tem haver com a area de programação, a engenharia, como é montado o sistema e como é analisado o ambiente para instalação e implementação, mas vá com calma para não assustar o garoto. Incentive também a ler livros, um que talvez você, alguns do VBMANIA e provavelmente ele irá gostar muito, o livro se chama FORTALEZA DIGITAL de DAN BROWN o mesmo autor de PONTO DE IMPACTO e O CÓDIGO DA VINCI, FORTALEZA DIGITAL é bem voltado a area militar e digital, envolvendo comunicação, codificação, compilação de dados (juntamente com o sistema reverso), tudo implementado, misturado em uma história que me chamou a atenção, eu ganhei um ebook de demonstração deste livro, com apenas a intro e o primeiro capitulo, me apaixonei por este livro e pretendo ler o resto, mas vou comprar também.
PERCIFILHO 21/03/2016 10:53:54
#459556
Também já li esse livro Fortaleza Digital. é muito bom mesmo. Eu recomendo.
História muito bem elaborada, aliás, Dan Brown, não precisa falar mais nada. Código da Vinci é ótimo, Anjos e Demônios também.
Agora preciso ler Inferno que deve ser o mais novo dele.
DS2T 23/03/2016 04:22:35
#459712
Eu gostaria de ter essa prática de leitura. Nunca tive imaginação suficiente pra poder viajar durante a leitura, me sinto um analfabeto funcional lendo livros de ficção...
Já tentei ver vários, desde quando era pequeno com Harry Potter... até um pouco mais velho, com Dom Casmurro. Inclusive, este, foi o que mais me prendeu... Até porque, assim como o protagonista, sou muito desconfiado com tudo e me identifiquei com o cara hehehehe


Sobre o que Kerplunk falou, basta dar uma olhada nos comentários do Globo.com, em alguma notícia. A impressão que fica é que muita gente fala, protesta, mas apenas baseado no que a grande mídia fala (não estou julgando, nem defendendo ninguém... só estou falando que as pessoas deveriam refletir um pouco sobre o que foi escrito e comparar com outras fontes). Só depois que terminei a faculdade e me vi no meio de uma baita crise, principalmente afetando a classe da engenharia... que eu comecei a dar valor à política e economia. Não sou um expert, mas antes eu realmente não sabia nada de nada.
Sobre a sociedade, eu não sei o que pensar... Mas todo santo dia, tem notícias na internet de pai matando filho, filho matando mãe, explosões e ataques terroristas, crianças de 13 anos sendo homem-bomba. Eu não sou religioso nem nada, mas as vezes, fico pensando se pode ser o fim de uma sociedade organizada.

Sobre o mundo se tornar uma [Ô]Idiocracia[Ô], não acredito que cheguemos nesse ponto. Talvez, o que possa vir acontecer, principalmente no Brasil, é a falta de mão de obra especializada daqui a uns 20-30 anos. E nem digo que é porque o pessoal hoje só quer saber de facebook e whatsapp não (alguns podem ser)... mas uma boa parte é por falta de oportunidade mesmo. Hoje mesmo eu tava dando uma olhada no Linkedin de uma empresa que tinha enviado currículo para Engenheiro de Processo Júnior, eu possuía todos os requisitos, mas quem ficou com a vaga foi um senhor de uns 60 anos. E assim como eu, muitos colegas de faculdade estão nessa. A maioria que consegue algo, acaba indo pra parte administrativa (que eu acho um desperdício danado, fazer 5 anos de engenharia se ferrando em cálculo para ir mexer com Excel).

Se por um lado as pessoas estão mais alienadas, por outro, tem muito mais facilidade para encontrar materiais de estudo na internet, a maioria tá cursando Ensino Superior (que pra mim, não significa nada... com a quantidade de instituições fracas e uma grade lixo)... E isso vai balancear para que não nos tornemos idiotas completos. Mas vendo até pelas pessoas mais jovens que eu convivo (17~20 anos), apesar de eu ter 24 anos (não é uma grande diferença), percebo uma certa divergência de comportamento, mesmo tendo sidos criados praticamente da mesma forma que eu. Falta se dedicar a algo, sabe? Talvez a rede social e a NetFlix atrapalhe um pouco nesse sentido, de passar o tempo ao invés de fazer algo mais proveitoso. Mas sinceramente? Já foi o tempo que eu acreditava que o estudo era o meio mais seguro de mudar de vida. Hoje eu vejo que vale muito mais um [Ô]networking[Ô] (conhecer alguém pra te dar uma vaga) e um jeitinho malandro, do que realmente saber o que está fazendo. Eu estou bem desiludido com a questão do estudo, então nem fico julgando esses jovens que ficam no facebook o dia inteiro. Se bobear, algum amigo do face ainda arruma um trampo pra eles e ficam melhores do que eu hahahaha

Só pondero o seguinte: As pessoas precisam de mais empatia pelo próximo! Precisam valorizar mais a vida! Matar virou algo banal, roubar é algo normal também... Dar tiro na cabeça de ex que terminou namoro, virou notícia repetitiva no jornal. Isso tá errado. Não sei se é porque eu só lia a parte de esporte no jornal antigamente, mas hoje em dia está bizarro. E essas pessoas, que fazem essas atrocidades, podem conviver contigo no trabalho, na faculdade...

Enfim, peço desculpas por ter saído do foco do tópico. E na madrugada solitária, um lado sensível meu se aflora hahaha...
MOUSER 23/03/2016 17:42:41
#459782
Citação:

Inclusive, este, foi o que mais me prendeu... Até porque, assim como o protagonista, sou muito desconfiado com tudo e me identifiquei com o cara hehehehe



é por isso que acabei me apaixonando pelos livros.

Citação:

Eu não sou religioso nem nada, mas as vezes, fico pensando se pode ser o fim de uma sociedade organizada.



No Brasil acho que não existe mais sociedade. O que existe acho que se chama grupos identificados, se você se identifica com determinado grupo, seja bem vindo, se não, você está fazendo o que aqui?

Citação:

E assim como eu, muitos colegas de faculdade estão nessa. A maioria que consegue algo, acaba indo pra parte administrativa (que eu acho um desperdício danado, fazer 5 anos de engenharia se ferrando em cálculo para ir mexer com Excel).



Imagina eu, que fiz diversos cursos na area de T.I e estou trabalhando em uma oficina que presta serviços de revisão.
MARIOANDRADE 23/03/2016 22:19:17
#459797
Citação:

... mas alguns exageros obviamente,



Você me deixou curioso sobre essa série, tô acompanhando e gostando, minha
esposa então nem se fala, adorou e estamos acompanhando juntos.

PS: no episódio 1 onde o cara pluga um cabo de rede em um notbook em uma
ferrari a 300km/h e faz o download do arquivo, nossa, nem em 007 e vi tanto exagero (rs).

Página 1 de 2 [14 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas