QUAL ESTRATEGIA PARA DESENVOLVER NESTE CASO?

MARCOS 08/01/2012 17:15:28
#392678
Boa tarde,Colegas!
Estou com um problema.
Tenho que desenvolver um aplicativo.(VB.NET)

A principio deverá funcionar em rede local (Windows). Pretendo deixar o aplicativo em
um servidor.Sendo acessado pelos usários por meio de um atalho no Desktop.

A dúvida:

Tenho experiência ccm VB.NET,mas somente WinForms. Por isto , gostaria de fazer todo o
projeto com WinForms.Porem,no futuro será necessário, a alguns usuários acessar,as veses
de casa, o aplicativo. Logo,gostaria de saber,se mesmo num projeto com WinForms, eu posso
ter um aplicativo que pode ser acessado via internet.Ou será que para se ter acesso remoto,
serei obrigado a fazer todo projeto com WEBForms?????

ASHKATCHUP 08/01/2012 17:21:00
#392679
O melhor seria fazer em webforms. MAS, para usuários acessarem de casa, tu pode fazer uma outra verão que se conecta remotamente ao banco de dados do servidor :)
MARCOS 08/01/2012 17:26:41
#392681
Pessoal,a idéia é não hospedar a BD num servodor WEB. Gostaria de fazer
o aplicativo com WinForms, podendo inclusive ser usado de casa.Usando a internet
somente para acessar a BD do servidor da empresa pela internet.Como estas aplicações
P2P fazem. é possivel?
ASHKATCHUP 08/01/2012 17:29:32
#392682
Sim, Marcos, tu pode acessar o servidor da empresa via o computador de casa, SE o servidor estiver liberado para acesso externo.

Ou, se o número de usuários que acessarem de casa for pequeno, tu pode mandar eles acessarem via acesso remoto.
MARCOS 10/01/2012 08:48:39
#392773
Pessoal,
Neste caso,de ter minha aplicação podendo acessar a BD de casa,via internet.
é conveniente continuar usando o ADO.NET, ou neste caso devo usar outra
tecnologia???
KERPLUNK 10/01/2012 14:20:39
#392833
Resposta escolhida
Conectar remotamente no banco de dados, envolve em ABRIR a porta para que ele seja conectável, implicando em severas estruturas de segurança, incluindo aí, firewall, proxy, NAT... O melhor para seu caso é fazer WEB, assim, o seu sistema roda NO SERVIDOR, não tendo necessidade de abrir nada a não ser a conexão comum via http, que pode ter até mesmo autenticação, certificado de segurança, tudo pronto. Nos dias de hoje, pensar em aplicação WinForms que vai ser aberta, é um risco absurdo, na minha opinião. Além disso, fazendo a aplicação Web, vc pode até mesmo abrir possibilidade de um cliente ou fornecedor usar. Imagina como seu cliente vai ficar contente se o próprio vendedor do fornecedor, preencher o pedido de venda e ele só ter que revisar?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas