QUAIS AS LIMITACOES DO VB

GUSTAVOLGC 21/11/2006 16:51:29
#185602
Boa tarde fiquei com essa duvida e acredito que muitos a tenham.

quais são as limitações do VB6 ? quando se cria um projeto com muitos formularios, controles ocx, etc... ele tem alguma limitação ? tem limitação de formularios por projeto ? se um projeto for muito grande ele pode travar no windows ?

desde já agradeço
NETMANIA 21/11/2006 17:32:30
#185613
Ola Gustavolgc,

Trabalhei por algum tempo no Bancoop (Banco Cooperativo) e eles tem um sistema inteiro de controle do banco feito em Visual Basic 6. Na parte da camada de negócios, o sistema funciona muito bem, o problema é quando era na camada de dados, onde a aplicação sofria com performace quanto solicitava algumas listagens, mas fora isso, o Visual Basic tem uma boa resposta.
USUARIO.EXCLUIDOS 22/11/2006 09:47:46
#185709
Bom, o ambiente gráfico do VB está baseado em objetos. Para provarmos o "poder" dos objetos, fiz essa rotina bocó:

Private Sub Form_Load()
On Error GoTo erro
x = 1
Do
Load Label1(x)
x = x + 1
Loop
erro:
MsgBox "Foram criadas " & x & " labels neste form"
End Sub


Alcançando o mítico nº 32768 (que, como sabemos, é a capacidade do inteiro - "integer" - positivo).

Dá pra especular que todos os objetos do VB se comportam assim. Bom, o Form também é um objeto... mas o exemplo acima trata de arrays, então seria um nível hierárquico abaixo do objeto em si (certo? temos label1, label2, label3... e label1(0), label1(1)... label1(32767)).

Se bem me lembro, houve uma discussão aqui no VBMania sobre a quantidade de objetos iguais (labels, por exemplo, sem arrays) dentro de um mesmo form, e um maluco havia batido no teto dos 256 por categoria (label, commandbutton, etc), outro número mítico (que, como também sabemos, é a capacidade do Byte). Cabe checar a informação, que vai se estender ao número de Forms também.

O problema é ter memória suficiente na máquina pra gerenciar uma quantidade tãããão grande de objetos num mesmo form. Acho que fica inviável até mesmo para o pobre programador que encarar essa peleja.
USUARIO.EXCLUIDOS 22/11/2006 09:49:30
#185710
Ôpa, faltou dizer que o código acima funciona num form com uma label com Index = 0 (Label1(0)), senão não gera o array de labels.
GUSTAVOLGC 22/11/2006 10:18:37
#185721
obg pelas respostas.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas