[REATIVADO] LER CODIGO DE BARRRA COMO MOUSE OPTICO

USUARIO.EXCLUIDOS 04/10/2006 16:00:01
#175605
Mas WCOSTA, eu que manjo nada de inglês pergunto se vc conseguiu entender algo naquele rolo, é com qualquer mouse óptico que dá pra fazer isso? Ou seria um mouse especial?
LIONHEART 04/10/2006 16:28:17
#175613
pra mim não funcionou... Mas gostei da idéia.
LIONHEART 04/10/2006 16:30:48
#175614
Citação:

MATIOLI escreveu:
Mas WCOSTA, eu que manjo nada de inglês pergunto se vc conseguiu entender algo naquele rolo, é com qualquer mouse óptico que dá pra fazer isso? Ou seria um mouse especial?



Matioli, o cara dá uma explicação técnica, bem por alto, um leve overview de que é possivel fazer sim essa façanha.
Ele diz que o leitor ótico consegue retornar em preto no branco o que ele tá captando, e através disso é possivel montar uma imagem.


EU acho que não consegui fazer esse troço funcionar, mas é possivel.
GREGO 04/10/2006 17:24:21
#175628
Citação:

WCOSTA escreveu:
Reativei o tópico, pois acredito ser de grande valia seria contribuição do colega PETER79,que não riu do assunto.
Ele indicou o seguinte site http://www.spritesmods.com/?art=mouseeye, ou seja, é sim possivel ler algo com o mouse óptico.
Agurado pronunciamento de todos os interessados no tópico.



alguem conseguiu entender alguma coisa...?
mas a idéias é bacana em!

não sou muito bom no english

kkkk
USUARIO.EXCLUIDOS 04/10/2006 18:37:31
#175649
Vamos ver. Uma tradução beeem livre.

A gente fica sem ter o que fazer de vez em quando, e numa dessas eu peguei um mouse ótico usado. O mouse só tem dois chips dentro dele: o sensor ótico e um chip para a interface USB/PS2. Eu dei uma checada no manual do mouse (que é um ADNS2610) e nele dizia que o sensor é um pequeno CCD 18x18 (nota do tradutor: o CCD é utilizado por leitoras de código de barras) que pode enviar dados para a porta serial (que normalmente interfaceia com o chip PS2/USB).

Então eu usei o VB e tentei algo usando alguns fios para ligar o mouse à  porta paralela. O resultado foi uma imagem preto-e-branco em baixa resolução.


E por aí vai...




Muito esquisito. Ele continua dizendo que usou um sinal de porta serial pra dentro de uma paralela:

Então conecte o sensor, usando um diodo, na porta paralela, assim:

pp: adns-2610:
25-----------------GND

12----------+------SDIO
5 -----|<|--+

9 -----------------SCK


O que que ele vai fazer com um sinal só entrando na porta 12? A porta 25 é terra, a 9 é de saída de dados para a impressora e a 12 é retorno (no caso, a 12 é a "Paper End" que avisa que não tem papel na impressora). Sabemos que a paralela trabalha com 8 pinos para formar um bite, e recebe um byte por vez, reunindo as informações dos pinos 2 a 9. A USB é uma evolução da serial, que manda um bit atrás do outro. Ou seja, uma porta não tem nada a ver com a outra...

Ainda não li o resto do estudo, mas estou achando meio maluco, ainda mais com as fotos que ele colocou no site. O laser é um ponto luminoso concentrado, e a imagem "escaneada" abrange uma área grande demais. Mas, vamos ver até onde ele vai com essa história.
USUARIO.EXCLUIDOS 05/10/2006 12:04:02
#175783
WCosta, segundo o tópico mostrado, o relato diz que TEORICAMENTE é possivel sim aproveitar o sensor de movimentos do mouse para transformar em um "pseudo scanner B&W" (preto e branco) e que o mouse consiste em 2 chips: 1 para o sensor óptico e outro para controlar a porta USB. Para que seja possível um scaneamento, teria que reprogramar o chip do sensor ADNS2610 como Joshua Wise fez:
Citação:

Joshua Wise (joshua@joshuawise.com) mailed me about an optical sensor chip with 'A2050' on it. Seems the chip is compatible with the A2051, which in itself isn't directly compatible with the ADNS2610, but the basic idea of reading the pixels of the CCD is the same. Joshua created a program for Linux to read out the sensor; it's here. Another note: Some mice have the Vcc of the sensor switched by the microcontroller; if you try this hack with such a mouse you'll need to connect the Vcc directly to the sensor chip.



Além do que teria que fazer outras modificações físicas como trocar as lentes ópticas do mouse:

Citação:

removed the original optics of the mouse and replaced it with a lens with f=4,6 mm. To check wether the image of the world (as seen by the mouse sensor) is focussed I'm using a modified Linux version of the software downloadable on your page: as my mouse has a ADNS-2610 (and not one of the older chips).



A minha simplória opinião, precisa ver até onde vale à  pena... mas que está provado que é POSSàVEL, não há porque não tentar!

[]'s André Milaré

PS: Nenhuma pergunta é motivo de riso, por mais absurda que seja, sempre haverá uma resposta! Sucesso!!!!
Página 2 de 4 [31 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas