QUANTIDADE CORRETA DO ESTOQUE
na campo [Ô]quantidade[Ô] da tabela de Produtos eu deixei como [txt-color=#e80000] Decimal - 2 casas [/txt-color]
e no meu update logo abaixo. tbm convertei para decimal.
Dim intEntradaProduto As Decimal
For j = 0 To dgvProdutos.Rows.Count - 1
sql = [Ô]SELECT codigo,qtdEstoque from produtos where codigo=?[Ô]
cmd = New OleDbCommand(sql, con)
cmd.Parameters.Add(New OleDb.OleDbParameter([Ô]@codigo[Ô], dgvProdutos.Rows(j).Cells(18).Value.ToString())) [ô]COD.PRODUTO
dr = cmd.ExecuteReader
If dr.HasRows Then
dr.Read()
If Not IsDBNull(dr.Item([Ô]qtdEstoque[Ô])) Then Estoque_Baixa = dr.Item([Ô]qtdEstoque[Ô])
intEntradaProduto = Format(CDec(Estoque_Baixa) + Format(CDec(dgvProdutos.Rows(j).Cells(20).Value.ToString())))
sql = [Ô]UPDATE produtos SET qtdEstoque=@qtdEstoque WHERE ((codigo=@codigo))[Ô]
cmd = New OleDbCommand(sql, con)
cmd.Parameters.Add(New OleDb.OleDbParameter([Ô]@qtdEstoque[Ô], intEntradaProduto)) [ô]Resultado
cmd.Parameters.Add(New OleDb.OleDbParameter([Ô]@codigo[Ô], dgvProdutos.Rows(j).Cells(18).Value.ToString())) [ô]COD.PRODUTO
cmd.ExecuteNonQuery()
Else
O problema foi o seguinte.
o cliente tava cadastrando uns itens por Kilo Exemplo: 2,5Kg de Carnê.....
daêh qnd fui olhar o estoque. nao tava salvando correto como Kilo. ficou [txt-color=#e80000] 25 [/txt-color]
ta salvando por inteiro. e nao por decimal..
vcs tem alguma ideia qual a maneira correta de salvar a [txt-color=#e80000] Quantidade do Estoque [/txt-color]
Você já está estudando OOP, aplique-a.
Quanto ao seu problema, tenho quase certeza que é nesta linha:
intEntradaProduto = Format(CDec(Estoque_Baixa) + Format(CDec(dgvProdutos.Rows(j).Cells(20).Value.ToString())))
Depure o código e veja o valor de [Ô]intEntradaProduto[Ô].
Citação::
Estoque... é um dos conceitos mais difÃceis de entender para muitos programadores, mesmo alguns já experientes. [Ô]Quantidade no estoque[Ô], não é um campo de produto. Quantidade, não é uma propriedade de produto. Estoque consiste em entradas e saÃdas. A soma das entradas, menos a soma das saÃdas é a quantidade. é assim que deve ser, se você não está fazendo assim, tenho péssimas notÃcias pra você...
Você já está estudando OOP, aplique-a.
Quanto ao seu problema, tenho quase certeza que é nesta linha:
Depure o código e veja o valor de [Ô]intEntradaProduto[Ô].
é nessa Linha Kerplunk
Debuguei. e esta ficando assim. no campos la no form
2,5 kg de carne. estoque atual 0
dae qnd chega nessa linha ta ficando a variavel
2.5 e qnd salva... ta salvando 25
tudo decimal.
dae o resultado na variavel ficou 2.5
e qns salva.. no banco fica 25
Imagine um banco de dados com várias movimentações de entrada e saida do produto, como executar uma query que traga o estoque atualizado em uma listagem de produtos por grupo por exemplo, sem deixar essa pesquisa lenta?
eu testei aqui tudo do Tipo String.. no banco de dados Mudei de [txt-color=#e80000] Decimal [/txt-color] para [txt-color=#e80000] String [/txt-color]
e na variavel tbm mudei .. dae. converteii apenas depois da soma. convertei para decimal... depois da soma e antes de gravar ..
funcionou.
veja
se tiver correto acabei de solucionar.
ou ficaria assim --------> 1.001,5 <--------------
Kerplunk fiz uma gambiarra nem sei se é o certo, mais funcionou deu certo .
eu testei aqui tudo do Tipo String.. no banco de dados Mudei de [txt-color=#e80000] Decimal [/txt-color] para [txt-color=#e80000] String [/txt-color]
e na variavel tbm mudei .. dae. converteii apenas depois da soma. convertei para decimal... depois da soma e antes de gravar ..
funcionou.
veja
Não, não funcionou, você apenas deixou seu campo de quantidade inútil para cálculos.
deixa eu pegar um gancho nessa conversa ai. KERP creio que estou fazendo do método errado como diz você, mais analisando aqui alguns querys sql que uso, surgiu uma duvida:
Imagine um banco de dados com várias movimentações de entrada e saida do produto, como executar uma query que traga o estoque atualizado em uma listagem de produtos por grupo por exemplo, sem deixar essa pesquisa lenta?
Pesquisas mais complexas, devem sempre ser transformadas em views, ainda mais quando o uso delas é frequente e desempenho é exigido. De preferência, views indexadas, cuja performance é de cair o queixo quando as tabelas estão estruturadas corretamente e a query bem feita. é muito raro ver um sistema profissional executando JOINS de dentro da aplicação, se tem mais de uma tabela envolvida, é praticamente certo que uma view será criada e geralmente, indexada. O problema é que nem todos os bancos de dados trabalham bem com isso ou mesmo sequer possuem esse recurso. Com o SQL Server, fica um foguete.